Bem-estar psicológico no processo de envelhecimento normal

Publicado em: 10/08/2018 Por Maira

Bem-estar psicológico no processo de envelhecimento normal - SUPERA - Ginástica para o CérebroA preservação cognitiva é importante para o envelhecimento ativo e bem-sucedido, bem como para a manutenção do bem-estar psicológico e a qualidade de vida, uma vez que está relacionada com a autonomia e desempenho das atividades de vida diárias.

O bem-estar psicológico está ligado ao emocional, com a resiliência e com a adaptação social do indivíduo, na medida em que envolve o cumprimento das tarefas evolutivas e das expectativas sociais, em relação a seus atributos físicos, mentais, afetivos, à idade e ao gênero.

Também se associa aos processos de autorregulação do eu e ao senso de maturidade de cada um de nós.

2018Supera e você na Disney

O conceito de bem-estar psicológico representa a capacidade do individuo possuir uma visão positiva sobre si e sua vida, sensos de domínio e de autonomia, qualidade nos relacionamentos, senso de propósito e de significado da vida, além de ter um desenvolvimento contínuo na velhice.

Este conceito engloba a busca da excelência pessoal, a autorrealização e a capacidade de resolução de desafios existenciais na vida adulta e na velhice. A consciência dessas buscas e o foco em metas com objetivos cada vez mais elevados favorecem o ajustamento psicológico e a maturidade individual.

Autores defendem que com o avançar da idade, há declínio do bem-estar psicológico, como o propósito de vida e o crescimento pessoal, e ampliação em outros domínios, como eficácia no ambiente e autonomia.

A auto aceitação e a auto estima parecem não mudar significativamente com a idade. De acordo com alguns estudos recentes, o bem-estar psicológico aumenta com a idade, e também tem relação com o nível de escolaridade e com a extroversão.

O conceito de bem-estar psicológico surgiu no final dos anos 50, e até os dias de hoje é utilizado para monitorar mudanças sociais e melhorar políticas sociais, por isso objetiva-se promover o bem-estar psicológico no envelhecimento normal, para que assim seja fornecido aos adultos mais velhos, a possibilidade de estarem ativos, com acesso a serviços e oportunidades que auxilie no processo de ressignificado de vida após os 60 anos.

Bem-estar psicológico no processo de envelhecimento normal - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Thais Bento Lima é gerontóloga e colunista do Blog do SUPERA Ginástica para o Cérebro

 

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Bem-estar psicológico no processo de envelhecimento normal"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.