9 dicas para ter uma boa performance profissional

Publicado em: 14/03/2019 | Última modificação em 17/04/2019 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

O trabalho é muito importante para nosso desenvolvimento. Muitas pessoas investem grande parte da vida em suas formações profissionais, por meio de estudos, estágios e oportunidades de trabalho; tudo para garantir condições de trabalho que estejam mais próximas de seus projetos e metas. Sabe-se que hoje a maioria dos profissionais passam no mínimo oito horas por dia em atividades ocupacionais, ou seja, um terço do seu dia. Quando pensamos em anos, a duração desta rotina dedicada ao trabalho leva em média por 30 a 35 anos.

Investir em qualidade de vida é essencial para garantir uma boa performance profissional; confira as dicas
Investir em qualidade de vida é essencial para garantir uma boa performance profissional; confira as dicas

Somado a isso, temos o fato de que o trabalho nem sempre possibilita crescimento, reconhecimento e independência profissional. Neste contexto, destacamos a frequência de esgotamentos e desgastes do trabalhador, tecnicamente chamada de Síndrome de Burnout. Esta síndrome tem sido estudada há muitos anos e destaca a importância de cuidar da saúde física e mental, a fim de evitar o esgotamento durante as atividades profissionais.

2019Supera e você na Disney

Quando pensamos nas causas principais, sabemos que o acúmulo de trabalho, a dificuldade de compartilhar tarefas e delegar funções e a busca pelo trabalho perfeito no ambiente ocupacional são os principais fatores que levam ao esgotamento.

Para termos um bom desempenho nas atividades laborais, precisamos preservar e cuidar das nossas habilidades mentais. Uma vez esgotados e desgastados, o funcionamento cerebral fica prejudicado e a resposta aos estímulos que recebemos também. Em consequência, teremos um trabalho mal realizado e isso interferirá na qualidade do serviço oferecido.

Fique atento aos sintomas de esgotamento no trabalho:

  • Dificuldade de atenção e concentração;
  • Queixa de esquecimentos e mau desempenho da memória;
  • Desorganização nas tarefas a serem realizadas;
  • Falta de controle sobre os compromissos assumidos;
  • Uma crença incorreta a respeito de sua produção e do seu desempenho no trabalho;
  • Tendência crescente ao desenvolvimento de pensamentos negativos;
  • Irritabilidade e estresse;
  • Perda de senso de propósito de vida, desânimo e falta de energia;
  • Problemas de relacionamento com os colegas de trabalho e líderes;

No entanto, sabe-se que é possível prevenir o esgotamento da saúde física e mental nas atividades de trabalho. A principal estratégia é a realização de atividades que promovam a qualidade de vida.

Importante nos atentarmos para as atividades de promoção da saúde, para obtermos um melhor desempenho ocupacional e o bom funcionamento das nossas habilidades mentais. Confira as dicas:

  1. Realize atividades de treino cognitivo, também chamadas de exercícios de ginástica cerebral;
  2. Tente potencializar o uso de lembretes escritos (como bilhetes, agendas, recados escritos). Isso favorecerá a memória em sua prática profissional e diminuirá a sobrecarga de informações;
  3. Realize atividades físicas, de acordo com o que for prescrito para o seu condicionamento físico;
  4. Consuma uma alimentação rica em nutrientes importantes para um bom funcionamento da saúde mental e cardiovascular;
  5.  Busque ter noites de sono tranquilas e descanse o necessário para iniciar o seu dia com disposição;
  6. Busque inserir poucas metas por vez em cada dia de atividades profissionais e objetive cumpri-las;
  7. Faça uma autoavaliação positiva e acredite mais em seu potencial;
  8. Maximize a realização de atividades em equipe dentro do ambiente de trabalho;
  9. Separe um tempo para o seu lazer; o trabalho é muito importante, mas o prazer de se fazer aquilo que se gosta sem obrigatoriedade de metas e prazos ajudará a revigorar a sua energia física e mental.

Ou seja, é possível termos o aumento das nossas potencialidades e produtividade no trabalho e termos paralelamente um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional; desfrutando de maior sensação de bem estar e performance no trabalho. Cuide-se e fique atento à sua saúde mental e qualidade de vida!

9 dicas para ter uma boa performance profissional - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Thais Bento Lima é gerontóloga e colunista do SUPERA Ginástica para o Cérebro
Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 3 comentários

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.