Mês de Conscientização à Doença de Alzheimer; O que você pode fazer?

Publicado em: 05/09/2023 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Estamos prolongando nossa expectativa de vida, mas será que estamos realmente melhorando nossa qualidade de vida?

Nesse sentido, o aumento da longevidade da população também está resultando em um aumento nos casos de doenças crônicas e neurodegenerativas, em especial a Doença de Alzheimer.

Mês de conscientização à doença de alzheimer

A Doença de Alzheimer, é uma das formas mais comuns de demência, trata-se de uma condição progressiva causada pelo acúmulo das proteínas tau e beta-amilóide no cérebro. Essas proteínas deterioram as regiões e estruturas cerebrais. Portanto, quando essas proteínas não desempenham suas funções adequadamente, as sinapses, que são as conexões entre os neurônios, deixam de funcionar, resultando na morte desses neurônios devido a esse mau funcionamento.

No entanto, é possível promover a saúde cerebral ao longo da vida para retardar o aparecimento dos sintomas da Doença de Alzheimer. Assim, a adoção de hábitos saudáveis, o manejo do estresse, a alimentação adequada, a prática regular de exercícios físicos e a ginástica para o cérebro desempenham um papel crucial para desenvolver ou não a doença.

O que posso fazer hoje para reduzir o risco de desenvolver a Doença de Alzheimer?

Dado que o Alzheimer é uma condição multifatorial, a prevenção deve envolver diversos fatores. O primeiro passo é cuidar da saúde geral do organismo, controlando doenças crônicas como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e hipertensão, além de incorporar atividades físicas e uma alimentação equilibrada.

Uma vez que o corpo está saudável, é importante também monitorar de perto o desempenho das habilidades mentais, com a prática de ginástica para o cérebro e utilizando estratégias de memória e estímulos cognitivos para prevenir ou postergar o aparecimento dos sintomas da doença. Ao estimular a neuroplasticidade cerebral, é possível desenvolver uma reserva cognitiva robusta. Essa reserva ajuda o cérebro a resistir melhor aos danos causados pelo envelhecimento ou por doenças. Além disso, ter parentes de primeiro grau com a doença não é necessariamente uma sentença, pois é possível fazer muito para fortalecer o cérebro, criando essa reserva cognitiva e antecipando-se a qualquer sintoma futuro.

Participe da 5ª edição do evento Despertando a sociedade para a saúde do cérebro

Um grande evento dedicado à conscientização sobre a Doença de Alzheimer no Brasil está chegando! Não perca a 5ª edição do “Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro”, que acontecerá em alusão ao mês de conscientização sobre a Doença de Alzheimer. O evento contará com palestras e a participação de diversos especialistas, tudo transmitido ao vivo pelo canal oficial do SUPERA no YouTube, aberto para todo o Brasil.

5ª edição do "Despertando a sociedade para a saúde do cérebro" evento de conscientização à Doença de Alzheimer.

“Nesta quinta edição do evento a parceria entre o SUPERA e a ABG está ainda mais madura, consolidando um trabalho que começou ainda em 2019 e que a cada ano se torna ainda mais relevante sobretudo pelo amadurecimento das questões ligadas ao envelhecimento como um todo”, pontuou a parceira científica do SUPERA, professora – doutora Thais Bento Lima.

Serviço:

Inscreva – se pelo link: https://bit.ly/despertando2023

Ou participe presencialmente no Teatro Gazeta – Avenida Paulista, 900 – Bela Vista – São Paulo

Quando: 16/09/2023

Horário: Das 8h às 13h Transmissão ao vivo: Canal oficial do SUPERA no Youtube – https://www.youtube.com/metodosupera

Não perca!

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "Mês de Conscientização à Doença de Alzheimer; O que você pode fazer?"

Faça um comentário

  • Rui Orlando Pereira disse:

    Importantíssima essa “aula” sobre os tipos de demência ligados ao cérebro!
    Como idoso que sou também, creio que é um dever de cada um cuidar da saúde de seu cérebro, praticando, ou ao menos tentando praticar, todas as atividades relacionadas e indicadas para a melhora desse mal.
    E assim, poder ter uma qualidade final de vida e convivência com familiares, com saúde e dignidade.

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.