Dia dos Pais: a paternidade no desenvolvimento cognitivo dos filhos

Publicado em: 06/08/2020 por: Tatiana Olivetto

Nossos pais são quase sempre representados por super-heróis; aqueles que estão sempre dispostos a nos proteger de tudo, a nos encorajar e a nos dar os melhores conselhos. Quando somos crianças, eles são a nossa referência. Quem nunca ouviu a frase: “Quando crescer, quero ser igual ao meu pai?”.

Dia dos Pais: a paternidade no desenvolvimento cognitivo dos filhos - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Nesse Dia dos Pais, saiba quais são os impactos cognitivos e as mudanças causadas pela paternidade no desenvolvimento dos filhos.

E não é à toa que a presença da figura paterna desde o nascimento dos filhos é essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos filhos. Segundo estudos, após os homens descobrirem que irão ser pais, o nível de testosterona dos homens chega a ter uma diminuição de 33%.

Isso faz com que o instinto paternal passe a aflorar desde cedo. Em alguns casos, os homens podem desenvolver “gravidez empática”, de forma que homens também ganhem peso.

Além disso, a química do cérebro masculino também nos mostra que o instinto protetor e a sensação de satisfação aumentam após a paternidade. Quando os pais participam de atividades simples, seja o trocar de fraldas ou fazer a criança ninar até dormir, ativa o circuito de recompensa do homem, reforçando os laços de união entre pais e filhos.

Por isso é importante a presença constante e o contato do pai durante os cuidados com os filhos. Essa relação também gera uma liberação de ocitocina entre os dois, o mais conhecido hormônio da felicidade.

De acordo com Isa Minateli, psicopedagoga e autora do livro “Crianças sem Limites”, a presença constante do pai também é responsável pelo desenvolvimento cognitivo e social da criança, facilitando a capacidade de integração e aprendizagem.

Além disso, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Connecticut, crianças e jovens que se sentem mais acolhidas em casa pelos pais adquirem mais independência, estabilidade emocional, autoestima e visão positiva do mundo.

Outra pesquisa feita pela Universidade de Toronto, no Canadá, mostra que adultos submetidos a uma ressonância magnética, ao verem uma foto do pai, possuem regiões cerebrais relacionadas ao sentimento de amor ativadas.

Ou seja, a paternidade é essencial para deixar marcas significativas e transformadoras em seus filhos. E sabemos que nesse dia, comemorar com o nossos pais é essencial, pode ser com uma lembrança, uma surpresa, uma expressão de carinho ou um abraço à distância. Seja ele como for; pai solteiro, mãe que faz papel de pai, dois pais… o que importa é o amor mútuo!

Ginástica para o Cérebro Transforma

Exercitar o cérebro também é uma atividade que pode unir pais e filhos; afinal, quando os filhos apresentam bons resultados em diversos aspectos da vida, o sentimento de recompensa dos pais é muito maior e a relação se torna mais saudável. O contrário também vale; quando vemos nossos pais apresentando bons resultados e tendo qualidade de vida, não há preço que pague.

Thomaz Peres é pai, tem 70 anos e iniciou as aulas de ginástica para o cérebro do Método SUPERA por indicação de seu filho. Thomaz é aluno na unidade SUPERA Curitiba Santa Felicidade (SP).

“Ele me falou que o curso era muito bom e que eu deveria fazer para superar as falhas de memória. Sentia dificuldades para armazenar informações e me lembrar das coisas que eu tinha escutado. Como eu já havia notado essas dificuldades, resolvi então começar a fazer SUPERA. Após algumas aulas fui elogiado pelo meu filho. Ele disse que havia notado uma grande diferença, pois eu estava cumprindo todos os meus compromissos diariamente. Portanto, tenho a certeza de que o SUPERA está atendendo o seu objetivo”, conta Thomaz.

Dia dos Pais: a paternidade no desenvolvimento cognitivo dos filhos - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Nas aulas, os alunos exercitam o cérebro a partir de uma metodologia baseada na neurociência. A partir de estímulos cognitivos, os alunos garantem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, garantindo a todos os pais mais memória, raciocínio lógico, atenção, autoestima e qualidade de vida.

Nesse Dia dos Pais, o SUPERA está com uma promoção imperdível. A campanha é “Presenteie seu Herói”, que proporciona descontos na taxa de matrícula equivalente aos anos de vida do cliente. Nada melhor do que proporcionar qualidade e bem-estar aos nossos pais com um curso inovador, não é mesmo?

A promoção é válida até o dia 14 de agosto. Entre em contato com a unidade mais próxima e verifique se ela é participante: https://metodosupera.com.br/unidades/ .

Achou nosso conteúdo interessante? Então clique aqui para agendar uma AULA GRÁTIS e conheça o Método SUPERA na prática!

Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa e Comunicação Método SUPERA

Compartilhar este artigo
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Share

SUPERA News

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter

captcha

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas de acordo com meus interesses.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.




Posts Relacionados