Neurociência: o que ela pode fazer por você?

Publicado em: 09/04/2017 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Testeira - MS

Neurocientista e consultora do SUPERA, Carla Tieppo

Neurocientista e consultora do SUPERA, Carla Tieppo

Se você não é da área médica, você deve ter dito: nada! Em que lhe ajudaria saber sobre a ciência do sistema nervoso, não é? Por que conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro poderiam ser importantes para você? Então vamos lá.

2017Supera e você na Disney

Seu sistema nervoso e, em especial, seu cérebro, são responsáveis pela forma como você interpreta todas as coisas que estão ao seu redor e por todos os pensamentos e comportamentos que tem. Se você se convencer disso, poderá entender que o conhecimento sobre o cérebro pode ser uma porta de entrada para um dos bens mais preciosos da vida humana: o autoconhecimento.
Ouvimos falar da importância do autoconhecimento para muitas coisas diferentes. Fala-se da importância dele para o sucesso na vida pessoal e para a vida profissional.
Esse conhecimento envolve saber como nos sentimos e reagimos a diversos tipos de situação, para que possamos evitar comportamentos desastrosos como “falar o que não devia” ou “agir de forma impulsiva”.
Você consegue reconhecer em que situações é mais comum você “perder a linha”? A maioria das pessoas experimenta prejuízos nos relacionamentos por causa dessas coisas.
Às vezes, você está com toda razão em uma discussão e, se você fosse capaz de explicar com calma o seu ponto de vista, poderia até mesmo evitar uma briga. Mas se você se irrita e grita, por exemplo, é bem possível que as pessoas acabem dando razão e apoiando o lado da discussão que não se exaltou. Isso sem contar que, geralmente, quem está certo e se sente injustiçado tem maior chance de alterar a voz e perder a razão.
Respire fundo
Como a neurociência pode lhe ajudar nisso? O estudo do funcionamento cerebral nos mostra que nosso sistema emocional precisa ser melhor conhecido para que as reações sejam nossas aliadas no dia-a-dia.
Um exemplo disso é conhecer como a respiração pode lhe ajudar num momento difícil. Quando estamos nervosos ou contrariados, uma parte do nosso sistema nervoso inicia uma reação no corpo que aumenta a quantidade de batimentos cardíacos e aumenta a pressão com que o sangue corre nos vasos sanguíneos.
Essas e outras reações são responsáveis pelas sensações que chamamos de raiva. Se, nesse momento, mudarmos nosso ritmo respiratório de ofegante para calmo e profundo, estaremos enviando uma mensagem para o nosso cérebro de que a situação está sob controle. Assim, uma boa solução para controlar as reações impulsivas que sentimos quando estamos com raiva é prestar atenção em nossa respiração e aprofundá-la. Mas você pode perguntar: como lembrar de fazer isso na hora H?
Todo conhecimento que adquirimos precisa ser fortalecido por treino e prática, não é? Mas é justamente o conhecimento teórico que pode nos ajudar a direcionar essas práticas. Ao saber como seu cérebro funciona, você terá mais e mais recursos para controlar seus impulsos e administrar seu comportamento sempre que for preciso. Conheça seu cérebro!

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Neurociência: o que ela pode fazer por você?"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.