Você está se preparando para a aposentadoria?

Publicado em: 31/01/2019 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

Você está se preparando para a aposentadoria? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Saiba como se preparar para a vida pós aposentadoria

O planejamento para a aposentadoria é um caminho que, se adotado adequadamente durante a vida de um indivíduo em atividade, pode agregar muito para a qualidade de vida.

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, mudanças na sociedade e avanços tecnológicos, vivenciamos um novo momento, em que a aposentadoria é desmistificada e a transição para o “pós trabalho” passa a ser visto como um momento de ressignificação de vida.

Hoje, as empresas que adotam o chamado programa de preparação para a aposentadoria (PPA), auxiliando os trabalhadores para o planejamento de suas vidas futuras, possibilitando um processo de envelhecimento bem-sucedido.

Nestes programas, as pessoas alcançam um nível de reflexão e de revisão de vida, que as levam a traçar novas perspectivas e projetos de vida, com maior motivação na fase da meia idade, mostrando que o significado de viver e de estar feliz é algo além do vínculo com um emprego ou trabalho.

Supera e você na Disney

Pensar em preparação para a aposentadoria hoje, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é pensar no envelhecimento ativo e saudável; uma vez que o indivíduo será preparado para não estar isolado socialmente e inativo, mesmo após o rompimento do seu vínculo empregatício.

Ressalta-se que se faz necessário reivindicar em nossa sociedade a implementação de políticas públicas que atendam e apoiem as entidades representativas dos aposentados e incentivem demais entidades com serviços voltados para idosos, para que possam ofertar atividades de engajamento cultural, educativo e de promoção de saúde. Uma vez que a aposentadoria não planejada pode gerar adoecimento, isolamento social e piora da qualidade de vida.

O tempo após a aposentadoria pode e deve ser vivido de forma gratificante, pois a aposentadoria é uma conquista ao trabalhador, e ele deve desfrutá-la com autonomia, planejamento e significado de vida. Você já começou a pensar nos seus projetos de vida após a aposentadoria? Que tal começar agora? Seguem algumas dicas:

  • Faça um planejamento

O ideal é se acostumar e passar a refletir sobre a sua nova rotina, quais os principais desejos que quer realizar. Faça um planejamento e estabeleça previamente por mais quanto tempo você ainda pretende trabalhar e com qual idade deseja se aposentar. O ideal é diminuir gradativamente a jornada de trabalho, para ir se acostumar à nova rotina; e buscar outros interesses fora do dia a dia profissional.

  • Economize

Faça um planejamento financeiro e guarde uma reserva para o futuro. O ideal é também fazer um programa de previdência privada para ter uma situação mais tranquila e garantida na vida pós-aposentadoria.

  • Mantenha-se ativo

Descubra novas atividades para se manter ativo, mesmo que ainda não tenha se aposentado. Ter hobbies, como dançar, praticar esportes, fazer cursos, atividades em grupo; são essenciais para que a vida permaneça ativa após a aposentadoria e o aposentado consiga aproveitar seu tempo livre

  • Invista em novos negócios

Sabe aqueles sonhos que você postergou devido à falta de tempo do trabalho? É hora de fazê-los se tornar realidade. E quem sabe continuar trabalhando ainda em sua área, com um cargo mais tranquilo e com uma rotina mais prazerosa. Trabalhos voluntários também são ótimas opções para ocupar o tempo, ajudando quem precisa e ao mesmo tempo, permanecendo ativo.

  • Viaje

É hora de aproveitar o tempo e nada como gastar seu tempo e dinheiro com aquelas viagens que foram postergadas ao longo da vida. Reúna a família, junte aquele dinheiro guardado a tanto tempo e aproveite!

Você está se preparando para a aposentadoria? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Thais Bento Lima é gerontóloga e colunista do SUPERA Ginástica para o Cérebro

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados