SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Como ter um envelhecimento ativo em tempos de quarentena

Sabe-se que o processo de envelhecimento ativo é vinculado às melhores condições de vida, como o acesso às imunizações, às melhores condições de saneamento básico, ao avanço tecnológico para tratamento em saúde e etc – aspectos que refletem no aumento da expectativa de vida de um país.

Como ter um envelhecimento ativo em tempos de quarentena - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Na coluna “Saúde Mental” dessa semana, esclarecemos o que significa ter um envelhecimento ativo e como manter sua promoção durante a quarentena.

O envelhecimento demográfico no cenário brasileiro, embora expressivo e em expansão, é ainda um tradutor da necessidade de maiores investimentos em programas para se envelhecer com dignidade e com melhores condições de saúde.

Neste contexto de aumento da expectativa de vida, você já se perguntou o que é envelhecer ativamente? Em 2002, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um documento intitulado envelhecimento ativo, um desafio para as nações do mundo promoverem a qualidade de vida nas diferentes culturas.

Neste documento, a OMS define o conceito de envelhecimento ativo, como um processo de otimização das oportunidades em saúde, de acesso a serviços, de participação e de segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida na medida em que as pessoas ficam mais velhas. Recentemente, o aprendizado ao longo da vida foi outro aspecto incorporado aos pilares do envelhecimento ativo.  Ou seja, promover o acesso à aprendizagem e à educação é uma forma de pensar na promoção de um envelhecimento saudável.

Importante reforçar que o envelhecimento ativo não é um termo sinônimo e isolado de estar fisicamente ativo, pois caracteriza um processo de envelhecimento com oportunidades, atividades e significados. Envolve apresentarmos uma maior participação social em nossa comunidade,  possuindo a promoção do bem-estar físico, psicológico e social. Ou seja, o envelhecimento ativo é um conceito de múltiplas faces, que engloba os aspectos de promoção de saúde.

Mas como podemos promover o envelhecimento ativo em tempos de quarentena?

Desta forma, observa-se que a saúde, a segurança, a participação social e a aprendizagem ao longo da vida podem ser promovidas mesmo em tempos de quarentena , com mudanças de atitudes e de comportamentos que compõe um estilo de vida saudável. Agora que você já sabe o que é envelhecimento ativo, que tal refletir sobre a importância de promover a sua saúde com os devidos cuidados em tempos de quarentena?

Que tal conhecer a Ginástica para o Cérebro de perto? Clique aqui e agende sua AULA GRÁTIS!

Texto escrito por:

Ana Paula Bagli Moreira – Bacharel em Gerontologia pela Universidade de São Paulo. Defendeu em 2019 seu Trabalho de Conclusão de Curso com o título: Análise da efetividade do Programa Envelhecimento Ativo do Hospital da Universidade de São Paulo.

Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva, Docente do curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e conselheira executiva da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) e colunista do site do Método SUPERA.

Referências

Envelhecimento ativo: uma política de saúde / World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. 60p.: il.

Envelhecimento Ativo: Um Marco Político em Resposta à Revolução da Longevidade / Centro Internacional de Longevidade Brasil. 1ª edição – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Sair da versão mobile