Especialista fala sobre alimentos para o cérebro

Publicado em: 25/05/2016 por: Barbara

Brain Food: especialista fala sobre alimentos para o cérebroAgora, mais do que nunca, as pessoas querem aprender mais sobre o cérebro humano, suas potencialidades e as maneiras de melhorar a saúde do cérebro. Para garantir qualidade de vida e saúde mental, é preciso seguir alguns passos.

Treinamento cerebral, rotina de exercícios físicos, manutenção das relações sociais, prevenção de fatores de risco cardiovasculares, boas noites de sono e alimentação saudável são algumas práticas recomendadas por especialistas tanto da área da saúde, neurociência e educação, a fim de garantir bem-estar.

De acordo com a nutricionista clínica Silvia Calil, especializada em alimentos para o cérebro, existem algumas substâncias encontradas em determinados alimentos que contribuem para o bom funcionamento do cérebro e devem ser incluídos na dieta.

Supera e você na Disney

“Algumas substâncias que estão presentes nos alimentos, como Ômega3 e licopeno, favorecem a cognição. E são muito importantes para o aprendizado. Essas substâncias estão presentes nas frutas, verduras, legumes, peixe, ovos, azeite de oliva”, diz a especialista em alimentos para o cérebro.

O licopeno é uma substância carotenoide caracterizada pela cor avermelhada e, portanto, está presente no tomate, na melancia, morango entre outros vegetais sendo que, quanto mais intensa for a cor vermelha, maior a quantidade da substância. O que chama atenção é que é um antioxidante que combate os radicais livres e retarda o envelhecimento.

O tomate é a principal fonte de licopeno. Como esta substância é melhor absorvida na presença de gorduras saudáveis, a adição de uma pequena dose de gordura monoinsaturada (como o azeite de oliva) facilita o transporte, a absorção e a ação do licopeno no organismo.

Outra característica que aumenta a biodisponibilidade do licopeno é preparar o alimento cozido. O licopeno presente na melancia e no mamão é muito biodisponível (aproximadamente 60%), já no tomate cru é em torno de 13%, enquanto que este mesmo, cozido, sobe para 70%.

Desta forma, selecionamos uma receita com estas substâncias que vão deixar o seu cérebro saudável. Confira:

Tomate com peixeTomate com curry e peixe com tamarindo

Tempo de preparação: 35 min / Serve quatro pessoas

Nutrientes por porção:

Kcal 224 / Carboidratos 11g / Açúcares 9g / Fibras 4g /  Proteínas 31g / Sodio 0,6g

Ingredientes:

6 Dentes de alho

1 Pimentão vermelho picado e sem sementes

Gengibre descascado e picado (você pode utilizar um pedaço equivalente ao polegar)

1 Colher de chá de açafrão

1 Colher de sopa de coentro em pó

1 Colher de sopa de óleo de colza (óleo de canola)

2 Colheres de chá de sementes de cominho

1 Colher de chá de sementes de funcho

800g De tomate picado

200g de feijão verde

1 Colher de sopa de tamarindo

4 Pedações de peixe, você pode utilizar pescada

Um punhado de folhas de coentro, picadas grosseiramente

Arroz para servir como acompanhamento

Modo de preparo:

Em uma panela, acrescente o alho, pimentão, gengibre, açafrão e o coentro em pó com um copo americano de água.

Aqueça o óleo em uma outra panela e acrescente as sementes de cominho e de funcho para, em seguida, adicionar o gengibre. Frite por 3 minutos.

Coloque os tomates na primeira, além de uma lata de água. Adicione o feijão, deixe ferver e, em seguida, abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos e misture o tamarindo.

Adicione os pedaços de peixe, tempere generosamente com pimenta preta moída, cubra e deixe ferver por 10 minutos.

Tire a tampa, vire cuidadosamente o peixe e, em seguida, despeje o molho e deixe borbulhar até que o peixe esteja cozido e o molho espesso.

Polvilhe sobre as folhas de coentro e sirva com arroz.

Bom apetite!

 

Por Bárbara Rocha

Barbara

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados