Como melhorar a memória ?

Publicado em: 23/03/2022 | Última modificação em 25/03/2022 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

O cérebro possui diversas funções essenciais para o nosso dia a dia, e a memória é uma delas.

Assim como o nosso corpo, ela precisa ser exercitada regularmente para que possamos armazenar informações de forma adequada e também consolidar novos conhecimentos.

No artigo de hoje vamos explicar como exercitar e fazer um upgrade de memória no seu cérebro.

Como melhorar a memória ? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
É possível ter mais memória e alcançar seus objetivos ainda neste ano!

Nossa memória é muito importante, no entanto, só nos lembramos dela no momento em que realmente precisamos.

Você provavelmente já teve aqueles “brancos” ou já passou por situações em que o nome de uma conhecida ou de algo específico estava na ponta da língua mas não conseguiu se lembrar.

Situações como essas revelam baixo desempenho da memória e a necessidade de exercitá-la o quanto antes. Entenda agora como melhorar sua memória:

Aproveite para baixar gratuitamente o ebook “15 Dicas para sua memória

É também no começo do ano que a memória se torna protagonista, de maneira específica para jovens em fase de aprendizado e vestibular, que precisam guardar os conteúdos e aplicá-los em suas provas. Nesse sentido, falar sobre os tipos de memória e técnicas de memorização para estudar é fundamental, mas antes vamos compreender como essa função cognitiva tão importante funciona?

Preparado? Veja como melhorar sua memória por aqui

Como nossa memória funciona?

A formação de uma nova memória ocorre por meio da ligação entre os neurônios, conexões também conhecidas como sinapses.

De modo que, diariamente recebemos estímulos do ambiente, tais como olfato, paladar, visão e audição, que por sua vez operam na primeira etapa do armazenamento por meio da memória de curto prazo.

Como melhorar a memória ? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Ao entender nosso cérebro, damos os estímulos certos a ele

Na memória de curto prazo, as informações recebidas podem ou não ser relevantes, no primeiro caso elas são enviadas para uma região específica do cérebro, também conhecida como hipocampo.

Já quando não são importantes, essas memórias caem no esquecimento.

Já as memórias de longo prazo podem ser divididas em 2 tipos:

  • Memória explícita, descritas por meio de palavras, como datas comemorativas importantes e nomes de objetos;
  • Memória implícita, exercitada quando realizamos tarefas no ‘piloto automático’. O andar de bicicleta e reconhecer uma música apenas pelo início dos acordes são exemplos clássicos.

Mas para que a memorização ocorra de forma eficaz são necessárias 4 etapas da memória, confira quais são elas.

Como melhorar a memória ? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Atenção

A atenção coloca em jogo nossa capacidade de concentração diante de novas informações, sejam elas a explicação de um professor, um vídeo instrutivo ou a leitura de um livro.

O primeiro passo para memorizar é ter atenção no momento do aprendizado.

Quer estimular ainda mais a sua capacidade de memorização? Matricule-se agora no SUPERA, a maior rede de ginástica para o cérebro do mundo.

Compreensão

Já a compreensão relaciona-se com a nossa capacidade de estabelecer relação com o tema em que estamos sendo expostos.

Talvez seja importante você saber que o nosso conhecimento se consolida de forma mais sólida quando relacionamos a nova informação com conhecimentos já adquiridos. Esse processo de associação permite uma maior compreensão e também é uma forma de resgatar a informação com mais facilidade.

Armazenamento

Ao passo que compreendemos aquela informação, ela será associada a um campo específico do conhecimento e poderá ser acessada quando precisarmos.

Resgate

O resgate é aquela situação em que “pescamos” certa informação quando necessário, podendo ser manifestadas por meio de estímulos visuais, cheiro ou até mesmo um som.

Agora que você já entendeu como nossa memória funciona, confira algumas dicas para exercitar sua memória e deixá-la treinada na hora dos estudos.

Como melhorar a memória ? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Melhorar a memória impacta diretamente nos estudos

Como memória sua memória para estudar?

  1. Como já citado no tópico anterior, ter atenção é essencial para memorizar informações. Durante as aulas, evite distrações e tenha concentração no momento.
  1. Evite indisposição nos momentos de estudo. Muitas vezes ingerimos alimentos inadequados e não dormimos o tempo necessário para que nosso cérebro descanse e possa ter atenção plena durante o dia. Tenha boas noites de sono e invista em alimentos que ajudam a ter mais disposição para estudar, como brócolis, banana, ovos, espinafre, dentre outros.

Clique aqui para conferir diversos alimentos que contribuem para a saúde do seu cérebro.

  1. Encontre a sua forma de organizar suas informações. Os mapas mentais e flashcards são ótimos recursos pois permitem que o cérebro estabeleça relações entre os conteúdos com base na associação de imagens, cores e outros recursos. Essa é uma das formas mais rápidas e eficazes para armazenar informações.
  1. Com tanta matéria para estudar, dormir parece perda de tempo, mas acredite, não é. Tirar uma soneca de 20 minutos pode ser a resposta que seu cérebro precisa não só para melhorar a memória como também turbinar a capacidade de raciocínio. Isso é o que diz o estudo publicado na revista médica Heart, realizado pelo Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça.
  1. Evite substâncias como álcool, drogas, fumo e cafeína. Além de comprometer as funções motoras, essas substâncias prejudicam a memória e o processo de conhecimento.

Compartilhar este artigo

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 5 comentários

5 comentários para "Como melhorar a memória ?"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.