Colunista SUPERA lança livro sobre envelhecimento cognitivo

Publicado em: 30/03/2020 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Ao longo das últimas décadas em praticamente todo o mundo, o aumento da população idosa suscitou o aparecimento de novas maneiras de encarar a velhice e de promover a qualidade de vida entre os 60+.

qualidade de vida
Thais Bento Lima da Silva lança e-book sobre envelhecimento cerebral e saúde mental na velhice; saiba mais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no relatório sobre o envelhecimento ativo e saudável publicado no ano de 2015, para um indivíduo ser considerado pleno em relação ao funcionamento cognitivo saudável , ele deve apresentar a manutenção de suas habilidades mentais, como linguagem, pensamento, memória, funções executivas (capacidade de planejar, coordenar e executar tarefas), julgamento, atenção, percepção, capacidade de lembrar habilidades (ex: dirigir) e a capacidade de manter objetivos na vida.

Neste contexto, o livro Envelhecimento Cerebral e Saúde Mental na Velhice foi publicado em janeiro deste ano pela Editora SENAC. Trata-se de uma obra organizada e redigida pela colunista e consultora do Método SUPERA, a Profa. Dra. Thais Bento Lima da Silva. Ela aborda no livro temas como as particularidades do envelhecimento cognitivo e o que muda e o que não se altera no decorrer dos anos de vida, do ponto de vista das habilidades mentais.

Discorre também sobre a importância de direcionar atenção e estímulos à saúde mental dos idosos, tendo em vista que há um elevado índice de transtornos psiquiátricos em idosos e muitos que desenvolveram a doença desde a infância. Por questões de mitos e estereótipos presentes na sociedade, muitos nunca receberam tratamento.

No âmbito da gerontologia – ciência que estuda o processo de envelhecimento -, os sintomas depressivos são considerados indicadores ricos de informações, principalmente quando associados ao processo de envelhecimento. Dada sua provável associação com uma variedade de perdas que os idosos podem experimentar, a medida desses sintomas pode refletir a adaptação desses indivíduos a essas experiências, tornando-se um indicador de bem estar psicológico na velhice.

Adicionalmente, esta obra destaca a importância de hábitos de vida que possam estimular a promoção da saúde, prevenir o isolamento social, evitar o surgimento de sintomas de ansiedade e depressão, maximizando a resiliência dos idosos. Esta última é a capacidade de adaptar-se psicologicamente com estratégias de enfrentamento, mesmo com a ocorrência de eventos estressores e/ou possíveis perdas de entes queridos no decorrer do processo de envelhecimento.

Neste livro, também se discute a prevalência das demências no Brasil e no mundo e os critérios de diagnósticos; assim como a atuação da equipe multidisciplinar neste contexto.

A obra foi lançada em formato de e-book, ou seja, é um livro digital e visa atender as demandas por tipos de leituras mais amplas e acessíveis. Se você gosta dos assuntos sobre envelhecimento cerebral, saúde mental de idosos e intervenções que possam melhorar a qualidade de vida da saúde mental dos idosos, não deixe de adquirir esta obra, disponível apenas no formato digital e à venda em todas as livrarias on – line, do Brasil.

Disponível para adquirir aqui.

Fonte: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Relatório de envelhecimento saudável (2015). Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/186468/WHO_FWC_ALC_15.01_por.pdf;jsessionid=FAC99467A7C1C4ED3710C5C28FAF0D1C?sequence=6 Acesso em: 24 de fevereiro de 2020.

Colunista SUPERA lança livro sobre envelhecimento cognitivo - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Thais Bento Lima-Silva, pesquisadora na área de envelhecimento, estimulação cognitiva e demências, Profa. Dra no curso de Gerontologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É consultora do Método SUPERA e escreve na Coluna Cérebro Saudável.
Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Colunista SUPERA lança livro sobre envelhecimento cognitivo"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.