Dia Mundial do Cérebro – Como mantê-lo saudável

Publicado em: 22/07/2019 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

No dia 22 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Cérebro, de acordo com profissionais médicos da World Federation Of Neurology.  Assim como cuidamos da saúde do nosso corpo, você já parou para pensar em como cuidar do seu cérebro para garantir mais qualidade de vida?

Dia Mundial do Cérebro – Como mantê-lo saudável - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Com a ginástica para o cérebro, é possível melhorar a memória, concentração, raciocínio e criatividade, além de manter a qualidade de vida em todas as idades

O cérebro é um dos órgãos mais importantes e essenciais para nossa sobrevivência. Sem ele, não teríamos a capacidade de raciocinar, pensar, ter sentimentos e desenvolver todas as ações necessárias ao longo do nosso dia (inclusive praticar atividades físicas!).

Além disso, o funcionamento do corpo também depende dele, e é por isso que ele precisa de toda atenção e cuidado. O nosso cérebro pode – e precisa! – ser exercitado. Com exercícios estimulantes, é possível melhorar habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade.

No Método SUPERA, primeira rede de escolas de ginástica para o cérebro do Brasil, os alunos são desafiados de forma contínua, com exercícios que auxiliam na cognição do cérebro, ativando as conexões entre os neurônios e garantindo mais performance, seja na escola ou no ambiente profissional; além de trazer qualidade de vida e bem-estar.  Com mais de 350 escolas em todo o Brasil, o SUPERA já treinou mais de 120 mil alunos; crianças, jovens, adultos e 60+.

Supera e você na Disney

“A ginástica para o cérebro ativa as conexões entre os neurônios, que nós chamamos de sinapses. Assim, conquistamos uma rede de neurônios mais forte e robusta, fazendo com que as habilidades sejam desenvolvidas com base no conceito de neuroplasticidade cerebral, ou seja, a capacidade que o cérebro tem de se modificar de acordo com estímulos”, comenta Solange Jacob, diretora acadêmica nacional da rede de academia de ginástica para o cérebro Método SUPERA.

Mas como funciona a ginástica para o cérebro?

Para exemplificar, podemos traçar um paralelo com uma academia para o corpo. Nas salas de aula do SUPERA, os halteres dão lugar ao ábaco, instrumento milenar utilizado para fazer cálculos e hoje, corresponde à principal ferramenta do curso . Com o ábaco, o aluno desenvolve o raciocínio e a coordenação motora a partir de uma atividade prazerosa e diferente.

Dia Mundial do Cérebro – Como mantê-lo saudável - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
O Método SUPERA é a primeira rede de escolas de ginástica para o cérebro do Brasil

Já atividades aeróbicas se transformam em neuróbicas dentro de uma academia de ginástica para o cérebro. São atividades que fazem com que seu cérebro saia da zona de conforto, fortalecendo novas conexões neurais. Quer exemplos? Escovar os dentes com a mão não dominante, andar de costas, mudar o relógio de pulso, fazer um novo trajeto para o trabalho…

Além disso, os alunos do SUPERA também usam jogos de tabuleiro, desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais, como estratégia, relacionamento, capacidade para resolver problemas e autoconfiança.

As apostilas com exercícios exclusivos de raciocínio lógico e as dinâmicas em grupo também fazem parte das aulas, contribuindo para a aplicação de uma metodologia eficaz, capaz de manter o bom funcionamento das funções executivas do cérebro.

A prática proporciona melhor performance, traz benefícios para a rotina, cultiva a memória e ajuda a postergar o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento naturais do ser humano – como os sintomas de doenças neurodegenerativas, por exemplo. E o melhor: é recomendado para todas as idades!

A aluna do SUPERA Ilha do Governador (RJ), Yara, em 8 meses de curso já sentiu os avanços na sua área cognitiva: “Estou com mais agilidade mental e raciocínio lógico. Minha memória melhorou e a atenção também. Como neuropsicóloga e psicóloga, entendo que o curso favorece através de sua metodologia; exercícios que favorecem a neuroplasticidade e fortalecem as conexões neurais”, relata Yara.

Maria Santana de Souza tem 71 anos e procurou o curso de ginástica cerebral do Método SUPERA em Londrina (PR) porque já tinha histórico de Alzheimer na família : “Comecei a perceber muitas melhoras na minha memória em pequenas situações cotidianas, como lembrar onde guardei as coisas, horários de consultas médicas… Além disso, desenvolvi também minha concentração e autoestima porque em sala de aula eu conheço pessoas novas e faço amigos”, diz a aluna, satisfeita.

A manutenção do nosso corpo de maneira saudável e adequada só ocorre quando nossa saúde mental está em dia. Que tal garantirmos saúde para o principal órgão do nosso corpo? A prática de atividades cognitivas, como a ginástica cerebral, uma alimentação balanceada, ingestão de água, a prática de exercícios físicos e uma boa sociabilidade são os ingredientes principais para garantir uma qualidade de vida ao nosso cérebro.

Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa Método SUPERA

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados