Chocolate: além de ser gostoso, faz bem para a saúde do cérebro!

Publicado em: 04/04/2021 Por Marcela Teodoro

O assunto hoje é de dar água na boca: vamos falar sobre chocolate. E eu quero te contar o que acontece no seu cérebro quando você ingere esse alimento delicioso.

Neste conteúdo, quero te convidar a saber um pouco mais sobre como o seu cérebro reage quando você ingere um chocolate, e quais os benefícios que essa delícia pode te proporcionar – se consumido com moderação, claro!

Eu tenho certeza que, em algum momento do seu dia, da sua semana ou mês, você pensa em comer um chocolate para dar uma pausa e aliviar o stress, a ansiedade ou, simplesmente, para curtir a sensação deliciosa que ingerir um pedaço de chocolate te proporciona, não é?

Chocolate: além de ser gostoso, faz bem para a saúde do cérebro! - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
O chocolate, além de saboroso, quando consumido na medida certa é um importante aliado para a saúde.

Essa sensação prazerosa está ligada a um aminoácido conhecido como triptofano, responsável por estimular a produção de serotonina, que é popularmente conhecida como o hormônio da felicidade.

E o consumo de chocolate ainda pode ser um grande aliado da dopamina no seu organismo, afinal, quem não fica feliz depois de se deliciar com o chocolatinho?

Mas, além disso, o chocolate ainda possui outros compostos que podem ajudar na sua saúde física e mental, agindo em diferentes processos que acontecem dentro do seu corpo.

Pesquisadores da University of L’Aquila, instituição italiana, apontaram que o chocolate amargo é capaz de ajudar a potencializar algumas habilidades cognitivas como atenção, velocidade de pensamento, memória de trabalho e fluência verbal.

Segundo as pesquisadoras Valentina Socci e Michele Ferrara, autoras que revisaram a publicação no Science Daily “a ingestão regular de cacau e chocolate pode realmente fornecer efeitos benéficos sobre o funcionamento cognitivo ao longo do tempo”.

Mas o que tem no chocolate que permite a melhora dessas habilidades cognitivas?

Flavonoides! De acordo com o estudo, esses benefícios são devidos aos flavonoides – uma classe de compostos químicos encontrados nos vegetais – presentes no cacau. Os autores observam que:

“(…) Os flavonóis do cacau têm efeitos benéficos para a saúde cardiovascular e podem aumentar o volume sanguíneo cerebral do hipocampo. Essa estrutura é particularmente afetada pelo envelhecimento e, portanto, a fonte potencial de declínio da memória relacionada à idade em humanos”

Para que os benefícios possam ser sentidos, é importante ressaltar que a indicação é consumir moderadamente – não vale comer uma barra de chocolate por dia, viu? Isso pode não ser nem um pouco benéfico para o seu desenvolvimento.

Então… que tal aproveitar para comer um delicioso chocolate na sua próxima pausa para o café? 😀

Compartilhar este artigo

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 7 comentários

7 comentários para "Chocolate: além de ser gostoso, faz bem para a saúde do cérebro!"

Faça um comentário

  • Monica disse:

    Que bom saber, que além de gostoso podemos dizer que é medicinal!!!!

  • Lusimar Ferreira de Almeida lusimarcicero@gmail disse:

    Parabenizo por essa Boa iniciativa de vocês, junto ao desenvolvimento cerebral enfatizando a área fisiológica . Cabe também, colocar a importância dos suplementos alimentar e claro , junto ao cacau e ao chocolate!

  • Fernando disse:

    Realmente chocolate eh bom demais , além de ser muito gostoso. Parabéns ao Supera que também é mui bom.Grato.

  • luiz carlos fernandes disse:

    EU FAÇO USO, REGULARMENTE, DO CHOCOLATE AMARGO. SEGUNDO OS ESPECIALISTAS É O MELHOR PARA A SAUDE.

  • Araci Gonçalves da Cruz disse:

    Doce saber que trás alegria

  • Yara Azevedo disse:

    Por ajudar na dopamina que uma xícara de chocolate no inverno nos faz tão feliz e aquecidas

  • LUIZA CRISTINA M. CASTELO BRANCO disse:

    MUITO BOA INFORMAÇÃO SOBRE O CHOCOLATE. AGRADEÇO.

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.