4 exercícios para estimular a concentração agora!

Publicado em: 23/06/2022 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

São muitos os exercícios para estimular a concentração e você se surpreenderia com a quantidade de estudos sobre a concentração disponíveis na internet.

Alguns deles, inclusive, indicam que a capacidade do ser humano de se concentrar caiu de 12 para 8 segundos de 2000 até 2015, relativamente menor que a capacidade de concentração de um peixe dourado, que fica em torno de 9 segundos.

Embora a gente saiba que nossa concentração, de fato, não se limita a 8,25 segundos, não dá pra negar que mantê-la nos dias de hoje tem sido um desafio, afinal, existe quase uma infinidade de tarefas que demandam bons minutos e, às vezes, longas horas para serem executadas.

exercícios para estimular a concentração

Em um mundo rodeado de estímulos e com tarefas quase intermináveis é natural algumas pessoas apresentarem dificuldade para se deter completamente em uma única tarefa, mas o que pouca gente sabe é que a concentração pode ser aprimorada com o tempo, e é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Será que você chega até o final deste artigo?

Quais são as causas da falta de concentração?

A dificuldade para se concentrar se manifesta de diversas formas: algumas pessoas esquecem informações com facilidade, outras tem dificuldade para assimilar a leitura de um texto e uma boa parte das pessoas não conseguem realizar todas as atividades no tempo determinado.

As causas mais comuns da falta de concentração são estresse, falta de sono ou sono desregulado, sedentarismo e cansaço mental.

Esse problema também pode ser causado por alguns transtornos como dislexia e hiperatividade, mas estes são assunto para um outro artigo.

Confira alguns exercícios simples para estimular a sua concentração e melhorar seu desempenho ao longo do dia.

exercícios para estimular a concentração

4 exercícios para estimular a concentração

  • Faça uma lista com 25 números aleatórios e tente decorar a ordem deles;
  • Conte de 100 até 1 pulando a cada 3 números, por exemplo, 100, 97, 94, 91, etc. Os créditos desta dica vão para o Prof. André Gazola, do Blog Lendo.org;
  • Refaça na cabeça um caminho que você percorre com frequência;

Dicas rápidas para ter mais concentração

  • Tenha uma boa noite de sono: Ao dormir nosso cérebro realiza uma espécie de faxina ao eliminar as toxinas que se acumulam ao longo do dia proporcionando uma sensação de descanso ao acordar;
  • Evite os estímulos: Se você for uma pessoa que se distrai com facilidade, se desfaça dos objetos e ambientes que podem acentuar esse comportamento. Retire os objetos desnecessários da mesa de trabalho ou estudo e procure ambientes tranquilos;
exercícios para estimular a concentração
  • Organize uma lista com todas as suas tarefas e determine horários para cada uma delas. Tudo fica mais fácil quando sabemos o que precisa ser feito;
  • Jogos de tabuleiro: Esse recurso tem  o poder de estimular nossas funções cognitivas e melhorar não só nossa capacidade de concentração, mas também nossa memória;
  • Os vídeos games também estão na lista de exercícios para melhorar a concentração, quem diria, não? Os efeitos dessa prática foram analisados por pesquisadores que  sugerem que jogar videogames pode alterar as regiões do cérebro que são responsáveis ​​pelas habilidades visuoespaciais e atenção, mas é claro, não em excesso;
  • Sabe aqueles vídeos do Youtube com longas horas de música para se concentrar nos estudos ou no trabalho? Ele pode funcionar para você!;
  • Talvez você não conheça, mas o Lofi é um estilo musical que vem se popularizando entre aqueles que não dispensam um bom som enquanto estuda e pode ser um bom exercício para estimular a concentração! Confira aqui uma boa sequência 😉

Parabéns! Você chegou ao final da nossa matéria! E agora que já conheceu alguns exercícios para estimular a concentração, porque não potencializar ainda mais essa habilidade?

Por meio da ginástica cerebral do Método SUPERA você desenvolverá todas as habilidades cognitivas importantes para o seu cérebro.

Vá até uma de nossas mais de 350 unidades pelo Brasil e conheça a escola que vai te ajudar a chegar mais longe!

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "4 exercícios para estimular a concentração agora!"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.