Um cérebro que sabe desenvolver e aplicar estratégias

Publicado em: 11/12/2015 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Neurocientista e consultora do SUPERA, Carla Tieppo

Neurocientista e consultora do SUPERA, Carla Tieppo

O ano está acabando e nada mais comum do que pensar em planejar o próximo. Deixamos para o “eu” que seremos lá no próximo ano, um monte de tarefas para que ele cumpra com os desejos deste “eu” que você é aqui no presente.

Outra coisa bem comum é adiar um desejo, como por exemplo trocar de carro, fazer uma viagem, perder peso ou retomar uma rotina de exercícios físicos, ou que no dia em que o “eu” que você é no presente chega no dia escolhido para iniciar a ação, ele acabe determinando uma outra data no futuro para fazer isso acontecer.

Tenho uma amiga que “quer” muito parar de fumar. Então sempre falamos sobre isso já que eu consegui parar de fumar há 7 anos e, por isso, sempre a incentivo a conseguir o mesmo. Uma boa estratégia para parar de fumar é evitar fazer as coisas que lhe remetem ao cigarro, como sair para tomar umas “cervejas” ou tomar café no meio do dia. Vale a pena também usar estratégias para substituir a nicotina do cigarro com chicletes ou adesivos.

Mas o melhor momento para parar de fumar é aqui/agora. Também vale a pena ir diminuindo o número de cigarros até chegar a zero. Mas a hora de começar é agora. Mas essa minha amiga sempre tem um plano infalível para parar de fumar no futuro. Na última vez que falamos sobre isso, ela disse que quando sua nova loja recebesse quinze compradores em um mesmo dia, ela pararia de fumar. Desta vez, ela se superou. Não somente estava deixando para o seu “eu” futuro tomar uma atitude como também estava contando com eventos externos a ela que dessem o sinal para começar o processo. Isso é o cúmulo da procrastinação, não é? Procrastinadores são aqueles que só fazem as coisas no futuro. Nunca no presente.

Nesse ponto da nossa conversa, você deve estar se perguntando: o que podemos fazer para mudar essa história? A melhor resposta é: a superação está na sua capacidade de construir estratégias. Encare suas metas ou suas dificuldades como algo que precisa de estratégia para ser alcançado ou superado. Mas para termos sucesso em construir e aplicar estratégias precisamos de um cérebro bem desenvolvido nesta direção. E um cérebro que é um bom estrategista é aquele que tem uma boa capacidade de raciocínio, bastante atenção e foco e uma boa quantidade de motivação. E a boa notícia é que essas habilidades podem ser desenvolvidas com ginástica cerebral.

O raciocínio será muito útil para identificar quais são os passos que precisam ser dados. Estabelecer prazos para realizar cada um desses passos também é muito importante. E desenhar uma estratégia vencedora requer uma boa dose de dedicação para o planejamento destes passos. Gaste tempo nisso. Faça e refaça. Escreva. Com o tempo irá perceber que vai ficando cada vez mais ágil e capaz nesta atividade.

Já a atenção e foco bem desenvolvidos ajudam a evitar agentes distratores que podem acabar convencendo-o de que há algo mais interessante que os passos da sua estratégia para ser feito. Fique atento ao fato de que quanto mais tempo você permanece focado na mesma atividade, maior é a chance de um cansaço mental lhe levar para um dessas fontes de distração. Planeje pausas que vão aliviar esse cansaço. Mas você pode ampliar sua capacidade de foco e atenção aumentando gradativamente o tempo que se dedica a uma tarefa específica.

Já a motivação, pode ser conseguida com um exercício muito útil: ao invés de pensar no seu “eu” lá do futuro como alguém que vai tomar as atitudes para mudar algo, pense nele com quem vai aproveitar o resultado destas atitudes que você vai tomar agora. Imagine-se no futuro, depois da meta alcançada. Pense no alívio e bem estar que vai sentir por ser capaz de cumprir seus objetivos. Sinta agora o prazer da meta atingida no futuro.

Assim, você pode ter muito mais força para colocar sua estratégia em prática já que a motivação em fazer alguma coisa está muito ligada ao prazer que imaginamos que vamos sentir no futuro. Lembre-se como você se sente motivado dias antes de uma viagem ou de uma grande festa. É a promessa de prazer do futuro que incendeia nossa vontade no presente.

Mas o mais importante: é preciso ter autoconhecimento. Você precisa se conhecer tão bem a ponto de ser capaz de prever em que momentos da aplicação da sua estratégia há maior chance de você desistir ou deixar para amanhã. Faça uma análise do passado e veja em que momentos você abandonou e deixou para depois a realização de outros projetos. Este é o ponto mais fundamental para o sucesso da aplicação da sua estratégia. É muito fácil arrumarmos boas desculpas para deixar para depois.

Sempre há uma festa para comer além da conta ou um filme novo estreando no cinema para te tirar da frente do computador na hora H. Conheça as desculpas que você mais usa com você mesmo e escreva-as em um cartaz bem grande na parede. Assim, quando aquele pensamento aparecer de novo para te tirar do seu caminho, aumentará muito sua chance de reconhecê-lo como uma velha desculpa.

E para quem chegou até o final deste texto, eu guardei a melhor parte desta história: depois de ter feito esse exercício de planejar e aplicar uma nova estratégia, seu cérebro ficará mais treinado para fazer isso numa próxima vez. Sim, exercitar o cérebro a ser um bom estrategista faz com que ele tenha os circuitos de neurônios mais ativos para uma próxima vez. E cada uma das vezes que você vencer, ficará “marcado” no seu cérebro como se aplicam estratégias vencedoras. Da próxima vez, será muito mais fácil. Não deixe para amanhã o que você pode mudar agora! Feliz Hoje!
um cerebro que sabe construir estrategias

2015Supera e você na Disney
Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Um cérebro que sabe desenvolver e aplicar estratégias"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.