O momento de isolamento social tem trazido uma série de novas rotinas dentro das casas; o trabalho home office, o equilíbrio com as crianças, o maior convívio familiar. Mas com tanto tempo dentro de casa, o que fazer quando bate aquele tédio? Que tal exercitar o cérebro?
A prática de exercícios para o cérebro representa uma alternativa prazerosa e saudável, tirando o cérebro da zona de conforto. Com isso, pessoas de todas as idades podem desenvolver habilidades como memória, raciocínio lógico, criatividade e ainda por cima, ter momentos de descontração em família.
O desenvolvimento dessas capacidades acontece graças a um conceito da neurociência: a neuroplasticidade, ou seja, capacidade que o cérebro tem de se modificar de acordo com estímulos.
“A ginástica para o cérebro ativa as conexões entre os neurônios, que nós chamamos de sinapses. Assim, conquistamos uma rede de neurônios mais forte e robusta, fazendo com que as habilidades sejam desenvolvidas”, diz Solange Jacob, Diretora Acadêmica do Método SUPERA, a maior rede de escolas de ginástica para o cérebro da América Latina.
Um bom exemplo de atividades divertidas para se fazer em casa são as neuróbicas, ou seja, a “aeróbica dos neurônios”.
Essa prática (conhecida dentro das salas de aula do Método SUPERA), consiste em realizar atividades cotidianas de formas diferentes, a fim de turbinar o funcionamento do cérebro. Escovar os dentes e escrever com as mãos não dominantes, realizar atividades com os olhos vendados, andar de costas, decorar listas de afazeres do dia, montar quebra-cabeças são alguns exemplos.
Veja algumas outras atividades divertidas que podem ser feitas em casa e que serão benéficas ao cérebro:
- Ande pela casa de trás para frente
- Vista-se de olhos fechados;
- Tome banho no escuro ou inverta a ordem;
- Veja fotos de cabeça para baixo e tente observar cada detalhe
- Veja as horas num espelho; use o relógio de pulso no braço direito (ou no braço esquerdo, se for canhoto)
- Decore uma palavra nova de outro idioma por dia
- Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos
- Monte um quebra-cabeça e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo.
- Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado ao invés de elaborar uma lista quando precisar fazer compras.
- Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia, escreva os pontos principais de que se lembrar.
- Ao ler uma palavra, pense em outras cinco que comecem com a mesma letra.
- Escove os dentes ou escreva em uma folha de papel com a mão contrária da de costume
Achou nosso conteúdo interessante? Então clique aqui para agendar sua AULA GRÁTIS e conheça o Método SUPERA na prática!
Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa e Comunicação Método SUPERA