Atenção, foco e concentração: como usar melhor esses recursos no seu dia a dia

Publicado em: 13/07/2021 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Em um mundo cada vez mais conectado, somos bombardeados por dezenas de notificações e informações diariamente; e isso pode estar atrapalhando – e muito – a nossa performance no que diz respeito às habilidades de atenção, concentração e foco.

Garantir que essas duas habilidades estejam em dia é muito importante para conseguir desenvolver tarefas do dia a dia no trabalho, em casa ou nos estudos, seja on ou offline. A boa notícia é que estímulos ligados a novidade, variedade e grau de desafio crescente ajudam o cérebro e ampliar essas capacidades, com possibilidade de melhora já a curto prazo.

Atenção, foco e concentração: como usar melhor esses recursos no seu dia a dia - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Mas afinal: o que é concentração?

A concentração pode ser definida como a focalização da atenção em um determinado objeto ou em uma ação.

Em termos gerais, podemos dizer que a concentração se refere à capacidade de se manter atento a uma atividade específica sem ceder a outras distrações.

Essa capacidade depende do trabalho realizado no córtex pré-frontal, uma parte do cérebro localizada no lobo frontal, que é o grande responsável por controlar os aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais inerentes às pessoas.

Então, agora você já sabe que saúde do cérebro está diretamente ligada à boa performance das habilidades como atenção e concentração. E manter o cérebro saudável para potencializar aprendizados, conhecimentos e o desenvolvimento das pessoas é o nosso principal foco.

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“Assim como as outras capacidades cognitivas do cérebro, para garantir mais atenção e concentração, é preciso incentivar o cérebro a fazer conexões que propiciem respostas assertivas, o treinando por meio de estímulos adequados”, lembrou Patrícia Lessa, diretora Pedagógica do SUPERA – Ginástica para o cérebro.

O que prejudica minha concentração/atenção?

A falta de concentração pode estar muito ligada à realidade em que vivemos. Isto é, em uma dinâmica social que pede, a todo momento, atenção em múltiplas telas e tarefas, é muito difícil garantir a concentração em todas elas simultaneamente.

E esses fatores citados acima incitam a necessidade de ser, cada vez mais, multitarefa – ou multitasking, termo muito usado nas redes –, o que não necessariamente é algo benéfico. Afinal, não adianta fazer muitas coisas ao mesmo tempo se você não se dedica, de fato, a cada uma delas e absorve os conteúdos de maneira superficial.

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Além disso, altos níveis de estresse e cansaço também podem afetar negativamente o desempenho da memória, já que interferem diretamente no funcionamento das conexões que ocorrem dentro do cérebro.

Microsoft apresentou, em 2015, um estudo que apontou que a capacidade de concentração das pessoas dura em média 8 segundos – 4 segundos a menos do que o tempo médio estabelecido nos anos 2000.

E essa necessidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode ser muito prejudicial à saúde do cérebro no que diz respeito às capacidades de foco e concentração.

Estimular a concentração passa por trabalhar a habilidade de separar momentos específicos para realizar as tarefas. Quanto mais você exercitar o seu cérebro para prender sua atenção a um elemento ou atividade, mais ele saberá qual é a hora de se concentrar em uma só atividade sem receber nenhuma interferência externa.

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Para melhorar a concentração agora!

A desatenção é uma consequência da necessidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, como já falamos nos tópicos acima. Talvez você acredite que dá conta de fazer diferentes tarefas simultaneamente, porque sabe que o seu cérebro está acostumado a desempenhá-las, não é mesmo?

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No trabalho, você já sabe quais são suas tarefas de rotina. Em casa, você também já tem uma sequência lógica de atividades a serem desempenhadas diariamente. Nos estudos, também, você com certeza já sabe de antemão o que vai precisar fazer durante os períodos.

E é aí que mora o problema: o seu cérebro, que já conhece todas essas funções e sabe como executá-las da forma usual, deixa de fazer novas conexões que te ajudam a estimular o seu cérebro a desenvolver novas maneiras de fazê-las, e assim manter suas habilidades crescendo exponencialmente.

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“Isso acontece porque, ao assimilar as suas atividades cotidianas, o seu cérebro trabalha dentro da zona de conforto – o que não significa, necessariamente, que é ruim –, mas para garantir a potencialização das suas capacidades é necessário propor ao seu cérebro novos desafios, estimulando-o a executar cada vez mais conexões e fortalecer suas habilidades cognitivas e comportamentais”, detalhou a especialista.

Para garantir que suas capacidades continuem se desenvolvendo, e entre elas o nosso assunto principal, a concentração, é necessário oferecer estímulos para gerar cada vez mais conexões.

Comportamentos e hábitos para melhorar sua capacidade de concentração:

  • Ler e estudar – Faça algumas perguntas para você mesmo sobre o que está lendo. Pense em como você faria um sumário para organizar o conteúdo. Este hábito ajuda seu cérebro a organizar as informações novas estabelecendo sua causa e efeito entre elas.
  • Distrações – Quanto mais difícil a tarefa, mais as distrações serão tentadoras. Desligue tudo ao seu redor.
  • Acabe com o ‘multitarefa’ – Resista a tentação de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Foque em terminar a primeira tarefa para só então começar a próxima. Insistir no contrário pode gerar retrabalho.
  • Respire e medite – Faça exercícios de respiração cada vez que sentir que está perdendo o foco da atividade que tem em mãos.
  • Controle os pensamentos – Mantenha sua mente em ordem com pensamentos positivos e ordenados para o futuro. Embora este hábito possa parecer difícil no início, a ideia é que com a prática a produção de pensamentos positivos se torne padrão para a sua mente.
  • Exercite seu cérebro – Procure atividades que possam estimular conexões neurais, como a prática de ginástica para o cérebro. O termômetro aqui é simples: seja em casa ou mesmo praticando ginástica para o cérebro com o SUPERA, a partir do momento que você sente confortável com determinada atividade, está na hora de avançar!
  • Viaje – Explorar novas paisagens, fazer passeios diferentes, conhecer pessoas novas ou mesmo fazer novos amigos são excelentes exercícios para o cérebro. Como seres sociais as interações com pessoas estimulantes, divertidas e interessantes são extremamente importantes para o nosso cérebro e a nossa mente.
  • Faça pausas – Nosso tempo máximo de concentração em uma determinada tarefa é de 45 minutos, por isso precisamos de intervalos entre as aulas, por exemplo. Parar neste caso significa manter a produtividade elevada e não perder tempo. Na pausa vale navegar na internet, ler uma reportagem, um artigo, tomar um café, ou conversar com um colega.

“O estado de mente agitada pode impedir qualquer pessoa de conseguir organizar sua rotina ou desempenhar suas atividades cotidianas de forma eficiente. Aprender a controlar nosso impulso por fazer tudo as pressas, simultaneamente, e saber como não permitir que distrações no ambiente ou no mundo virtual nos tirem o foco, parece ser um dos maiores desafios dos tempos modernos. Por isso é tão importante estimular o cérebro da forma correta. Uma vez estimulado ele estará mais preparado para lidar com todos esses desafios”, concluiu Patrícia.

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1 comentário para "Atenção, foco e concentração: como usar melhor esses recursos no seu dia a dia"

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  • Agripino Francisco de Araujo disse:

    Conheço bem o Supera, passei mais quatro anos frequentandos os Ensinamentos seus que foram e são de grande proveito para mim. Recomendo o Supera por experiência própria.

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