O que é o ábaco, instrumento milenar de fazer cálculos?

Publicado em: 07/10/2022 | Última modificação em 03/10/2023 Por Supera

Com certeza você já viu esse objeto com alguma criança ou em alguma loja de brinquedo, né? Mas, você sabia que, por muito tempo, o ábaco foi uma importante ferramenta de cálculo em sociedades bem antigas? Pois é! Existem relatos de que os babilônios utilizavam o instrumento em pedra lisa por volta de 2.400 a.C., além de registros na Índia, Mesopotâmia, Grécia e Egito.

Ainda que com toda a tecnologia oferecida atualmente, realizamos contas complexas em questão de segundos. Mas não foi sempre assim. As sociedades antigas não dispunham dessa facilidade, então utilizavam recursos naturais como pedras e gravetos para auxiliá-las, e, mais tarde, foi criada uma tábua de madeira, também conhecida como ábaco.

Os benefícios do ábaco são muitos, entre eles: melhora na atenção, foco e raciocínio lógico para executar o movimento e realizar as operações matemáticas.

Se você quer saber mais sobre isso, continue a leitura! Neste conteúdo, você verá:

  • O que é o ábaco e qual sua importância;
  • Os tipos de ábacos;
  • Como fazer cálculos com o ábaco;
  • 3 benefícios do uso do ábaco;
  • Ábaco e Método SUPERA.
Criança manuseando o ábaco japonês.
Os benefícios do ábaco são muitos, entre eles: melhora na atenção, foco e raciocínio lógico para executar o movimento e realizar as operações matemáticas.

O que é o ábaco?

O ábaco é considerado um antigo instrumento de cálculo utilizado primeiro pelos sumérios na cultura Mesopotâmica e, mais tarde, aperfeiçoado pelos romanos e chineses.

O ábaco possui diversos modelos, de modo geral, todos apresentam uma estrutura retangular feita em madeira com fios que podem estar em posição vertical ou horizontal. Eles também são compostos por 10 bolinhas feitas de miçangas — isso porque esse objeto tem notação posicional de base 10 para representar os números naturais. Ou seja, você pode usar cada bolinha como referência para representar um número, uma dezena etc.

No modelo de ábaco com linhas horizontais, as casas decimais como unidade, dezena ou centena são representadas de baixo para cima. Enquanto nos modelos que apresentam disposição vertical, os valores são contados da direita para esquerda.

Para que serve?

Por meio desse objeto é possível realizar contas complexas de adição, subtração, multiplicação e divisão. As novas gerações, que já cresceram com calculadoras, computadores, smartphones e tantas outras ferramentas que fazem cálculos sozinhas, muitas vezes nem conseguem imaginar que exista um objeto manual com essa utilidade.

ábaco

Qual a importância?

Ainda que com toda evolução tecnológica que aconteceu ao longo dos anos, a verdade é que, para muitas pessoas, o ábaco não faz muito sentido. Porém, vale dizer que ele continua sendo uma ferramenta importante para o processo de aprendizagem, já que ficar na zona de conforto, muitas vezes, não é favorável.

Principalmente no início da jornada escolar, as crianças aprendem muito utilizando o ábaco. Além dos cálculos matemáticos, o objeto milenar ajuda a desenvolver outros aspectos mentais, como memória, raciocínio lógico, observação, concentração, dedução, entre outros.

A praticidade oferecida pelas tecnologias acaba facilitando demais alguns processos e reduzindo o espaço de aprendizado, sendo o ábaco um ótimo recurso para estimular tudo isso.

Quais os modelos?

A princípio, você pode achar que todos os modelos de ábaco são iguais, mas isso não é bem uma verdade. Pequenas diferenças podem ser encontradas em versões que foram sendo criadas e adaptadas com o passar do tempo.

Uma das principais diferenças você já sabe: que o ábaco pode ser horizontal ou vertical, sem que isso interfira nos cálculos. Aproveite para conhecer outras curiosidades!

Ábaco Grego

ábaco grego
A imagem ilustra o ábaco grego.

Em 1846, historiadores encontraram uma tábua na ilha grega de Salamina, datada de 300 a.C. O equipamento, feito em mármore, possui 149 centímetros de comprimento, 75 cm de largura e 4,5cm de espessura, e é considerado o modelo mais antigo até hoje.

Ábaco Chinês

Suanpan
Este é o ábaco chinês.

Também conhecido como Suanpan, o modelo chinês possui cerca de 20 cm de altura e pode ter diversas larguras, a depender do fabricante.

O mais interessante é que, diferente dos modelos encontrados em escolas, a versão chinesa permite não só realizar as contas básicas tais como adição, subtração, multiplicação e divisão, mas também raiz quadrada e raiz cúbica.

O ábaco no Japão, Soroban

Embora pouco usual na maioria dos países, o Soroban, conforme nomeado na Ásia, é muito utilizado na cultura oriental. No Japão, o manuseio da ferramenta é ensinado já no nível básico — e para os que desejam se aperfeiçoar, há aulas particulares.

O interessante é que, a longo prazo, a repetição dos exercícios capacita o treinado a realizar grandes cálculos mentalmente. Aliás, essa é uma prática tão usual que, para conseguir emprego na maior parte dos escritórios, é preciso ter nível três de certificação.

Apostila Supera.
O ábaco utilizado nas aulas SUPERA para ajudar os alunos a desenvolverem suas capacidades cognitivas.

Os professores do Japão recomendam o ensino e o uso do ábaco, pois além de contribuir para a rapidez do raciocínio, ele auxilia na memorização e permite processar informações de forma mais rápida, sabia?

Além disso, uma das maiores vantagens em relação a outros recursos demonstrativos é que o instrumento permite uma melhor noção visual dos grupos de 10, que são a base do nosso sistema numérico.

O ábaco para deficientes visuais

Helen Keller, uma escritora e ativista social norte-americana cega e surda, foi a responsável pela criação de um modelo de ábaco adaptado para deficientes visuais. O modelo é composto de um pedaço de tecido ou de borracha que é colocado por detrás das bolas, para que essas não se movam involuntariamente.

Esse modelo foi projetado para que, além das operações básicas, pudesse também calcular a raiz quadrada e cúbica. Mesmo tendo à disposição as calculadoras falantes, por meio do uso do ábaco os deficientes visuais (ou parcialmente comprometidos) adquirem capacidades e habilidades que não seriam aprendidas com as calculadoras.

Como fazer cálculos no ábaco?

Como falamos acima, o ábaco mais conhecido aqui no mundo ocidental é um objeto de hastes paralelas com bolinhas (ou miçangas) coloridas. Cada haste possui bolinhas de uma certa cor para representar o sistema decimal, entre unidades, dezenas e centenas.

A haste das unidades é a primeira da direita para a esquerda, vindo depois as dezenas e centenas em ordem crescente. Existem ábacos mais complexos, que têm hastes para milhares ou números fracionados, por exemplo. Logo, é bom verificar o modelo que você tem em mãos!

Como cada bolinha tem o valor da sua casa, três bolinhas de unidades representam o número três, e quatro bolinhas das dezenas representam o número quarenta. Em conjunto, temos o número quarenta e três.

Em uma operação de adição, o primeiro número deve ser representado pelas bolinhas, e o número a ser adicionado no cálculo vai sendo somado com novas bolinhas em cada casa — sempre da esquerda para a direita.

Como o método SUPERA utiliza o ábaco?

Sabendo da dificuldade cada vez maior de manter as habilidades de concentração, foco, raciocínio, memória e a aprendizagem, o Método SUPERA utiliza esse recurso de aprendizado em sala de aula, pois reconhece todos os seus benefícios.

Além disso, por ser uma verdadeira ginástica para o cérebro e um recurso que potencializa e auxilia o processo de aprendizagem, o ábaco contribui para a neuroplasticidade cerebral, que é a capacidade que o nosso cérebro tem de fazer novas conexões entre os neurônios, contribuindo, assim, para a saúde e o desenvolvimento cognitivo.

Além disso, o ábaco tem uma importância fundamental para o surgimento do SUPERA. Quer entender melhor? Confira o vídeo:

O vídeo conta um pouco mais sobre o que é o SUPERA e qual foi a origem do Método, que hoje em dia já transformou a vida de mais de 190 mil pessoas pelo Brasil.

Veja agora 3 benefícios que os alunos SUPERA têm ao utilizar o ábaco

1. Melhora da concentração e memória

Essas são duas habilidades muito importantes para que possamos desempenhar diversas funções, seja na escola, no trabalho ou em tarefas do dia a dia. Com a quantidade de informações e estímulos que recebemos todos os dias, é de extrema importância que busquemos sempre realizar tudo com cuidado e atenção.

Ao realizar contas com o ábaco, nos valemos das competências de concentração, raciocínio, aprendizagem e memória, pois devemos concentrar toda a nossa atenção na execução dos cálculos — já que qualquer equívoco ou desvio de atenção compromete o resultado das contas.

2. Estímulo ao aprendizado

E ao treinar foco, concentração e memória nesta atividade, podemos expandir essas habilidades para outras áreas, como os estudos. Os alunos que executam a prática regularmente desenvolvem rapidez no processamento de informações e maior capacidade de armazenamento.

Muitos pais reconhecem os benefícios do manuseio do ábaco em diversas outras formas de aprendizado. Os relatos incluem mais rapidez para absorver e armazenar informações, além de maiores níveis de concentração e paciência.

3. Faz contas como uma calculadora

Já imaginou fazer contas extremamente complexas em velocidade similar a uma calculadora? Com o ábaco, isso é possível!

Uma matéria publicada recentemente pela BBC News apresentou a história de Yu Ohira, uma adolescente que consegue multiplicar números de 6 dígitos em cerca de 11 segundos — isso porque ela já está no 10º dan do ábaco (que é um nível bem avançado) e não precisa mais dele para realizar as contas.

Enfim, o ábaco realmente pode ser uma ferramenta poderosa de aprendizado e vale a pena continuar utilizando esse recurso, mesmo com o acesso a todo tipo de solução tecnológica. O grande diferencial está nas habilidades que são desenvolvidas enquanto cada pessoa aprende a lidar com o ábaco e fazer cálculos.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de complementar a sua leitura descobrindo os benefícios do ábaco para o desenvolvimento cognitivo.

Compartilhar este artigo

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 3 comentários

3 comentários para "O que é o ábaco, instrumento milenar de fazer cálculos?"

Faça um comentário

  • luiz carlos fernandes disse:

    NÃO CONHECIA O ÁBACO, MAS PELO QUE LI NO ARTIGO PARECE SER UM INSTRUMENTO EXCELENTE PARA A MEMORIA E O FOCO. A GENTE ENCONTRA O ÁBACO NAS LOJAS NO BRASIL, OU SÓ EM OUTROS PAISES COMO O JAPÃO.

    1. VILMA MATIAS GONÇALVES disse:

      Adorei ter conhecido os “benefícios”do uso do ÁBACO.Encontramos o ÁBACO em quais lojas na cidade do RIO de JANEIRO?

      1. Melissa | Atendimento SUPERA disse:

        Olá, tudo bem? O Ábaco não é vendido individualmente, mas temos diversos jogos disponíveis em nossas unidades. Acesse https://metodosupera.com.br/unidades/ para achar a unidade mais próxima de você!

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.