A primeira infância e os impactos na vida das crianças

Publicado em: 15/12/2020 Por Marcela Teodoro

Você deve saber a importância de cuidar das crianças desde os primeiros dias do nascimento para garantir que elas possam crescer em um ambiente seguro e saudável, não é?

Falar sobre o desenvolvimento das crianças é de suma importância. Então, hoje, quero te convidar a conhecer um pouco mais sobre a primeira infância, fase da vida crucial para garantir um bom futuro para os pequenos.

Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  • O que é a primeira infância;
  • Quais os impactos dessa fase na vida das crianças.

Continue lendo o conteúdo para saber mais!

O que é a primeira infância?

A primeira infância é o período que compreende a vida das crianças desde a gestação até os seis anos de idade, de acordo com o Marco Legal da Primeira Infância, legislação que contempla todos os direitos que devem ser assegurados às crianças que estão nessa etapa da vida.

Informações contidas no portal Primeira Infância em Pauta apontam que mesmo durante a gravidez é importante oferecer estimulantes, como cantar ou ler, para proporcionar a criação de vínculo entre o bebê e a mãe.

Quais os impactos dessa fase na vida das crianças?

O desenvolvimento cerebral das crianças depende tanto de fatores internos, como a boa nutrição e a genética, quanto externos, isto é, relacionados ao ambiente em que elas são socializadas. Portanto, cuidar para que esses aspectos sejam positivos desde o nascimento é muito importante para garantir um crescimento saudável e um cérebro ativo.

Nos primeiros anos de vida, o cérebro faz mais conexões do que em qualquer outro período da vida: são de 700 a 1.000 conexões por segundo. As atividades cerebrais das crianças, principalmente até os 3 anos de idade, são muito ativas e intensas; e por isso é tão importante garantir a elas um ambiente positivo para esses estímulos.

De acordo dados do Fundo Nacional das Nações Unidas (UNICEF),  90% das conexões cerebrais ocorrem até os seis anos de idade, isto quer dizer que todas as intervenções sofridas pelas crianças nesse período refletem nas capacidades intelectuais, nos traços de personalidade e nos comportamentos interpessoais.

Espero que você tenha gostado de aprender um pouco mais sobre o que é a primeira infância e como ela impacta no desenvolvimento das crianças!

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 2 comentários

2 comentários para "A primeira infância e os impactos na vida das crianças"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.