Qual é o papel dos pais na educação dos filhos?

Publicado em: 05/07/2023 Por Supera

Os pais têm um papel fundamental na educação dos filhos, e esse apoio faz total diferença para o sucesso pessoal e profissional na vida adulta. Por esse motivo, entender a relação dos pais no processo de ensino-aprendizagem permite que você revise seu comportamento e tenha atitudes conscientes sobre esse importante quesito da vida.

Pensando em ajudar a entender mais a questão e ter ideias de como se envolver na educação dos filhos, criamos este artigo! Confira.

Por que os pais devem participar da educação dos filhos?

Não são poucos os estudos que relatam a importância dos pais na educação dos filhos, uma vez que tal engajamento proporciona benefícios permanentes, especialmente nas dimensões emocionais de sua formação integral. 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por exemplo, afirma no ensaio “Estimular o entusiasmo de pais e prestadores de cuidados para aprendizagem em todas as esferas da vida” que pais e cuidadores são os grandes responsáveis por estimular oportunidades de aprendizagem e por oferecer diferentes tipos de suporte (cuidados básicos, apoio emocional, administrativo, financeiro etc.).

Com esse propósito, a entidade se debruça em ações para fomentar essa motivação sobretudo nas famílias de países subdesenvolvidos — caso de nações africanas.

Além disso, os pais são um grande modelo de comportamento para seus filhos. As atitudes dos adultos em relação à educação podem inspirar as crianças e capacitá-las à medida que passam por sua própria jornada educacional. 

Qual o papel dos pais na educação dos filhos?

Os pais têm o papel fundamental na educação dos filhos de prover oportunidades de aprendizagem, orientar bons comportamentos, contribuir com o autoconhecimento deles e oferecer todo o suporte necessário para que eles cheguem à fase adulta com sucesso.

De maneira prática, vamos mostrar alguns pontos importantes desse papel orientador.

Escolher as melhores escolas

Os pais são os responsáveis por decidir onde seus filhos devem estudar. Por isso, a escola escolhida deve corroborar o que os pais almejam como ideal para o ensino, tanto em valores inseridos no projeto pedagógico quanto em serviços e em infraestrutura.

Participar dos processos de aprendizagem

Os pais precisam participar ativamente dos processos de aprendizagem como fator motivador para as crianças. Isso significa estar presentes nas atividades da escola, ajudar nas tarefas de casa, dialogar com os professores, verificar o desempenho e tudo que envolva o ensino.

Identificar dificuldades

Muitas são as razões pelas quais um estudante vai mal na escola. Porém, por vezes o aluno não sabe expressá-las e cabe aos pais colher informações com os filhos sobre os motivos para tais dificuldades. Essas observações são valiosas para a escola saber qual conduta adotar.

Garantir o cumprimento de tarefas em um local adequado

Crianças e adolescentes precisam de ajuda para organizar os estudos. Logo, os pais devem criar um espaço adequado e ajuda-los a deixar as tarefas em dia.

Estipular regras de comportamento

Impor limites, estabelecer combinados e determinar condutas é outro ponto-chave para os filhos terem comportamento positivo. Incluem-se aí algumas atenções especiais, por exemplo, ao tempo de uso de celulares, à segurança na internet e a conteúdos consumidos em sites e em redes sociais.

Quais as principais dicas para esse processo?

Agora que você entende a importância dos pais na educação dos seus filhos, veja uma lista de dicas para se inspirar a se conectar mais com seu desenvolvimento:

  • estimule o diálogo sempre que puder;
  • tenha empatia com as questões que seus filhos trazem sobre a escola;
  • perceba as formas com as quais eles mais se identificam para aprender (lendo, assistindo, ouvindo, interagindo, criando etc.);
  • esteja em contato permanente com a escola;
  • crie oportunidades de aprendizagem que potencializem as aptidões deles;
  • estimule-os a descobrirem novas habilidades;
  • incentive a prática esportiva e as habilidades artísticas;
  • inscreva-os em programas de estimulação cognitiva, como a ginástica para o cérebro.

Como você viu, os pais e as famílias têm uma importância crítica no desenvolvimento e na educação dos filhos. Tal apoio à aprendizagem e estímulo à formação integral têm impacto direto na vida adulta. É uma construção que começa desde a primeira infância.

Esperamos que este conteúdo tenha sido inspirador. Se você quer ver mais artigos, dicas e notícias sobre educação dos filhos, assine agora nossa newsletter!

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 2 comentários

2 comentários para "Qual é o papel dos pais na educação dos filhos?"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.