Como a depressão afeta o funcionamento da memória

Publicado em: 23/08/2019 | Última modificação em 13/09/2019 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

A depressão é uma doença biológica do sistema nervoso, que envolve a alteração na produção de neurotransmissores como a serotonina; importante para a estabilização do humor e essencial no processo de aprendizagem.

Como a depressão afeta o funcionamento da memória - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Saiba como a depressão pode afetar de maneira significativa o funcionamento da memória e o processo de aprendizagem

A presença de sintomas depressivos pode afetar o funcionamento da memória e de outras habilidades mentais. Sabe-se que alguns comportamentos decorrentes dos sintomas depressivos como; desânimo, desespero, pessimismo ou mau humor podem se apresentar por um curto período de tempo ou nos acompanhar por um período mais longo.

2019Supera e você na Disney

De acordo com pesquisas, pessoas que sofrem de depressão e/ou sintomas depressivos intensos processam informações novas de forma mais superficial e menos satisfatórias do que pessoas sem os sintomas depressivos.  São indivíduos que terão um processo de aprendizagem mais lento, estarão alheias em si mesmas; apresentam pensamentos tristes, não têm interesse em fazer coisas novas e se esforçam pouco na realização de tarefas, interferindo na qualidade daquilo em que está executando. Uma pessoa deprimida ou com a presença de sintomas depressivos não acredita que seu quadro vá melhorar e não tem energia para realizar esforços, puxa menos conversa do que o costume e se esforça menos para novas aprendizagens.

Controle as emoções

É importante lembrar que as emoções podem afetar fortemente a nossa saúde. Apesar de nem sempre conseguirmos controlá-las, não estamos totalmente em suas mãos. É importante refletirmos que, em caso da presença de pensamentos negativos, é muito importante conversar com amigos de confiança sobre as situações que estamos com dificuldades de enfrentar, pois esta é uma das formas de amenizarmos os sintomas de tristeza.

A tecnologia possibilita também o acompanhamento de fóruns nas redes sociais para trocas de vivências, onde podemos receber dicas e orientações para o enfrentamento de problemas, com sugestões e formas de apoio.

O Humor previne a depressão

Sabemos que é possível melhorar o humor e prevenir a presença de sintomas depressivos. Uma solução é a realização de hábitos de vida saudáveis como: atividades físicas; uma dieta balanceada, com alimentos ricos em nutrientes, uma boa qualidade do sono e a realização de atividades que possam exercitar as habilidades cognitivas, como os exercícios de ginástica para o cérebro.

Por fim,  destaca-se que; se os sintomas depressivos estiverem presentes em sua rotina e persistirem, é recomendável consultar um médico e realizar um tratamento específico, que pode envolver terapias medicamentosas e não medicamentosas, cuja eficácia já é comprovada cientificamente.

Como a depressão afeta o funcionamento da memória - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Thais Bento Lima é gerontóloga e colunista do SUPERA – Ginástica para o Cérebro
Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "Como a depressão afeta o funcionamento da memória"

Faça um comentário

  • Elisabete disse:

    Dou muito extremamente estressada se algo não daí como eu quero tenho dificuldade de lembrar algo que já de passou algum tempo
    Minha mãe com 84, lembra de coisa de quando menina.

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.