Atenção no trânsito: uma habilidade essencial para a memória

Publicado em: 22/12/2016 por: Barbara

Atenção no trânsito para evitar acidentes. Treine essa habilidade

Atenção no trânsito para evitar acidentes. Treine essa habilidade

Confira dicas de especialista sobre como melhorar a atenção no trânsito

Atenção no trânsito – Você é do tipo que sempre esquece onde colocou as chaves, não lembra do aniversário dos amigos ou não decora mais número de telefone? Isto pode ser um sinal de que você anda, na verdade, com problemas de atenção e que impactam em maior dificuldade de memorizar dados ou eventos.

Segundo a especialista em desenvolvimento das habilidades do cérebro Solange Jacob, diretora pedagógica da rede SUPERA, o primeiro passo para melhorar a memória é exercitar a capacidade de atenção.

“Melhorar a atenção significa melhorar sua memória. A atenção é a porta de entrada para as informações que são captadas pelos vários sentidos do nosso corpo. Quando isto acontece, as informações que recebemos chegam ao cérebro e são selecionadas conforme a prioridade que serão processadas”, explica.

Supera e você na Disney

Como o cérebro seleciona os estímulos que os nossos sentidos recolhem do exterior e do nosso interior? Esse processo de seleção atencional depende das memórias, do significado pessoal e emocional dos estímulos, das expectativas do que faremos com estes estímulos e também quais são os planos de ação que vão acontecer.

As informações ficam mantidas na mente o tempo suficiente para utilizá-las, mesmo quando estamos fazendo outras tarefas, como se fosse um depósito temporário de informações.

Para uma informação ser gravada mais facilmente como memória, precisa atenção, quando estamos profundamente concentrados, e quando são significativas para nós. Como podemos nos recordar daquilo que não prestamos atenção?

Quanto maior a motivação e a emoção de um evento, maior a atenção que damos a esta situação e assim mais facilmente será o resgate em nossas memórias. Uma ampla circuitaria neuronal se comunica entre as várias áreas do cérebro, que distribuem as tarefas mentais entre eles para que consigamos fazer o mínimo de esforço e obtenhamos a melhor performance, explica Jacob.

Existem centros nervosos reguladores desse processo de modo que podemos, conscientemente, dirigir a atenção a determinados estímulos enquanto outros são ignorados.

Nem todas as pessoas têm o mesmo tipo de amplitude de atenção. A forma de absorver informações depende da personalidade, dos interesses e das atitudes que temos em relação ao mundo. Confira dicas para melhorar a atenção no trânsito:

  1. Permaneça alerta: mantenha a mente aberta e esteja pronto para aprender coisas novas.
  1. Mantenha os seus interesses e a sua curiosidade em diversas áreas. Defina o que é importante armazenar e o que não vai ser útil para você. Reserve espaço na memória para aprendizados consistentes.
  1. Faça planos e execute-os: todo projeto permite que você se desenvolva. Isso sempre motiva você a ficar atento, a melhorar a atenção, porque o mantém aberto para o mundo externo.
  1. Estimule consideravelmente a sua atenção mantendo uma boa rede de relacionamentos sociais. Selecionar uma ou duas áreas de interesse que lhe permitam encontrar outras pessoas é uma boa maneira de criar novas redes igualmente estimulantes.
  1. Exercite seu cérebro com novidade, variedade e desafio crescente: a ginástica cerebral é uma alternativa saudável para treinar a atenção.

Barbara

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados