Ganhos do adulto maduro e idoso no mercado de trabalho

Publicado em: 06/09/2023 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

O idoso no mercado de trabalho e no empreendedorismo oferece uma contribuição ímpar, muitas vezes subestimada nos processos seletivos.

No entanto, nos últimos anos, felizmentete, tem havido uma mudança significativa na dinâmica do mercado de trabalho, com adultos maduros e idosos emergindo como força vital no cenário empreendedor. Nesse contexto, é pertinente destacar a consultoria, que consiste em uma atividade profissional e pode se encaixar às necessidades e características da população idosa.

Morato e Ferreira (2020), destacam os motivos mais recorrentes para permanecer ou voltar ao mercado de trabalho são a identificação com a atividade laboral, a necessidade de uma renda como um complemento essencial à aposentadoria e a noção de ser sujeito ativo da sociedade.

O idoso no mercado de trabalho

A seguir, destacamos 6 benefícios notáveis que os adultos maduros e idosos trazem para o mundo do empreendedorismo e do mercado de trabalho:

Ganhos do adulto maduro e idoso no mercado de trabalho - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
1032426133
  1. Contribui para o envelhecimento ativo

A decisão de continuar trabalhando na maturidade e na velhice está alinhada com a ideia de envelhecimento ativo. Essa abordagem reconhece que o engajamento em atividades significativas, como o empreendedorismo, é crucial para manter a saúde física e mental em alta, pois promove  impactos no bem-estar, o que por sua vez, contribui para a qualidade de vida no processo de envelhecimento.

  1. Preserva e estimula as habilidades cognitivas

Atuar ativamente no mercado de trabalho contribui para a manutenção e estimulação das capacidades cognitivas, como a memória, raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento crítico, entre outras habilidades, tornando-os participantes ativos na resolução dos desafios contemporâneos;

  1. Possibilita conexões intergeracionais

A presença de adultos maduros e idosos no mercado de trabalho cria uma interação intergeracional valiosa. A convivência entre diferentes gerações enriquece o ambiente profissional, permitindo a transferência de conhecimento e a troca de experiências entre pessoas com perspectivas distintas. Essa sinergia contribui para a formação de equipes mais sólidas e inovadoras, capazes de abordar problemas de maneira holística.

O idoso no mercado de trabalho

  1. Contribui para o crescimento pessoal e desenvolvimento contínuo

Empreender e permanecer ativo profissionalmente na maturidade e na velhice também proporciona um ambiente propício para o crescimento pessoal. O aprendizado constante e a busca por novos desafios estimulam o desenvolvimento contínuo. A possibilidade de adquirir novas habilidades e explorar áreas até então desconhecidas contribui para uma sensação de realização e propósitos de vida.

  1. Promove a resiliência e adaptação

A vida é repleta de altos e baixos, e os adultos maduros e pessoas idosas enfrentaram uma variedade de desafios ao longo de suas jornadas. Essas experiências os tornam mais resistentes às adversidades, permitindo-lhes enfrentar tempos difíceis com determinação e perseverança. Além disso, sua capacidade de adaptação a novas tecnologias e tendências empresariais mostra que a idade não é um impedimento para a aprendizagem contínua.

A presença do idoso no mercado de trabalho tem papel fundamental para o desenvolvimento de gerações mais novas e promoção dos mais velhos.
  1. Auxilia a economia e sociedade

Além dos benefícios individuais, o adulto maduro e o idoso no mercado de trabalho e empreendedorismo tem um impacto positivo na economia e na sociedade em geral. Essa força de trabalho diversificada ajuda a enfrentar desafios sociais e demográficos, além de contribuir para o crescimento econômico.

A atuação no mercado de trabalho na maturidade e na velhice não é apenas possível, mas também altamente benéfica. Os adultos maduros e pessoas idosas que escolhem permanecer ativos profissionalmente trazem uma perspectiva única, enriquecem o ambiente de trabalho, inspiram gerações futuras e contribuem para a sociedade de maneira significativa, além de redefinirem a forma como encaramos o envelhecimento no contexto profissional.

Quer conhecer mais o SUPERA, agende agora mesmo sua aula gratuita!

Assinam este texto:

Diana dos Santos Bacelar

Estudante de Graduação do curso de bacharelado em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atualmente faz estágio na área de pesquisa em treino cognitivo de longa duração pelo Instituto SUPERA – Ginástica para o Cérebro.

Tem interesse na área de treino e estimulação cognitiva para idosos, com enfoque em neurologia cognitiva. Já foi bolsista PUB da Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH-USP, atual USP60 + nas oficinas de letramento digital.

Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva

Gerontóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. É assessora científica e consultora do Método Supera.

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "Ganhos do adulto maduro e idoso no mercado de trabalho"

Faça um comentário

  • MARIA IZABEL da PENHA MENDONÇA disse:

    Parabéns pelo tema, muito importante a avaliação do longevo estar no mercado de trabalho e principalmente para que os jovens se vejam no futuro próximo.

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.