Dia Mundial do Cérebro – Como mantê-lo saudável
No dia 22 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Cérebro, de acordo com profissionais médicos da World Federation Of Neurology. Assim como cuidamos da saúde do nosso corpo, você já parou para pensar em como cuidar do seu cérebro para garantir mais qualidade de vida?
O cérebro é um dos órgãos mais importantes e essenciais para nossa sobrevivência. Sem ele, não teríamos a capacidade de raciocinar, pensar, ter sentimentos e desenvolver todas as ações necessárias ao longo do nosso dia (inclusive praticar atividades físicas!).
Além disso, o funcionamento do corpo também depende dele, e é por isso que ele precisa de toda atenção e cuidado. O nosso cérebro pode – e precisa! – ser exercitado. Com exercícios estimulantes, é possível melhorar habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade.
No Método SUPERA, primeira rede de escolas de ginástica para o cérebro do Brasil, os alunos são desafiados de forma contínua, com exercícios que auxiliam na cognição do cérebro, ativando as conexões entre os neurônios e garantindo mais performance, seja na escola ou no ambiente profissional; além de trazer qualidade de vida e bem-estar. Com mais de 350 escolas em todo o Brasil, o SUPERA já treinou mais de 120 mil alunos; crianças, jovens, adultos e 60+.
“A ginástica para o cérebro ativa as conexões entre os neurônios, que nós chamamos de sinapses. Assim, conquistamos uma rede de neurônios mais forte e robusta, fazendo com que as habilidades sejam desenvolvidas com base no conceito de neuroplasticidade cerebral, ou seja, a capacidade que o cérebro tem de se modificar de acordo com estímulos”, comenta Solange Jacob, diretora acadêmica nacional da rede de academia de ginástica para o cérebro Método SUPERA.
Mas como funciona a ginástica para o cérebro?
Para exemplificar, podemos traçar um paralelo com uma academia para o corpo. Nas salas de aula do SUPERA, os halteres dão lugar ao ábaco, instrumento milenar utilizado para fazer cálculos e hoje, corresponde à principal ferramenta do curso . Com o ábaco, o aluno desenvolve o raciocínio e a coordenação motora a partir de uma atividade prazerosa e diferente.
Já atividades aeróbicas se transformam em neuróbicas dentro de uma academia de ginástica para o cérebro. São atividades que fazem com que seu cérebro saia da zona de conforto, fortalecendo novas conexões neurais. Quer exemplos? Escovar os dentes com a mão não dominante, andar de costas, mudar o relógio de pulso, fazer um novo trajeto para o trabalho…
Além disso, os alunos do SUPERA também usam jogos de tabuleiro, desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais, como estratégia, relacionamento, capacidade para resolver problemas e autoconfiança.
As apostilas com exercícios exclusivos de raciocínio lógico e as dinâmicas em grupo também fazem parte das aulas, contribuindo para a aplicação de uma metodologia eficaz, capaz de manter o bom funcionamento das funções executivas do cérebro.
A prática proporciona melhor performance, traz benefícios para a rotina, cultiva a memória e ajuda a postergar o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento naturais do ser humano – como os sintomas de doenças neurodegenerativas, por exemplo. E o melhor: é recomendado para todas as idades!
A aluna do SUPERA Ilha do Governador (RJ), Yara, em 8 meses de curso já sentiu os avanços na sua área cognitiva: “Estou com mais agilidade mental e raciocínio lógico. Minha memória melhorou e a atenção também. Como neuropsicóloga e psicóloga, entendo que o curso favorece através de sua metodologia; exercícios que favorecem a neuroplasticidade e fortalecem as conexões neurais”, relata Yara.
Maria Santana de Souza tem 71 anos e procurou o curso de ginástica cerebral do Método SUPERA em Londrina (PR) porque já tinha histórico de Alzheimer na família : “Comecei a perceber muitas melhoras na minha memória em pequenas situações cotidianas, como lembrar onde guardei as coisas, horários de consultas médicas… Além disso, desenvolvi também minha concentração e autoestima porque em sala de aula eu conheço pessoas novas e faço amigos”, diz a aluna, satisfeita.
A manutenção do nosso corpo de maneira saudável e adequada só ocorre quando nossa saúde mental está em dia. Que tal garantirmos saúde para o principal órgão do nosso corpo? A prática de atividades cognitivas, como a ginástica cerebral, uma alimentação balanceada, ingestão de água, a prática de exercícios físicos e uma boa sociabilidade são os ingredientes principais para garantir uma qualidade de vida ao nosso cérebro.
Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa Método SUPERA
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SUPERAEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Nenhum comentário para "Dia Mundial do Cérebro – Como mantê-lo saudável"