Recomendações para pessoas idosas durante as festas

Publicado em: 13/12/2021 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Você vai receber convidados ou celebrar o final de mais um ciclo em outro local? Natal e Ano novo são sinônimos de celebração, momento de confraternizar com a família e pessoas queridas. No entanto, a pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus ainda se faz presente e os cuidados sanitários devem ser mantidos para reduzir o risco de contaminação e minimizar as chances de transmissão, principalmente com a população idosa que faz parte do grupo de risco e é mais suscetível ou vulnerável à casos graves da doença.

Recomendações para pessoas idosas durante as festas - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Em 2021, com o avanço da vacinação será possível que os idosos participem de reuniões pequenas seguindo as recomendações e protocolos de segurança, pois para os idosos as festas de fim de ano geralmente despertam diversos sentimentos e lembranças, realizar a inclusão do idoso nas festividades auxilia neste momento de melancolia. A interação, especialmente com os entes queridos, pode tornar esta época muito mais alegre e acolhedora.

Recomendações para pessoas idosas durante as festas - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

 É preciso ter muita atenção ao fazer a integração do idoso nesses eventos, para que não sejam desencadeados momentos de estresse que podem afetar a sua saúde física e mental, principalmente em época de pandemia, zelando por sua segurança e o bem estar. Pedir ajuda com o cardápio ou a decoração, faz com que o idoso participe desses momentos sem precisar se expor à covid-19. É importante que o idoso e familiares estejam com as vacinas em dia, principalmente a vacina contra Covid-19 e a vacina da gripe para reduzir as idas aos hospitais e evitar contágio.

Recomendações para pessoas idosas durante as festas - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Veja as principais recomendações para que os idosos participem das festividades com segurança:

  • Limitar o número de convidados de acordo com o espaço, evitar aglomerações e manter a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes.
  • Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados.
  • Lave as mãos com frequência durante as festas com água e sabão ou álcool.
  • Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidados (como utensílios para servir a comida, jarras e garrafas), lave as mãos com água e sabão ou álcool.
Recomendações para pessoas idosas durante as festas - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
  • Oriente os convidados a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia e organize espaços separados para pessoas que moram juntas, priorizando os idosos.
  • Caso ofereça bebidas, disponibilize-as em embalagens individuais (latas ou garrafas), arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas.
  • Deve evitar encontros pessoas que apresentarem sintomas relacionados à Covid-19 ou já tem o diagnóstico da doença, mantenha isolamento domiciliar.
  • A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou uma cartilha contendo diversas orientações relacionadas à prevenção de covid-19 nas festas de fim de ano. Se proteja e proteja sua família!

Assinam este artigo:

Sabrina Aparecida da Silva

Estudante de graduação do curso de bacharelado em gerontologia pela escola de artes, ciências e humanidades da Universidade de São Paulo, integrante do grupo de pesquisa de indicadores de vacinação em idosos 80+ com comorbidades (PIVIC80+). Atuou como monitora da oficina USP60+: “Plataforma supera online: a estimulação cognitiva para a promoção do envelhecimento ativo.

Profa. Dra.Thais Bento Lima Silva

Gerontologa formada pela Universidade de São Paulo-USP. Docente do curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. Diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). É assessora científica e consultora do Método Supera.

Interessante não é mesmo? Clique AQUI e agende sua aula grátis !

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "Recomendações para pessoas idosas durante as festas"

Faça um comentário

  • Sandra Regina Bueno disse:

    E gratificante ter informações e orientações para como cuidar do idoso para o mesmo ter qualidade de vida.

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.