Como atividades físicas melhoram o desempenho do cérebro

Publicado em: 16/06/2020 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Corpo são, mente sã. Não há como negar: a velha máxima defendendo a prática de atividades físicas para o bom desempenho do organismo de maneira geral… é verdade. Não faltam estudos que reiterem essas informações e é sobre isso que vamos tratar no artigo de hoje.

Como atividades físicas melhoram o desempenho do cérebro - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Você sabia que a prática de atividades físicas ajudam a potencializar o desempenho cognitivo do cérebro? Conheça atividades que podem ser feitas em casa.

Primeiro, é importante frisar que a prática de atividades físicas é o primeiro dos cinco pilares para a boa saúde. Segundo Solange Jacob, Diretora Pedagógica Nacional do Método SUPERA – rede de escolas de ginástica para o cérebro no Brasil – , são eles: atividades físicas, atividades intelectuais, sono, boa alimentação e interação social.

Quando nós praticamos atividades físicas, nosso cérebro fica mais desperto e aumenta sua atividade elétrica, que indica que todas as células nervosas estão em atividade. A partir disso, potencializamos nosso aprendizado.

“Por isso, quando estamos estudando ou trabalhando, é muito bom darmos uma pausa para exercícios simples, como um alongamento, por exemplo. Quando voltamos às atividades, nosso cérebro está mais ativo para aprender. Assim, podemos afirmar que se exercitar antes de praticar o ábaco – ferramenta utilizada nas aulas de ginástica para o cérebro do SUPERA – pode potencializar seus resultados, por exemplo”, conta Solange.

Além disso, exercitar o corpo provoca a liberação de todos os nossos principais neurotransmissores e ainda aumenta o fluxo sanguíneo. Assim, o cérebro cria novas vias para a sua irrigação, fornecendo mais oxigênio e glicose, necessários para seu bom funcionamento. “Para ter uma vida saudável, não se pode deixar o cérebro nem o corpo de lado. É preciso praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, beber muita água, ter uma alimentação balanceada e não se esquecer do órgão mais importante do nosso corpo. Exercitá-lo com desafios na medida certa é o grande segredo para a longevidade”, diz Solange.

Como atividades físicas melhoram o desempenho do cérebro - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

A seguir, compilamos os resultados de algumas pesquisas e estudos já realizados em todo o mundo sobre os benefícios da prática esportiva para o cérebro:

Exercício aeróbico regular para melhorar a atenção

Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, foram comparados dois grupos de jovens adultos: um com alto nível de condicionamento físico e outro sedentário. Eles foram convidados a executar uma tarefa cognitiva por 60 minutos.

Os resultados da pesquisa indicam que os primeiros têm uma atenção sustentada melhor (eles reagem mais rapidamente a um estímulo externo introduzido aleatoriamente durante a realização de uma tarefa monótona)

Recuperar a função cognitiva depois de um AVC

De acordo com uma revisão publicada na Revista de Neurologia, a atividade física é uma terapia promissora para a recuperação de pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral.

Exercícios físicos podem combater dores de cabeça tensionais e enxaquecas

Um estudo publicado na Revista de Neurologia por Gil-Martinez concluiu que os exercícios podem reduzir a intensidade e a frequência da dor e, ao contrário dos medicamentos, a prática não possui efeitos colaterais, se mostrando eficiente e mais vantajosa.

Ajuda com a ansiedade e depressão

Estudos em vários países mostraram que as pessoas com atividade física regular têm menos chances de sofrer de ansiedade ou depressão. As pessoas que praticam esportes, ioga, exercitam-se ou até mesmo as que dançam regularmente estão menos sujeitas a incidentes de ansiedade ou depressão

Dicas de atividades físicas para fazer em casa

Sabemos que a pandemia e o isolamento social são limitadores de algumas atividades físicas, como as praticadas em academias ou em grupo. Mas trazemos algumas dicas de exercícios físicos simples que podem ser feitos no conforto de casa, por pessoas de todas as idades.

  • Suba escadas; ótimo exercício cardiovascular e que ajuda no fortalecimento dos joelhos
  • Ande pela casa durante as chamadas de vídeos ou ligações
  • Dance – coloque sua playlist preferida e dance 3 a 4 músicas por dia
  • Faça tarefas domésticas – lavar a louça, passar pano na casa, arrumar as camas são ótimas atividades para gastar calorias
  • Pule corda; uma brincadeira de infância que pode ser divertida e potencializadora para o sistema cardiovascular
  • Faça ioga; além de relaxar a mente, irá te ajudar a ter mais disposição e você pode encontrar diversos tutoriais e vídeos pela internet, para os iniciantes
  • Alongue-se todos os dias ao acordar, antes de dormir e nos intervalos de trabalho/estudos

Achou nosso conteúdo interessante? Então clique aqui para agendar uma AULA GRÁTIS e conheça o Método SUPERA na prática!

Assessoria de Imprensa e Comunicação Método SUPERA

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Como atividades físicas melhoram o desempenho do cérebro"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.