SUPERA – Ginástica para o Cérebro

“Xi, estava na ponta da língua” – Como diminuir a falta de memória

Certamente isso já aconteceu com você. Aquela palavra que estava na ponta da língua não saiu; o nome daquele filme famoso não veio à mente; a música preferida, que marcou momentos importantes da nossa vida parece estar guardada – informações escondidas em nossas memórias.

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Sabe a sensação de esquecer algo que estava na ponta da língua? A gerontóloga e colunista do Método SUPERA, Thais Bento, explica por quê isso acontece.

Sem contar o rosto familiar que nos sorri e cumprimenta, enquanto buscamos descobrir de onde o conhecemos;  ou aquele momento em que buscamos o verbo de uma palavra em inglês, por exemplo, que nos escapa justamente no meio de uma reunião importante ou de um bate-papo com alguém de fora do nosso país.

O pior de tudo é que, nesses momentos, uma espécie de vazio toma conta de nossa cabeça, surge uma autocobrança. Sim, muitas vezes fazemos todo o esforço que somos capazes, com a maior boa vontade deste mundo, mas cadê que nossas memórias nos ajudam? As lembranças parecem sumir por trás de um conjunto de novas informações aprendidas, e até mesmo as pistas mais visíveis para nos ajudar em alguns momentos não funcionam – aquelas informações que poderiam nos ajudar a lembrar daquilo que desejamos resgatar e recordar.

Na maioria das vezes, nos resta o riso sem graça ou nos resta informar diretamente que estávamos com a informação na ponta da língua, mas não saiu. Por que isso acontece? O que é o fenômeno da ponta da língua, tão comum em nosso cotidiano? Como podemos otimizar nosso desempenho e diminuir a frequência deste fenômeno?

Trata-se de um fenômeno comum, que acontece por vários motivos. O excesso de informações armazenadas no cérebro, episódios distratores quando estamos conversando com alguém e a falta de estratégias e pistas adequadas para recordarmos da informação armazenada. Além disso, no processo de envelhecimento, é comum que esta sensação de estar com a palavra na ponta da língua se intensifique.

Mas podemos deixar o acesso à informação mais rápido a partir de exercícios; quais são eles? São exercícios de linguagem, que nos deixam mais rápidos para a busca das informações memorizadas.  Vamos conhecer alguns?

Esses são alguns exemplos de como é possível melhorar o acesso semântico por meio de exercícios de ginástica cerebral, diminuindo a sensação do fenômeno da ponta da língua. Saiba mais conhecendo as atividades do Método SUPERA – Ginástica para o Cérebro. Até a próxima!

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Thais Bento Lima-Silva, pesquisadora na área de envelhecimento, estimulação cognitiva e demências, Profa. Dra no curso de Gerontologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É consultora do Método SUPERA e escreve na Coluna Cérebro Saudável.
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