SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Jogos desenvolvem memória em idosos na quarentena

Os jogos fazem parte da infância de qualquer pessoa. Seja com um quebra-cabeça, uma partida de xadrez ou um jogo de dominó, a prática sempre foi sinônimo de lazer e descontração entre amigos e família. Além disso, hoje eles estão em alta: o Brasil é líder na América Latina e ocupa o 13º lugar no mundo de desenvolvedores de jogos; tanto eletrônicos como de tabuleiro.

Jogos desenvolvem memória em idosos na quarentena - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Exercícios que estimulam o cérebro e jogos de raciocínio são alternativas para manter uma vida saudável, prevenir doenças e garantir o bem-estar no isolamento social

Nesse momento de quarentena e isolamento social, a prática de jogos tem sido uma prática divertida para toda a família e representa mais que apenas entretenimento. Eles podem garantir uma mente saudável, com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, garantindo qualidade de vida de maneira divertida e prazerosa.

Segundo Solange Jacob, Diretora Acadêmica do Método SUPERA, rede de escolas de ginástica para o cérebro, os jogos contribuem para a estimulação das funções executivas, que trazem sucesso não apenas na construção de habilidades cognitivas, mas também como socioemocionais, de ética e cidadania. Para se ter uma ideia, os jogos melhoram a atenção, memória, raciocínio, autoconfiança, coordenação motora, pensamento lateral, disciplina, respeito, entre outras habilidades.

 “Os jogos exercitam o cérebro e proporcionam oportunidades adequadas para o desenvolvimento humano na interação social, na expressão afetiva, na evolução da linguagem, na experimentação de possibilidades motoras, apropriação de regras sociais e imersão no universo cultural”, conta Solange.

Para os 60+, as principais vantagens de jogar são manter o cérebro – e a memória! – ativos e ainda garantir socialização entre colegas.

“Jogar exige concentração, memória, estratégia, trabalho em equipe e foco para que se alcance objetivos. Com isso, estimulamos o cérebro de forma que criamos novas conexões entre os neurônios, ampliando o que chamamos de reserva cognitiva. Uma reserva cognitiva maior será muito útil sob o envelhecimento, pois, sob o estresse, circuitos que demandam maior gasto de energia dificilmente serão ativados e você estará confinado a poucas alternativas de resposta. No envelhecimento, as células neuronais tendem a morrer”, explica a especialista.

Maria Santana de Souza tem 71 anos e procurou o curso de ginástica cerebral do Método SUPERA em Londrina (PR) porque já tinha histórico de Alzheimer na família. Com treino e persistência, ela conta que os resultados são surpreendentes.

“Comecei a perceber muitas melhoras na minha memória em pequenas situações cotidianas, como lembrar onde guardei as coisas, horários de consultas médicas… Além disso, desenvolvi também minha concentração e autoestima, porque eu conheço pessoas novas e faço amigos nas aulas”, relata Maria.

Os jogos representam uma das ferramentas utilizadas dentro das academias para o cérebro do Método SUPERA. Com uma metodologia baseada na neurociência, a ginástica cerebral segue os conceitos de novidade, variedade e desafio crescente; ajudando a desenvolver a cognição. Alunos de todas as idades têm a oportunidade de interagir com jogos de tabuleiro e online, além de outras ferramentas que estimulam o cérebro.

E existem infinidades de jogos que podem ser facilmente incorporados na nova rotina de quarentena e que garantem bons momentos de diversão, para toda a família. Temos algumas sugestões de jogos, que podem ser facilmente encontrados tanto nas unidades SUPERA quanto fora delas. Vamos a eles?

Ficou animado? Então comece aquecendo seu cérebro com alguns desafios! Você pode encontrar diversos desafios aqui em nosso site; acesse www.metodosupera.com.br/desafios

Achou nosso conteúdo interessante? Então clique aqui para agendar uma AULA GRÁTIS e conheça o Método SUPERA na prática!

Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa e Comunicação Método SUPERA

Sair da versão mobile