GINÁSTICA CEREBRAL
A fantástica memória dos golfinhos

Publicado em: 26/08/2013 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

GINÁSTICA CEREBRAL <BR/> A fantástica memória dos golfinhos - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Os golfinhos sempre encantaram as pessoas por sua beleza, agilidade e interatividade com os humanos. Eles possuem uma incrível capacidade de comunicação e memória, faculdades que sempre intrigaram cientistas do mundo todo.

Estas habilidades, diga-se de passagem, curiosas para um animal, levaram o biólogo Jason Bruck, da University of Chicago, nos Estados Unidos, a realizar um estudo que colocasse em prova a memória de longo prazo dos golfinhos.

Durante anos, Bruck trabalhou com mais de 50 golfinhos de seis cativeiros que fazem um rodízio de animais entre si, registrando todas as trocas entre os animais ao longo do tempo.

Ele confirmou que cada golfinho produz um som diferente, uma espécie de assobio como característica própria. Bruck então gravou todos esses sons, a fim de descobrir quais seriam as reações dos animais ao ruído. Mas antes do teste, o estudioso os habituou a assobios estranhos, para que não existisse nenhuma reação à novidade de um som emitido por um autofalante subaquático.

No momento em que um ruído do tanque foi emitido, o golfinho em teste reconheceu o assobio de um companheiro de 20 anos atrás, e ficou esbarrando nas caixas de som esperando um assobio de volta.

No oceano, os golfinhos nadam em grupos, mas é importante reconhecer os assobios de outros animais para decidir se querem ou não se aproximar.

Para ter a memória de um golfinho, a dica é fazer ginástica cerebral. Exercitar o cérebro diariamente com atividades inusitadas é importante para estabelecer novas conexões entre os neurônios e melhorar significativamente a memória.

A ginástica cerebral pode treinar a memória com palavras cruzadas, sudoku, jogos e dinâmicas em grupo. Mas exercícios simples também podem ser praticados fora da sala de aula. Escovar os dentes com a outra mão, tomar banho no escuro, mudar o caminho para a escola ou para o trabalho também são atividades que estimulam o cérebro a trabalhar e sair da rotina.

Aprender coisas novas e variar as atividades do cotidiano sempre farão com que o cérebro seja estimulado com novos desafios, desenvolvendo também habilidades cognitivas como raciocínio lógico, atenção e foco. A memória, assim como todas as habilidades faculdades do cérebro, precisa ser treinada diariamente.

Supera e você na Disney

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados