Como fazer o cérebro aprender melhor? Faça o teste e descubra!

Publicado em: 06/02/2023 | Última modificação em 18/01/2024 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Em uma sociedade com informações novas a todo instante, aprender mais rápido e melhor pode fazer toda a diferença. O primeiro passo para entender os mecanismos de aprendizagem no cérebro é entender que memória e aprendizagem são conceitos distintos e complementares, ou seja: memorizar não significa exatamente aprender.

Nesse sentido, você aprende algo novo quando é capaz de responder a um determinado estímulo a partir de experiências anteriores (memórias).

Como fazer o cérebro aprender

A neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci explica que ainda é comum falar sobre os estilos de aprendizagem na área da educação uma teoria de David Kolb no início dos anos 70 e diz que cada um teria uma forma de aprendizagem mais eficaz de acordo com o uso dos sentidos. 

“Na neurociência, cada vez mais verificamos evidências de que a organização do cérebro integra informações provenientes de todos os canais sensoriais, de forma cooperativa, para então criar uma visão da realidade. Assim, as experiências multissensoriais potencializam as percepções, facilitando os processos de consolidação e recuperação das memórias”, explicou.

Como fazer o cérebro aprender: Como isso acontece no cérebro?

A princípio, o processo para entender como fazer o cérebro aprender inclui o entendimento do processo de processamento multicanais (usando visão, audição, motricidade, etc.) permite a distribuição da carga cognitiva, melhorando a memória a curto-prazo e sua posterior consolidação em memória de longo-prazo. Pensar dessa forma faz mais sentido, porque o cérebro evoluiu sempre em ambientes multissensoriais, lidando e recebendo estímulos por todos os sentidos ao mesmo tempo “Nesta lógica, priorizar ou escolher apenas um jeito de receber informação não é muito produtivo, como se eu estivesse utilizando um aparelho 220V em uma tomada de 110V”, alertou Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA, Ginástica para o cérebro.

Mas é claro que focar no aprendizado com todos os sentidos exige mais atenção, e não cair na tentação de sempre buscar conteúdo do mesmo jeito. Será que você está acomodado preferindo sempre um mesmo canal sensorial?

Como fazer o cérebro aprender

Como fazer o cérebro aprender? Faça o teste e descubra o canal sensorial que precisa ser estimulado:

Primeiro passo da aprendizagem – receber a nova informação:

1 – Prefiro presentes:

  1. bonito      b) sonoro     c) útil

2 – Memorizo mais quando:

  1. lendo      b) ouvindo     c) fazendo

3 – Na maioria das vezes estou:

  1. observando   b) ouvindo    c) movendo

4 – Ao comprar, procuro:

  1. observar o produto    b) ouvir o vendedor   c) experimentar/testar

5 – Quando em excesso, me irrito com:

  1. claridade     b) barulho      c) aglomeração

6 – Em um filme, fico mais atento a:

  1. cenários      b) músicas     c) interpretação

7 – Me animo mais quando:

  1. me mostram      b) me falam     c) me convidam

Se suas respostas foram:

  • Maioria letra a: Você foca mais atenção ao captar informações pelo visual. Tente alternar a atenção percebendo também os sons e trabalhando o tato por meio do movimento.
  • Maioria letra b: Você foca mais atenção ao captar informações pela audição. Tente alternar a atenção percebendo também o visual, cores e trabalhando o tato por meio do movimento.
  • Maioria letra c: Você é mais cinestésico e foca no movimento. Se trata de um estilo que já integra várias informações corporais, apenas procure incluir mais dados visuais e auditivos.
Como fazer o cérebro aprender melhor? Faça o teste e descubra! - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Segundo passo da aprendizagem – significado – emoção e repetição

Mas afinal, como fazer o cérebro aprender? Primeiramente, o cérebro não registra informações soltas, ele precisa ligá-las a algo que já é conhecido. Ou seja, o conhecimento nunca é “empurrado” para o cérebro, só o que “faz sentido” será sugado pelo cérebro. Assim, o aprendizado depende de três fatores citados pela Neurocientista Suzana Herculano-Houzel:

Repetição: é o fator que provocará as mudanças sinápticas nas células neuronais que então irão implementar a nova maneira de agir e pensar. Quando esquecemos algo aprendido é porque não repetimos e usamos o suficiente para o cérebro entender que aquilo é relevante!

Retorno negativo: fator que informa quando se erra e é preciso tentar de novo de outro jeito.

Retorno positivo: fator que sinaliza quando se fez a coisa certa que deve ser repetida.

O que nos levará a continuar tentando apesar dos erros naturais do aprendizado são o retorno positivo e a expectativa de acertar da próxima vez. Por isso o incentivo dos educadores é tão importante!

Clique AQUI e agende agora sua aula gratuita no SUPERA!

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 7 comentários

7 comentários para "Como fazer o cérebro aprender melhor? Faça o teste e descubra!"

Faça um comentário

  • Marina Tokumaru disse:

    Fiz o teste. Gostei muito. O resultado foi: alternativa c na maioria das respostas. Preciso usar todos os sentidos para fazer o cérebro trabalhar melhor para aprender e apreender as informações novas que ele está recebendo, filtrar o que me faz sentido para registrar e guardar na memória de longo prazo, além de não esquecer da memória de trabalho (memória de curto prazo).

  • Sonia disse:

    Adorei!
    Simples e me parece eficaz.

  • jose BERNARDES NETO disse:

    Somos muito preguiçosos. Não colaboramos para nosso cérebro estar sempre em atividade plena.

  • Simone Cruz disse:

    Sou mais cinestésico e foco no movimento. Como foi dito, se trata de um estilo que já integra várias informações corporais. Preciso incluir mais dados visuais e auditivos. E certamente, consigo apreender um conhecimento novo quando em contato com o visual. Nem tanto o auditivo. Esse somente se aquele que fala é objetivo, claro e também faz o uso do visual. Quando em contato com um conhecimento novo, o meu cérebro consegue acionar uma memória visual em reserva e a refaz de forma brilhante. Assim, procuro utilizar mapas mentais e conceituais, pictogramas, fluxogramas, desenhos espontâneos e muitos outros recursos visuais.

  • #soualunosuperarecifeboaviagem.Em Abril de 1918 meu cérebro foi presenteado com o método ” Supera Ginástica para o Cérebro “, os ganhos cognitivos são marcantes e nos faz renascer à cada dia , na procura de uma mente saudável, não saberia mais viver sem o apoio que tenho recebido de minha(o)s colegas superana(o)s como também da minha educadora Supera ” Juliana Lima ” , da gestora ” Andrea Negreiros “, do pessoal administrativo e apoio, na tríade ” Novidade, Variedade e Grau de Dificuldade Crescente. Recomendo à toda(o) s independentemente da sua idade. Imperdível #Showdebola #Tamojunto. Saudações Superanas. Fortíssimo Abraço.

  • Fredalina Elias disse:

    Surpreendente, despertou minha curiosidade.

  • Marta Maria de Oliveira juchem disse:

    Não sei o que é website ou blog

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.