Jogos desenvolvem memória em idosos na quarentena

Publicado em: 10/06/2020 | Última modificação em 15/06/2020 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Os jogos fazem parte da infância de qualquer pessoa. Seja com um quebra-cabeça, uma partida de xadrez ou um jogo de dominó, a prática sempre foi sinônimo de lazer e descontração entre amigos e família. Além disso, hoje eles estão em alta: o Brasil é líder na América Latina e ocupa o 13º lugar no mundo de desenvolvedores de jogos; tanto eletrônicos como de tabuleiro.

Jogos desenvolvem memória em idosos na quarentena - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Exercícios que estimulam o cérebro e jogos de raciocínio são alternativas para manter uma vida saudável, prevenir doenças e garantir o bem-estar no isolamento social

Nesse momento de quarentena e isolamento social, a prática de jogos tem sido uma prática divertida para toda a família e representa mais que apenas entretenimento. Eles podem garantir uma mente saudável, com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, garantindo qualidade de vida de maneira divertida e prazerosa.

Segundo Solange Jacob, Diretora Acadêmica do Método SUPERA, rede de escolas de ginástica para o cérebro, os jogos contribuem para a estimulação das funções executivas, que trazem sucesso não apenas na construção de habilidades cognitivas, mas também como socioemocionais, de ética e cidadania. Para se ter uma ideia, os jogos melhoram a atenção, memória, raciocínio, autoconfiança, coordenação motora, pensamento lateral, disciplina, respeito, entre outras habilidades.

 “Os jogos exercitam o cérebro e proporcionam oportunidades adequadas para o desenvolvimento humano na interação social, na expressão afetiva, na evolução da linguagem, na experimentação de possibilidades motoras, apropriação de regras sociais e imersão no universo cultural”, conta Solange.

Para os 60+, as principais vantagens de jogar são manter o cérebro – e a memória! – ativos e ainda garantir socialização entre colegas.

“Jogar exige concentração, memória, estratégia, trabalho em equipe e foco para que se alcance objetivos. Com isso, estimulamos o cérebro de forma que criamos novas conexões entre os neurônios, ampliando o que chamamos de reserva cognitiva. Uma reserva cognitiva maior será muito útil sob o envelhecimento, pois, sob o estresse, circuitos que demandam maior gasto de energia dificilmente serão ativados e você estará confinado a poucas alternativas de resposta. No envelhecimento, as células neuronais tendem a morrer”, explica a especialista.

Jogos desenvolvem memória em idosos na quarentena - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Maria Santana de Souza tem 71 anos e procurou o curso de ginástica cerebral do Método SUPERA em Londrina (PR) porque já tinha histórico de Alzheimer na família. Com treino e persistência, ela conta que os resultados são surpreendentes.

“Comecei a perceber muitas melhoras na minha memória em pequenas situações cotidianas, como lembrar onde guardei as coisas, horários de consultas médicas… Além disso, desenvolvi também minha concentração e autoestima, porque eu conheço pessoas novas e faço amigos nas aulas”, relata Maria.

Os jogos representam uma das ferramentas utilizadas dentro das academias para o cérebro do Método SUPERA. Com uma metodologia baseada na neurociência, a ginástica cerebral segue os conceitos de novidade, variedade e desafio crescente; ajudando a desenvolver a cognição. Alunos de todas as idades têm a oportunidade de interagir com jogos de tabuleiro e online, além de outras ferramentas que estimulam o cérebro.

E existem infinidades de jogos que podem ser facilmente incorporados na nova rotina de quarentena e que garantem bons momentos de diversão, para toda a família. Temos algumas sugestões de jogos, que podem ser facilmente encontrados tanto nas unidades SUPERA quanto fora delas. Vamos a eles?

  • Triminó – Uma variação do famoso dominó! Tem como objetivo baixar todas as peças em primeiro lugar ou fechar a partida. O triminó pode ser jogado por 2 a 6 pessoas. Desenvolve principalmente a habilidade visuoespacial e a atenção.
  • Rummikub – Neste jogo (que já foi até premiado!), ganha quem consegue baixar primeiro todas as peças do seu suporte, com 2 a 4 participantes. Melhora a atenção e o raciocínio lógico.
  • Baralho do Set – Este é um baralho diferente. Ganha a partida quem encontrar um maior número de sequências e é para a família toda – de 2 a 20 participantes. O jogo melhora a capacidade de análise, o foco e a estratégia.
  • Lexis – O jogo trabalha a linguagem e a criatividade. Além disso, a brincadeira é feita entre 2 a 6 jogadores e envolve o poder de persuasão e uma questão emocional relacionada ao ganhar e perder.
  • Off Board – Esse jogo de dupla nos leva a refletir sobre o equilíbrio entre captar, acumular e usar os recursos no jogo e na vida. Essencial para desenvolver o pensamento lógico.
  • Torre de Hanói – Jogo individual, que consiste em conseguir colocar as peças em ordem de tamanho, sem colocar as pelas maiores em cima das menores, trocando os pinos.

Ficou animado? Então comece aquecendo seu cérebro com alguns desafios! Você pode encontrar diversos desafios aqui em nosso site; acesse www.metodosupera.com.br/desafios

Achou nosso conteúdo interessante? Então clique aqui para agendar uma AULA GRÁTIS e conheça o Método SUPERA na prática!

Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa e Comunicação Método SUPERA

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Jogos desenvolvem memória em idosos na quarentena"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.