SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Mindfulness – 5 passos para manter sua saúde mental

O excesso de informações em noticiários, o isolamento social, saúde mental prejudicada, a nova rotina, mudanças no convívio e no trabalho em casa… as últimas semanas têm trazido uma série de novas realidades ao mundo inteiro. Essas mudanças – além de trazerem consequências ao nosso cérebro – também tem gerado tensões e afetado nossa saúde mental, trazendo à tona sensações como ansiedade, medo e estresse.

Mindfulness – 5 passos para manter sua saúde mental - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Para atenuar sintomas de ansiedade, a meditação é uma alternativa que traz benefícios ao corpo e à mente; saiba como começar

“Medo, ansiedade, preocupação nós vamos sentir. Sobre isso não temos controle, isto é uma resposta neurológica. A questão é o que fazemos com as emoções que sentimos. Um cérebro executivo, um cérebro com autocontrole emocional, com autogerenciamento competente, tem a capacidade de monitorar e regular as emoções e tomar decisões com responsabilidade evitando esses comportamentos impulsivos”, diz Solange Jacob, diretora acadêmica do Método SUPERA – Ginástica para o Cérebro.

Além de exercícios cognitivos e atividades que tirem o nosso cérebro da zona de conforto, outra atividade também pode ser providencial para auxiliar no equilíbrio emocional: a meditação ou mindfulness!

A prática da meditação, além de ser uma grande aliada na diminuição de problemas psicológicos, como ansiedade e depressão, também ajuda a regular os níveis de estresse do nosso corpo e até aliviar desconfortos físicos.

Os principais benefícios da prática de meditação são:

Além disso, a prática traz benefícios comprovados na qualidade do sono, correção da postura, melhora nossa respiração e ainda pode ajudar a postergar o aparecimento de sintomas do Alzheimer, por exemplo, uma vez que proporciona um maior fluxo neural e uma atividade cerebral avançada.

Mas por onde começar?

Não precisa ser nenhum monge budista ou ser mestre do ioga para fazer exercícios de meditação. É recomendado para todas as idades. Um período de 15 a 20 minutos é o ideal para a prática; porém, 5 minutos já são suficientes para relaxar a mente e ter uma experiência agradável de bem-estar durante sua rotina.

O Método SUPERA separou algumas dicas essenciais para aqueles que querem iniciar a prática durante essa quarentena e conquistar mais equilíbrio e saúde mental:

  1. Adapte a prática à sua rotina: escolha um horário onde esteja relaxado e livre de interrupções. Os horários ideais são logo ao acordar ou antes de dormir. É necessário um ambiente tranquilo, calmo e roupas confortáveis. Velas aromáticas e incensos também podem ser grandes aliados.

Ao final da sua meditação, não tenha pressa em abrir os olhos e voltar à rotina; mova-se com calma, tome consciência de si mesmo e de seu ambiente, coloque um sorriso no rosto e transmita a paz do momento em todas as atividades que irá realizar

Respeite seu tempo, se abrace, se ame e saiba que a meditação é uma expressão de autocuidado. Curta o momento e saiba que parar, observar e relaxar são maneiras de se amar diante da rotina agitada que levamos e pode ser feita à sua maneira.

Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa e Comunicação Método SUPERA

Sair da versão mobile