O seu filho sabe como lidar com a frustração? Entenda como ajudá-lo

Publicado em: 21/06/2022 Por Supera
O seu filho sabe como lidar com a frustração? Entenda como ajudá-lo - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

O seu filho não sabe como lidar com a frustração? Essa situação é mais comum do que muitas pessoas imaginam. Nesse momento, é fundamental conhecer e validar os sentimentos da criança.

Na prática, a frustração estimula a produção de hormônios do estresse no nosso cérebro. Quando nos frustramos, enfrentamos emoções parecidas com as que acontecem quando estamos diante de uma grande dificuldade.

Se você tem interesse no tema e deseja conhecer a importância de ajudar a criança a lidar com a frustração, continue a leitura deste post! Listamos algumas dicas sobre o assunto.

Como ajudar o seu filho a lidar com a frustração?

Para você descobrir como auxiliar o seu filho nos momentos de frustração, apresentamos, nos próximos tópicos, algumas dicas. Confira!

Mostrar soluções

As crianças podem sentir frustração por coisas que são facilmente resolvidas. Procure sempre conversar com o seu filho para saber se esse é o caso. Se for, procure encontrar uma solução com ele.

Isso não significa a resolução dos problemas dele, já que a criança deve aprender a enfrentar as dificuldades e aplicar soluções por conta própria. Vocês podem conversar para descobrir a melhor maneira de resolver a questão juntos.

Ajuda para manejar as emoções

Durante a infância, é normal não saber lidar com grandes emoções, uma vez que isso é algo que costumamos aprender com o tempo. Durante o momento de frustração do seu filho, procure ajudá-lo a entender o que ele está sentindo, sem diminuir os sentimentos dele.

Validar as emoções

É importante acolher as emoções de maneira empática, lidando respeitosamente com a questão em um momento oportuno. Evite desviar a atenção do que aconteceu para outros temas.

O ideal é aproveitar o momento para conversar sobre isso, a fim de propor condutas que são adequadas para as horas de raiva. Lembre-se de que acolher, validar emoções e direcionar as crises não quer dizer ceder aos desejos da criança.

Conversar sobre sentimentos

A frustração costuma vir acompanhada do sentimento de solidão, por isso, é muito importante demostrar apoio à criança nessa hora, assim como propor uma conversa sobre os sentimentos. Demonstre que, não importa qual seja o problema, ela pode contar com o seu auxílio.

Ensinar formas de lidar com a frustração

Por fim, procure ensinar maneiras de lidar com o sentimento de frustração. Para tanto, você pode contar histórias de superação, falar sobre desafios e até mesmo incluir atividades extracurriculares na rotina do seu filho — como um esporte. Assim, ele vai entender que, na vida, a alternância entre ganhar e perder é natural.

Uma boa alternativa é demonstrar que você entende o que ele está passando e, inclusive, já teve momentos assim. Aponte o que você fez para resolver a situação.

Viu como lidar com a frustração do seu filho não é uma tarefa impossível? Basta agir com calma e lembrar que lidar com esse tipo de sentimento não é fácil — nem mesmo para os adultos.

Gostou das dicas que listamos aqui? Confira as nossas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos! Estamos no Facebook e no Instagram!

Compartilhar este artigo

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "O seu filho sabe como lidar com a frustração? Entenda como ajudá-lo"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.