Por que fazer ginástica para o cérebro?

Publicado em: 17/10/2018 | Última modificação em 01/08/2023 Por Assessoria de Imprensa SUPERA
Pessoas fazendo ginástica para o cérebro
Veja como funciona e quais são os benefícios para todas as idades. Com a prática, crianças podem desenvolver a performance e se divertir.

Todo mundo sabe que corpo ativo garante qualidade de vida, porém, os exercícios para o cérebro também são essenciais para manter a saúde e independência até o fim da vida. Além disso, a prática da ginástica para o cérebro melhora a performance das pessoas na vida pessoal, profissional e acadêmica e ainda previne o aparecimento de doenças de forma divertida e dinâmica.

Mas a pergunta que fica quando pensamos em exercícios para o cérebro é: todos podem fazer? A resposta é simples: a ginástica cerebral é indicada para todas as idades; desde crianças, adolescentes, adultos e idosos. Cada um dos públicos colhe os resultados de acordo com seus objetivos.

2018Supera e você na Disney

“A ginástica para o cérebro ativa as conexões entre os neurônios, que nós chamamos de sinapses. Assim, conquistamos uma rede de neurônios mais forte e robusta, fazendo com que as habilidades sejam desenvolvidas com base no conceito de neuroplasticidade cerebral, ou seja, a capacidade que o cérebro tem de se modificar de acordo com estímulos”, conta Solange Jacob, Diretora Pedagógica Nacional do Método SUPERA, rede de escolas de ginástica para o cérebro, presente em 300 unidades no Brasil. 

No mês de outubro, dedicado às crianças, a rede SUPERA realiza a campanha “Desafie a Criança que Existe em Você”, para conscientizar sobre a importância de manter o cérebro ativo em todas as fases da vida.

Os benefícios da ginástica para o cérebro para cada faixa etária

Público infanto-juvenil: A prática contribui significativamente para o desempenho escolar, comportamento e formação ética do aluno, da infância até a juventude. É um complemento do ensino, sobretudo para quem vai prestar Enem, Vestibulares e Concursos. Além disso, proporciona o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “Com o SUPERA, melhorei minhas notas na escola e estou mais focado. Eu era muito desligado e tinha dificuldades para me concentrar”, diz Pedro Henrique Baraldi, aluno do SUPERA em Jaguariúna (SP).  

Adultos: O maior benefício da ginástica cerebral para este público é o desenvolvimento de memória operacional, necessária para o bom cumprimento dos afazeres do cotidiano. A prática também melhora raciocínio, criatividade e visão lateral, importantes para a resolução de problemas complexos e a manutenção do foco para atingir objetivos, e principalmente, melhora a performance profissional. “A ginástica para o cérebro me ajudou muito, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Tenho 32 anos, sou analista de sistemas e isso requer muita atenção, concentração e raciocínio rápido. Tudo isso estou conseguindo me desenvolver graças à prática”, comenta Denis Cassaroto, aluno do SUPERA em São Caetano (SP).

Idosos: A expectativa de vida no Brasil aumentou, mas de nada adianta chegar aos 90 sem independência e saúde mental. Nesse sentido, com cérebro ativo, é possível manter-se jovem, trabalhando, viajando, empreendendo e comemorando novas conquistas. A ginástica cerebral promove bem-estar e longevidade. “Resolvi ingressar neste curso e há um ano e noto que desenvolvi minha concentração, memória, raciocínio, atenção, coordenação motora e da autoestima. Além de obter melhoria nessas habilidades, as aulas são momentos de divertimento, prazer e socialização”, diz Ercília Sanches Fonseca, 71 anos, aluna do SUPERA em Diamantina (MG).

Mas como funciona uma academia de ginástica para o cérebro?

Nas aulas do Método SUPERA, rede de escolas de ginástica para o cérebro com 300 unidades em todo o Brasil, os alunos fazem aulas de duas horas, uma vez por semana, com ferramentas como o ábaco, instrumento milenar para cálculos que desenvolve principalmente a agilidade de raciocínio e a concentração; além de jogos de tabuleiro individuais ou em grupo; jogos online; apostilas educativas com exercícios exclusivos; dinâmicas em grupo e as neuróbicas, que são as aeróbicas dos neurônios.

O Método SUPERA já treinou mais de 100 mil alunos de todas as idades, fazendo com que elas experimentem a emoção de pensar e agir de forma inovadora, desenvolvendo o potencial do cérebro.

Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa do Método SUPERA

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Por que fazer ginástica para o cérebro?"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.