Challenge Day: Desafio para seu cérebro em casa!

Publicado em: 27/05/2020 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

O Dia do Desafio é comemorado em todo o mundo, na última quarta-feira do mês de maio. A iniciativa tem como objetivo motivar a população sobre os benefícios das atividades físicas, como uma forma de garantir a saúde da mente e do corpo. Para fazer diferente nesse Challenge Day, que tal desafiar o cérebro?

Challenge Day: Desafio para seu cérebro em casa! - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
No Challenge Day, o Método SUPERA proporciona exercícios de desafio para o cérebro; você poderá garantir qualidade de vida e mente ativa sem sair de casa.

Isso é possível com a ginástica para o cérebro, uma prática que estimula os neurônios e potencializa habilidades como a memória de trabalho, autocontrole, criatividade e o raciocínio lógico; essenciais para garantir performance e qualidade de vida.

De acordo com a neurociência, os exercícios para o cérebro fortalecem as conexões entre os neurônios, deixando-o mais ágil para enfrentar os desafios do dia a dia e trazendo bons resultados nos principais âmbitos da vida; profissional, social e emocional. E isso é possível em todas as idades!

Para desafiar nosso cérebro, é importante realizar atividades que usem os princípios da novidade, variedade e do desafio crescente. A partir do momento que executamos ações diferentes das que já estamos acostumados, saímos da zona de conforto e garantimos o bom funcionamento do cérebro.

“Graças à neuroplasticidade – capacidade que o cérebro tem de se modificar e criar novas conexões neurais -, podemos manter e melhorar as funções do cérebro”, explica Solange Jacob, diretora acadêmica do Método SUPERA, rede de escolas especializada em ginástica para o cérebro no Brasil.

Challenge Day: Desafio para seu cérebro em casa! - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Como desafiar o cérebro em casa?

Uma forma de praticar ginástica cerebral nesse Dia do Desafio é com a prática das neuróbicas.  Este exercício de aeróbica para os neurônios visa tornar o cérebro mais ágil e flexível, levando o cérebro a buscar novas possibilidades e caminhos para a realização das ações cotidianas. Ou seja: atividades que fazem com que o cérebro saia do piloto automático.

“As neuróbicas estimulam padrões de atividade neurais, que criam conexões entre as diferentes áreas do cérebro e fazem com que as células nervosas produzam nutrientes naturais do cérebro. Um desses nutrientes são as neurotrofinas, que podem aumentar de maneira considerável o tamanho das dendrites das células nervosas”, diz Solange.

E os exercícios são fáceis! Alguns exemplos de neuróbicas são: escovar os dentes com a mão não dominante, tentar identificar os temperos de uma comida, ler um livro em voz alta e fazer um resumo, contar os degraus da escada…

Existem várias formas de manter uma vida saudável; segundo Solange Jacob, para ter qualidade de vida, não se pode deixar o cérebro nem o corpo de lado. É preciso praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, beber muita água, ter uma alimentação balanceada e não se esquecer do órgão mais importante do nosso corpo.

Para te ajudar a fazer algo diferente, o Método SUPERA te desafia com alguns exercícios exclusivos de neuróbicas para turbinar esse Challenge Day. Faça diferente: traga desafio para seu cérebro!

 – Use o relógio de pulso no braço direito (ou no braço esquerdo, se for canhoto);

 Escove os dentes ou escreva em uma folha de papel com a mão contrária da de costume;

 – Ande pela casa de trás para frente;

 Vista-se de olhos fechados;

 Veja as horas num espelho;

 – Comece agora trocando o mouse de lado.

Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora escreva 25 adjetivos que ache que a descrevem e/ou ao tema fotografado.

 – Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras.

 Faça um quebra-cabeça e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu.

 Experimente memorizar as tarefas do dia ao invés de usar uma agenda, por exemplo.

 – Ao ler uma palavra, pense em outras cinco que comecem com a mesma letra.

Interessante, não é mesmo? Aproveite para conhecer o Método SUPERA de perto! Clique aqui e agende uma AULA GRÁTIS.

Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa e Comunicação Método SUPERA

Compartilhar este artigo
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Share

SUPERA News

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter

captcha



Posts Relacionados