GINÁSTICA CEREBRAL
Afaste o sedentarismo do seu cérebro

Publicado em: 20/11/2012 por: Supera

Equipe de jornalismo Supera* – 20/11/2012

GINÁSTICA CEREBRAL <br> Afaste o sedentarismo do seu cérebro - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Seu corpo apresenta sinais de sedentarismo quando você não o exercita da maneira e com a frequência adequada. Assim como acontece com o seu cérebro, mas como saber se seu cérebro está bem treinado? Você se lembra com facilidade de números de telefone, consegue focar e estar atento a uma só coisa de cada vez ou agilidade de raciocínio para resolução de problemas? Essas são algumas coisas que conseguimos realizar sem dificuldades quando nosso cérebro está em forma.

Uma série de pesquisas sobre este assunto determina a eficácia de se praticar alguns exercícios para tirar o cérebro da preguiça e agregar, além de melhorias nos aspectos ligados a agilidade de pensamento e raciocínio lógico, muito mais qualidade de vida.

O déficit de atenção, a confusão na hora de analisar problemas, compreender enunciados e apresentar resultados, são alguns sintomas de cérebro sedentário. Mas, o que poderíamos fazer para melhorar nossa capacidade de pensar?

O Supera é um método de estimulação cognitiva baseado na teoria do exercício cerebral, que utiliza ferramentas pedagógicas de eficácia amplamente comprovadas. A principal delas é a prática de cálculos através do ábaco, que foi adequada ao nosso sistema de ensino e contextualizada à nossa cultura.

Além do ábaco, que é um instrumento de cálculo milenar muito utilizado no Japão e demais países orientais, as ferramentas utilizadas nas escolas que aplicam o método são as apostilas Abrindo Horizontes, jogos educativos, dinâmicas em grupo e as neuróbicas. Andar de costas, usar o relógio no braço contrário ao habitual com frequência e vestir as roupas no escuro, pode influenciar na saúde do seu cérebro e são ótimas opções de neuróbicas, em que o foco é tirar o cérebro da zona de conforto.

As técnicas utilizadas refletem no aumento da criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, capacidade em resolver problemas, perseverança, disciplina e coordenação motora.

São reflexos muito positivos no aspecto comportamental, uma vez que desenvolvem a autoestima e a autoconfiança. Habilidades que proporcionam: aprender mais em menos tempo; rendimento superior nos esportes, no trabalho e nos estudos; melhor desempenho nas provas, nos vestibulares e em concursos; qualidade de vida.

Compartilhar este artigo
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Share

SUPERA News

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter

captcha



Posts Relacionados