A importância da socialização no processo de envelhecimento

Publicado em: 22/01/2019 | Última modificação em 19/02/2019 Por Assessoria de Imprensa SUPERA
A importância da socialização no processo de envelhecimento - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
As interações sociais são essenciais para garantir um processo de envelhecimento saudável ao público 60+

Os benefícios da manutenção de relações sociais, assim como a prática de atividades para um envelhecimento bem-sucedido são temas amplamente estudados nas pesquisas internacionais. A importância das interações sociais para a prevenção do declínio funcional e da capacidade mental tem sido descrita nos estudos científicos dos últimos anos.

As pesquisas têm apontado relações entre o maior convívio social com a queda de mortalidade, diminuição de riscos de morbidades, incapacidade, declínio cognitivo e sintomas depressivos para os idosos que tem um maior engajamento social.

2019Supera e você na Disney

Considera-se que indivíduos socialmente envolvidos tem maior acesso à informação e aos serviços de saúde. Assim, tendem a desenvolver hábitos de vida saudáveis como a prática de atividade física, alimentação saudável e adesão às medidas preventivas, como exames de detecção do câncer de mama, controle da pressão arterial e programas para cessação do tabagismo e do alcoolismo.

Esses comportamentos positivos previnem diversas doenças e problemas de saúde e ajudam a manter o indivíduo saudável por mais tempo e com melhor qualidade de vida.

Atividades Sociais

A participação em atividades sociais resulta em boa saúde emocional e afetiva. Sejam estas atividades religiosas, educativas e culturais ou de voluntariado. O voluntário, por exemplo, oferece aos idosos o que chamamos de identidade positiva e senso de propósito, aumentando assim a sua autoconfiança e a sua autoestima.

Ao participar das atividades sociais, os idosos retiram a atenção das suas preocupações, aumentando e intensificando suas relações. Adicionalmente, tornam os 60+ mais protegidos do isolamento social e da solidão, que são bastante comuns na velhice. Ou seja, estar engajado socialmente é uma forma de favorecer o aumento do significado de vida, melhorando assim a sua qualidade de vida para um envelhecimento significativo e bem-sucedido.

Dica para colocar em prática

Baseando-se no que foi discutido, a dica de hoje é encontrar na comunidade em que vive as condições e as oportunidades necessárias para estar ativo socialmente, valorizando a sua história de vida, as suas preferências e assim desfrutar de um processo de envelhecimento bem-sucedido.

Por isso, olhe ao seu redor, veja se há instituições, serviços, entidades que contenham atividades em que possa frequentar e assim preencher a sua rotina com estímulos e com interação social.

A importância da socialização no processo de envelhecimento - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Thais Bento Lima é gerontóloga e colunista do SUPERA Ginástica para o Cérebro
Compartilhar este artigo

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "A importância da socialização no processo de envelhecimento"

Faça um comentário

  • Alaíde Rodrigues disse:

    Excelente artigo.
    Coordeno um grupo de promoção de saúde para idosos e adultos, numa unidade do SUS, no Rio de Janeiro e “levantamos a bandeira” da importância da socialização para idosos e adultos. Temos muitas atividades promovidas para o grupo e temos sempre que colocar para eles a importância de sair de casa, se movimentar, conhecer pessoas, aprender algo, se divertir, e etc.
    Parabéns.

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.