Traga novidades para seu cérebro: descubra-se na arte!

Publicado em: 08/10/2019 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

A aprendizagem de uma nova informação está inevitavelmente ligada à história do homem, às novidades fornecidas ao seu cérebro, à sua construção enquanto um ser social, com capacidade de adaptação e enfrentamento de desafios.

Traga novidades para seu cérebro: descubra-se na arte! - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Você sabia que a arte é essencial para fornecer novidades ao cérebro e potencializar o processo de aprendizagem? Saiba mais na coluna de Thaís Bento Lima.

De modo geral, cada indivíduo tem seu processo de aprendizagem. Cada um possui uma maneira de utilizar seus fatores mentais, afetivos e fisiológicos ao aprender, perceber, interagir e criar estratégias frente à uma aprendizagem, facilitando a sua compreensão, sua assimilação, sua recuperação e o uso da informação aprendida. Ou seja, a aprendizagem é um tipo de descoberta! Entretanto, sabemos que ela oferece caminhos e um deles é a arte e suas formas de expressões artísticas.

Supera e você na Disney

Segundo o Roteiro da Educação Artística publicado pela UNESCO no ano de 2006, as diferentes linguagens da arte oferecem oportunidades únicas para compreendermos e criarmos a nossa identidade pessoal; estimulando a nossa tomada de decisões participativas e motivando-nos para uma aprendizagem ativa, criativa e questionadora.

Entende-se a importância de inserirmos a arte em nossa rotina, seja como o eu artesão, o eu dançarino, o eu pintor, o eu cantor, ou poeta. A arte nos prepara para a incerteza do futuro, para respondermos a problemas e para lidarmos com tecnologias que ainda não foram desenvolvidas.

Neste sentido, é importante refletir nos pensamentos do filósofo alemão Nietzsche, que destaca que não há uma “origem”, há, sim, “o infinito desdobramento, a constante transformação, a proliferação de sentidos, ou seja, a criação”. Surgindo em nós a vontade de potencializar habilidades, a vontade de criar que se contrapõe à “vontade de verdade” de sermos apenas seres pensantes.

Para o filósofo alemão, a arte – mais do que algo feito por artistas, especialistas, ou como instituição e como obra – é uma atividade propriamente criadora, uma força artística presente não somente no homem, mas em todas as coisas.

Neste sentido fica a reflexão, quais as suas vontades, atividades ou aprendizagens feitas com ou na arte? Descubra-se e arrisque-se ás novas aprendizagens artísticas, utilize sua motivação, sua apreensão para a aquisição, a retenção, a rememoração do desempenho. A arte te mostrará caminhos para o autoconhecimento e uma boa autoestima, uma vez que somos os artistas da nossa vida.

Poderíamos pensar como os grandes filósofos, em sermos os poetas de nossas vidas, buscando assim novas experiências e redescobertas, para adentrarmos no universo criativo da vida cotidiana.

Traga novidades para seu cérebro: descubra-se na arte! - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Thais Bento Lima é gerontóloga e colunista do Blog do SUPERA Ginástica para o Cérebro

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados