Saúde mental: 5 dicas para cuidar da sua

Publicado em: 11/01/2021 | Última modificação em 06/10/2021 Por Marcela Teodoro

Nos últimos tempos, um assunto que ficou em evidência foi saúde mental. Cuidar do corpo e da mente é crucial para manter uma rotina sadia e garantir bem estar para cumprir as tarefas do dia a dia, bem como manter diferentes aspectos da saúde em dia.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o que é saúde mental, qual a diferença sobre transtorno mental e saúde mental e, ainda, algumas dicas para que você cuide da saúde da sua mente para viver dias cada vez melhores e ter uma vida saudável e longeva.

Aqui você vai ver:

  • O que é saúde mental;
  • A diferença entre transtorno mental e saúde mental;
  • A importância de cuidar da saúde mental;
  • 4 dicas para cuidar da sua mente.

Continue a leitura!

O que é saúde mental?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental significa “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”, e ela está diretamente relacionada com as reações das pessoas às diferentes situações vividas no dia a dia, isto é, a forma com que elas reagem às circunstâncias em que são expostas.

Todas as pessoas passam por situações e vivem emoções todos os dias, seja felicidade, raiva, ansiedade, tensão, prazer… E é exatamente a forma como lidamos com essas questões que define o estado da nossa saúde mental.

De acordo com o psicólogo e professor Pedro Augusto Cruz em entrevista para o G1, “o conceito de saúde está ligado ao bem-estar e às múltiplas dimensões da nossa existência. Assim, em relação à saúde da mente, acredito que esteja relacionada ao uso sadio de nossas faculdades mentais, de modo que não se encontrem em estado de passividade e nem de sobrecarga”.

É possível dizer que uma boa saúde mental está ligada à capacidade de lidar com essas situações de uma forma não nociva, possibilitando a resolução de diferentes questões de uma forma harmoniosa e positiva, agindo de modo a não deixar que impactos negativos sejam sentidos o tempo todo.

Nos dias atuais, com tantas informações ao mesmo tempo, com uma rotina cada vez mais multitarefa, as questões sociais, a intensa rotina de trabalho e cobranças são capazes de afligir muito as pessoas, ainda que em diferentes níveis. É preciso ficar ainda mais atento com a saúde da mente para evitar níveis extremos de exaustão ou o surgimento de outros transtornos que acabam impactando negativamente na vida das pessoas.

Transtorno mental x saúde mental

É comum as pessoas confundirem os termos, e por isso é importante frisar a diferença entre eles.

Os transtornos mentais são relacionados às patologias que acometem as faculdades mentais das pessoas e que podem ser diagnosticadas.

Elas possuem uma série de sintomas a serem analisados, que geralmente seguem um padrão já existente, e podem ser tratados com as medidas adequadas por meio da orientação de profissionais qualificados.

A saúde mental, por sua vez, como já foi explicitada brevemente acima, tem relação com as emoções, a forma de lidar nos relacionamentos interpessoais, os processos de comunicação e aprendizagem, bem como a capacidade de autoestima das pessoas; e ela pode ser analisada de acordo com a qualidade das atividades que a pessoa desempenha em seu cotidiano, pela forma como ela lida com suas relações interpessoais e consigo mesmo, além da capacidade de se adequar às diferentes situações e contextos do dia a dia.

É importante frisar que as doenças mentais precisam ser tratadas com profissionais qualificados. Muitas pessoas têm preconceito em falar sobre o assunto e, também, se abrir para buscar os tratamentos indicados.

Cuidar da saúde mental, bem como tratar os transtornos mentais, é garantir uma qualidade de vida melhor e mais sadia, pois a mente tem interferência direta nos comportamentos que as pessoas têm, bem como no desempenho das atividades que são executadas no dia a dia.

A importância de cuidar da saúde mental

­­­­Cuidar da saúde mental é zelar pela harmonia entre corpo e mente, então é ainda mais evidente a importância dela para garantir qualidade de vida, vitalidade e, também, prevenção de doenças – que podem ou não ser relacionadas às faculdades mentais.

Nos dias de hoje, as pessoas estão cada vez mais imersas em um mundo cheio de informações, telas e pessoas, o que pode ser muito positivo em diferentes aspectos, mas também pode despertar diferentes gatilhos negativos para a saúde da mente.

Neste contexto, o cuidado com a saúde mental se faz cada vez mais necessário. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil lidera o ranking de ansiedade e depressão – que são relacionados à qualidade da saúde mental –, o que é um dado alarmante.

Diferentes causas são relacionadas ao bem estar da saúde mental: excesso de trabalho, questões sociais, qualidade das relações interpessoais e falta de autocuidado, por exemplo.

Isso tudo só demonstra a importância de, cada vez mais, encontrar subterfúgios para garantir uma boa qualidade de saúde para a mente e manter uma vida mais tranquila e menos estressante.

Confira algumas dicas práticas para cuidar da sua saúde mental

Quando falamos em saúde mental, é importante frisar que não existe uma receita pronta para evitar quaisquer situações desagradáveis e que podem impactar em diferentes aspectos da vida.

Cada pessoa reage às situações de uma forma, pois cada um tem uma personalidade, modo de enxergar o mundo e formas de se relacionar, portanto é bom lembrar que os cuidados com a saúde da mente – assim como do corpo – precisam ser estabelecidos de acordo com as características e necessidades de cada um.

A busca por tratamentos especializados e terapias é, em todo o caso, a melhor coisa a ser feita, porém é importante lembrar que existem alguns hábitos que auxiliam na manutenção de uma boa saúde e ajudam a prevenir diferentes transtornos.

Abaixo você pode conferir 4 dicas que podem te ajudar a prestar mais atenção na qualidade da sua saúde e oferecer mais motivação para que você, diariamente, consiga construir uma rotina saudável para a sua mente.

  • Pratique o autocuidado

Entenda quem você é, busque se conhecer cada vez mais. Compreenda seus limites e busque fazer coisas que te ofereçam prazer e desenvolvimento pessoal.

O autocuidado está muito relacionado à forma como você trata as suas próprias necessidades e prioridades, isto é, se cuidar diz respeito aos seus hábitos, às suas preferências e a tudo aquilo que, de uma forma ou de outra, te ajuda a se sentir em harmonia consigo mesmo.

Vale abraçar um hobby, tirar um tempo só para você – e tentar não pensar nas obrigações e cobranças externas – e se cercar de pessoas boas e positivas para a sua vida.

  • Distancie-se do que não te faz bem

Estar perto do que nos faz bem é muito importante para a manutenção da saúde da mente. Pessoas, coisas e ambientes positivos são fundamentais para proporcionar momentos de paz e tranquilidade.

Nos dias de hoje, as redes sociais são ferramentas muito importantes para se comunicar e descobrir coisas novas, mas é importante estabelecer limites. Já existem pesquisas que apontam a nocividade da alta exposição às redes sociais.

Cerque-se de referências que sejam positivas e enriquecedoras para a sua vida. Além disso, entenda que é importante ficar offline também e aproveitar sua vida fora das redes junto às pessoas que você gosta.

  • Não tenha medo de procurar ajuda

Se você sentir necessidade, não hesite em procurar ajuda especializada para receber apoio aos seus cuidados com a saúde mental.

Infelizmente, ainda há muito preconceito e tabu com o tema, mas é preciso desmistificar essas questões e passar a enxergá-las de uma outra forma, pois só assim será possível encontrar um caminho harmonioso e equilibrado para ajudar na potencialização da qualidade de vida de muitas pessoas.

  • Busque manter corpo e mente em equilíbrio

Cuidar da saúde mental também é cuidar da saúde do corpo. A prática de exercícios físicos ajuda a liberar hormônios que favorecem o aumento da sensação de bem estar e felicidade; além disso, uma alimentação saudável também é capaz de manter regulados os níveis de hormônios que interferem na qualidade da saúde tanto do cérebro quanto da mente.

Além desses fatores, é importante saber que algumas pessoas, além de situações e outras coisas, também podem ou não te ajudar a fortalecer sua saúde mental.

Por isso fique sempre de olho nos sinais que as pessoas que fazem parte do seu convívio demonstram para entender se essas pessoas fazem ou não bem para a sua saúde mental, e contribuem positivamente para a sua qualidade de vida e bem estar.

  • Fique perto de pessoas que gostam de você do jeito que você é e não te cobrem que você mude sua personalidade. Cuide da sua essência;
  • Evite círculos onde você sinta receio de ser quem você realmente é;
  • Mantenha por perto pessoas que respeitam seus limites individuais;
  • Equilibre suas relações pautando sempre a verdade e a transparência;
  • Foque em manter contato com quem realmente quer ver o seu bem e te encoraje a ser melhor todos os dias e a seguir seus objetivos.

A saúde mental e a saúde do cérebro

Você sabia que o seu cérebro é o órgão mais potente do seu corpo, e que é a partir dele que seu corpo e mente reagem aos estímulos que você recebe diariamente?

Por isso, saber como mantê-lo sempre ativo e pronto para oferecer as respostas necessárias para o seu corpo e mente é muito importante também para manter a saúde mental.

Além de alimentos e exercícios físicos, que ajudam na potencialização da performance cerebral e ajudam na harmonia entre corpo e mente simultaneamente, pratique atividades que despertem o cérebro para novos desafios e o mantenha sempre disposto a reagir positivamente aos estímulos recebidos no dia a dia e na execução de diferentes tarefas.

Ler livros, assistir a filmes, conversar com pessoas, praticar esportes, fazer atividades que estimulem o pensamento cognitivo e o controle emocional são importantes tarefas a serem desempenhadas por quem quer manter um cérebro saudável e, consequentemente, um corpo e uma mente equilibrados.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que é e qual a importância de cuidar da saúde mental, espero que você esteja pronto para iniciar – ou ainda mais motivado a continuar – sua jornada de cuidados com você e com os outros.

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5 comentários para "Saúde mental: 5 dicas para cuidar da sua"

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  • Janete Ajala de Medeiros disse:

    Ótima leitura acompanhada do marido e um bom chimarrão

  • Aloisia Barreto disse:

    Achei o conteúdo muito interessante.
    Me interesso pelo assunto é gostaria de continuar recebendo informações importantes como essa

  • Maria Teresinha de Carvalho disse:

    Excelente dicas, tem que colocar em prática Eu já coloco várias.

  • Loide disse:

    Boa noite!

    Por gentileza, gostaria de saber os endereços das unidades Santo Amaro e Interlagos.

    A fim de conhecer qual dos dois endereços localiza-se próximo à minha residência; tb peço-lhes infirmar valores e tempo de hora/aula.
    Att.
    Loide.

    1. Evandir I Customer Service I Método SUPERA disse:

      Olá! O endereço de Santo Amaro seria este aqui:

      Av. Santo Amaro, 6648
      Santo Amaro – São Paulo – SP
      CEP: 04702-002
      Fone:. (11) 2369-7345
      WhatsApp: (11) 9 9514-4420

      Já a unidade de interlagos, esta em fase de implantação.

      Ahhh, e para consultar horários/tempo/valores é ideal entrar em contato com a unidade para melhor assertividade de resposta.

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