Como a depressão afeta o funcionamento da memória

Publicado em: 23/08/2019 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

A depressão é uma doença biológica do sistema nervoso, que envolve a alteração na produção de neurotransmissores como a serotonina; importante para a estabilização do humor e essencial no processo de aprendizagem.

Como a depressão afeta o funcionamento da memória - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Saiba como a depressão pode afetar de maneira significativa o funcionamento da memória e o processo de aprendizagem

A presença de sintomas depressivos pode afetar o funcionamento da memória e de outras habilidades mentais. Sabe-se que alguns comportamentos decorrentes dos sintomas depressivos como; desânimo, desespero, pessimismo ou mau humor podem se apresentar por um curto período de tempo ou nos acompanhar por um período mais longo.

De acordo com pesquisas, pessoas que sofrem de depressão e/ou sintomas depressivos intensos processam informações novas de forma mais superficial e menos satisfatórias do que pessoas sem os sintomas depressivos.  São indivíduos que terão um processo de aprendizagem mais lento, estarão alheias em si mesmas; apresentam pensamentos tristes, não têm interesse em fazer coisas novas e se esforçam pouco na realização de tarefas, interferindo na qualidade daquilo em que está executando. Uma pessoa deprimida ou com a presença de sintomas depressivos não acredita que seu quadro vá melhorar e não tem energia para realizar esforços, puxa menos conversa do que o costume e se esforça menos para novas aprendizagens.

Supera e você na Disney

Controle as emoções

É importante lembrar que as emoções podem afetar fortemente a nossa saúde. Apesar de nem sempre conseguirmos controlá-las, não estamos totalmente em suas mãos. É importante refletirmos que, em caso da presença de pensamentos negativos, é muito importante conversar com amigos de confiança sobre as situações que estamos com dificuldades de enfrentar, pois esta é uma das formas de amenizarmos os sintomas de tristeza.

A tecnologia possibilita também o acompanhamento de fóruns nas redes sociais para trocas de vivências, onde podemos receber dicas e orientações para o enfrentamento de problemas, com sugestões e formas de apoio.

O Humor previne a depressão

Sabemos que é possível melhorar o humor e prevenir a presença de sintomas depressivos. Uma solução é a realização de hábitos de vida saudáveis como: atividades físicas; uma dieta balanceada, com alimentos ricos em nutrientes, uma boa qualidade do sono e a realização de atividades que possam exercitar as habilidades cognitivas, como os exercícios de ginástica para o cérebro.

Por fim,  destaca-se que; se os sintomas depressivos estiverem presentes em sua rotina e persistirem, é recomendável consultar um médico e realizar um tratamento específico, que pode envolver terapias medicamentosas e não medicamentosas, cuja eficácia já é comprovada cientificamente.

Como a depressão afeta o funcionamento da memória - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Thais Bento Lima é gerontóloga e colunista do SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados