Como ter motivação na volta ao trabalho presencial ?

Publicado em: 02/06/2022 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Como ter motivação na volta ao trabalho é a pergunta de milhões de trabalhadores que foram obrigados a retornar ao sistema convencional de trabalho depois de dois anos de pandemia e trabalhos remotos.

A volta ao trabalho presencial tem exigido paciência e resiliência de quem atuou remotamente nos últimos meses.

Se a atividade remota não é uma opção para a maioria dos trabalhadores, para quem voltou ao ambiente corporativo é necessário recuperar a motivação e a capacidade de produção, mesmo em um ambiente com mais ruídos e solicitações.

Quando voltar não é uma opção

Produzindo mais, melhor e em casa, muita gente torceu o nariz para a volta ao trabalho presencial.

A insatisfação com o trabalho tradicional em escritórios foi inclusive traduzida em números, um total de 603.136 desligamentos voluntários em março de 2022 feitos a pedido do trabalhador – o equivalente a 33,2% do total, mesmo em meio a um desemprego que atinge 12 milhões de brasileiros.

pessoa sorrindo no ambiente de trabalho

O levantamento feito pela LCA Consultores leva em conta os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que contabiliza as vagas com carteira assinada no país. Este foi o maior número de demissões a pedido em um único mês desde janeiro de 2020, início da série histórica do Caged com a metodologia atual de contagem de vagas.

De volta ao escritório e motivado

Para quem voltou – mesmo a contra gosto, resta a honestidade: nem sempre é fácil estar motivado principalmente se você não se sente a vontade com o que faz ou onde está profissionalmente.

Um homem e uma mulher juntos no ambiente de trabalho

A neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro explica que, mais do que buscar a motivação a qualquer custo precisamos entender de onde ela vem e como você pode usar isso a seu favor.

“Antes da motivação precisamos entender que ela não se sustenta sem disciplina. É a disciplina que sustenta um comportamento na ausência da motivação. Quando entendemos isso, mesmo em ambientes difíceis, reforçamos o caminho do auto conhecimento o que nos ajudará a chegar mais longe”, assegurou.

Como ter mais motivação na volta ao trabalho?

A disciplina não vem de uma área do cérebro ou de uma função isolada, mas é construída pela metacognição – que é a capacidade do ser humano de monitorar e autorregular os processos cognitivos

“Não adianta eu usar a atenção, o raciocínio e a flexibilidade mental sem ter plena consciência desses processos durante o planejamento de um objetivo”, detalhou.

como ter motivação na volta ao trabalho

A metacognição está em ação quando, por exemplo, eu preparo a mesa para estudar e escolho cronometrar 20 minutos para ficar em total concentração e deixo o smartphone bem longe nesse período. Faço isso porque sei que se o aparelho estiver próximo terei grandes chances de distrair.

Quando regulo meu comportamento usando estratégias para privilegiar a busca de um objetivo, estou usando a metacognição e desenvolvendo a disciplina.

“A grande vantagem de desenvolver esse controle é, que quanto mais melhoramos, mais resultados vamos conseguindo a partir das mudanças de hábitos e isso vai contribuir para o cérebro reforçar esse comportamento e assumir uma visão mais positiva e otimista da vida”, lembrou.

O contrário disso é o que acontece com muitas pessoas ao começar um plano para atingir um objetivo sem ter a consciência de quanto e quais esforços elas terão que assumir. Então começam a se autossabotar com comportamentos contrários à direção do objetivo.

De volta ao trabalho com mais motivação e uma força extra

Para quem precisa de uma força extra para retomar a motivação no trabalho a prática de ginástica para o cérebro oferece benefícios valiosos como controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, oferecendo ganhos substanciais nas chamadas soft skills – habilidades subjetivas que envolvem comportamento, como colaboração, inteligência emocional, trabalho em equipe, empatia, comunicação eficaz e liderança de equipe “Quando fortalecemos essas características reforçamos a disciplina e impactamos diretamente a motivação”, assegurou a especialista.

Mulher de máscara no ambiente de trabalho como ter motivação na volta ao trabalho

A neurocientista do SUPERA dá ainda algumas dicas para aumentar a disciplina, superar esse momento e retomar as metas profissionais com força total ainda em 2022, confira:

  • Faça um planejamento realista da rotina é um passo importante.
  • Organize seus dias levando em consideração todas as atividades – inclusive o novo hábito, o tempo real que elas consomem e como a rotina diária varia ao longo da semana.
  • Fragmente os resultados desejados em metas menores e sequenciais, e priorize atingi-las.
  • Crie gatilhos ambientais para auxiliar na constância também ajuda. Por exemplo, se você quer estudar inglês e mora com outras pessoas, já avise a todos qual dia e horário você estará focado.
  • Se quer se exercitar após o trabalho, já separe a roupa e a playlist para o dia e deixe a vista.
Compartilhar este artigo

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Como ter motivação na volta ao trabalho presencial ?"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.