No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, data instaurada pela OMS em 1948. Quando falamos no assunto, a primeira coisa que nos vem à mente é a prática de atividades físicas, manter uma rotina de alimentação saudável, ter exames em dia… Mas você já parou para pensar em como cuidar do cérebro é imprescindível para termos uma boa saúde?
O cérebro é um dos órgãos mais importantes e essenciais para nossa sobrevivência. Sem ele, não teríamos a capacidade de raciocinar, pensar, ter sentimentos e desenvolver todas as ações necessárias ao longo do nosso dia (inclusive praticar atividades físicas!).
Além disso, o funcionamento do corpo também depende dele, e é por isso que ele precisa de toda atenção e cuidado.
O nosso cérebro pode – e precisa! – ser exercitado. Com exercícios estimulantes, é possível melhorar habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade.
No Método SUPERA, uma rede de escolas com mais de 450 academias de ginástica para o cérebro no Brasil, os alunos são desafiados de forma contínua, com exercícios que auxiliam na cognição do cérebro, ativando as conexões entre os neurônios.
Para exemplificar, podemos traçar um paralelo com uma academia para o corpo. No SUPERA, os halteres dão lugar ao ábaco, principal ferramenta do curso que serve para fazer cálculos de forma prazerosa e bem diferente. Com o aprendizado, o aluno desenvolve o raciocínio e a coordenação motora.
E as atividades aeróbicas? Em uma academia de ginástica para o cérebro, elas ganham outro nome: as neuróbicas. São atividades cotidianas realizadas de forma diferente que fazem com que seu cérebro saia da zona de conforto, criando novas conexões. Quer exemplos? Escovar os dentes com a mão não dominante, andar de costas, mudar o relógio de pulso, fazer um novo trajeto para o trabalho…
Além disso, na prática da ginástica para o cérebro, os alunos usam também jogos de tabuleiro e on-line, ideais para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais, como pensamento estratégico, relacionamento e autoconfiança.
Os alunos também usam apostilas com exercícios cognitivos exclusivos, participam de dinâmicas… Todas essas ferramentas, praticadas de forma estratégica, fazem com que o cérebro se desenvolva e se mantenha ativo até o fim da vida.
A prática traz benefícios para a rotina, desenvolve a memória e ajuda a prevenir os sinais de envelhecimento naturais do ser humano, postergando o aparecimento dos primeiros sintomas de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
“Um bom treino cognitivo diário ajuda a aumentar a reserva cognitiva. Na prática, isso quer dizer que é possível chegar, por exemplo, aos 80 anos e ter um bom ‘estoque de informações’, que permite que o cérebro faça associações sempre que necessário. Se o cérebro tem uma boa reserva cognitiva, isto permite, por exemplo, que se ache rapidamente um sinônimo para uma palavra, da qual não se consegue lembrar exatamente”, comenta Solange Jacob, Diretora Acadêmica Nacional da rede de academia de ginástica para o cérebro Método SUPERA.
A manutenção do nosso corpo de maneira saudável e adequada só ocorre quando nossa saúde mental está em dia. Que tal todos nós garantirmos saúde também para o principal órgão do nosso corpo? A prática de atividades cognitivas, como a ginástica cerebral, uma alimentação balanceada, ingestão de água, a prática de exercícios físicos e uma boa sociabilidade são os ingredientes principais para garantir uma qualidade de vida à nossa mente e ter bem-estar no dia a dia.
Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa Método SUPERA