Treino cerebral melhora autoestima

Publicado em: 15/07/2016 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

soeni

“Eu renasci”, diz Soeni Pinheiro, 69 anos.

Não é preciso muito esforço para perceber como a relação entre avós e netos influencia na qualidade de vida de quem já passou dos 50. Para Soeni Pinheiro, que tem 69 e é avó de quatro, estar distante dos netos é algo que a faz se sentir insegura e desinteressante.

Viúva há três anos, vinha tendo sensação de incapacidade. Este sentimento atrapalhava seus relacionamentos, tanto na família quanto entre amigos.

“Eu me sentia ultrapassada e me recolhia. Parecia que eu já estava velha para conversar com as minhas filhas, que têm 40 anos. Isto estava me incomodando. Já estava entrando em depressão”, diz Dona Soeni.

Durante uma das suas caminhadas pela cidade onde mora, em São José dos Campos (SP), Soeni deparou-se com a academia de exercícios para o cérebro SUPERA e entrou para pedir informações sobre o curso. Encantada com a metodologia, Soeni fez uma aula gratuita.

Supera e você na Disney

Soeni faz exercícios para o cérebro em São José dos Campos (SP)

Soeni faz exercícios para o cérebro em São José dos Campos (SP)

“Me matriculei no SUPERA no mesmo instante. Aqueles desafios me faziam sentir que eu era capaz de muita coisa e, aos poucos, me mostraram que a vida não estava acabando só porque eu estava próxima dos 70 anos”, conta Soeni.

Prestes a completar um ano praticando exercícios para o cérebro, Soeni tem sua atividade predileta: os desafios das apostilas Abrindo Horizontes.

“Eu aprendi a gostar de desafios. Mesmo quando estou em casa, sem muitas tarefas, invento alguma coisa que possa me desafiar. Costurar de uma maneira diferente, pintar…”, conta.

Com mais autoconfiança, a relação com sua família mudou para melhor. Os netos continuam indo à sua casa praticamente todos os dias, porém, agora todos ficam curiosos para saber o que ela aprendeu e compartilham uma relação de profunda amizade e carinho entre avó e netos. Além disso, Soeni tem mais participação nas decisões da família e autonomia em suas próprias escolhas.

Com muito carinho, ela fala sobre os netos que alegram a casa. “Quando entrei no carro, meu neto me perguntou ‘vó, a senhora tem que trocar de lado para exercitar o cérebro, né?’. A minha experiência no SUPERA também tem influência sobre eles, que já sabem a importância de fazer atividades diferentes para treinar o cérebro”.

A relação com as amigas também está indo de “vento em popa”. Soeni se reúne com sete amigas ao menos uma vez por mês e, juntas, têm uma poupança para viagens. “Já fomos para Cancún, Fortaleza e Balneário Camboriú. Agora estamos guardando dinheiro para o próximo destino”, conta Soeni.

A autoconfiança mudou a vida da Soeni. Desafiando-se, ela descobriu que é capaz de realizar muitas coisas, e fazer todos à sua volta muito felizes. “Posso dizer que eu renasci. Hoje, o meu objetivo é levar alegria às pessoas”, revela Soeni.

Confira neste vídeo, como o Supera mudou a vida da Dona Soeni:

Por Bárbara Rocha, Comunicação e Mídias SUPERA

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados