Seu cérebro comanda o seu sucesso

Publicado em: 24/06/2015 por: Barbara

Pesquisas científicas comprovam que, para conquistar os objetivos pessoais, é preciso muito mais do que uma boa formação acadêmica. O psicólogo americano Abraham Maslow criou uma pirâmide de hierarquia de necessidades que levariam à situação de felicidade.

A base desta pirâmide é composta pela fisiologia, seguida pela segurança, relacionamento, estima e, por fim, a realização pessoal.

Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo, que por sua vez o faz prosseguir para outras necessidades, marcando assim uma pirâmide hierárquica.

Piramide de Maslow

Décadas se passaram e a ciência mostra que a pirâmide continua fazendo sentido. O site americano TheMuse listou sete segredos com base em estudos científicos que vão te ajudar a alcançar o sucesso.

Agir pode aumentar sua confiança:

Para as autoras do livro “The Confidence Code” (O Código da Confiança, tradução livre), Katty Kay e Claire Shipman, o sucesso é totalmente dependente da confiança. Em outras palavras, o sucesso é resultado da coragem e da ação, por exemplo, pedir aumento de salário, dar início àquela dieta, etc.

Supera e você na Disney

Seja autêntico:

Ser você mesmo ajudará em seus relacionamentos pessoais e profissionais. Um estudo realizado pela pesquisadora Herminia Ibarra concluiu que a credibilidade depende da maneira como você lida com os próprios valores.

Conquiste novos amigos, sempre:

Segundo um estudo realizado pela economista Catherine Weinberger, pessoas bem sucedidas no mundo dos negócios são mais sociáveis. A especialista comparou as habilidades cognitivas de diferentes gerações e concluiu que aqueles que conseguem ser inteligentes e sociáveis se dão melhor no campo profissional do que as pessoas dos anos 80.

Aprenda a abrir mão de pequenas coisas:

O famoso experimento de marshmallow, criado por Walter Mischel, da Universidade de Stanford, deixa claro que a capacidade de adiar recompensas e o autocontrole podem melhorar a maneira de pensar estrategicamente para não atrapalhar o plano principal. E experiência consiste em um marshmallow colocado na frente de uma criança sozinha. A ideia é que ela escolha: comer o doce na hora ou ficar 15 minutos apenas olhando para o marshmallow e ganhar mais um.

Seja determinado:

A psicóloga Angela Lee Duckworth passou anos estudando os caminhos para o sucesso e concluiu que a chave para a realização pessoal é a perseverança. Querer de fato atingir seu objetivo é essencial, mas você também tem que saber esperar.

Abra sua mente:

De acordo com um estudo realizado pela psicóloga Carol Dweck, o jeito que as pessoas se enxergam afeta diretamente sua felicidade e sucesso. Pessoas com a mente fechada acreditam que caráter, inteligência e criatividade são características imutáveis, e que evitar o fracasso já é motivo de vitória. Mas pessoas com a mente aberta, enxergam um modo de crescer mesmo em meio a dificuldade.

Não deixe o amor de lado:

O psiquiatra George Vaillant acompanhou durante anos a vida de 268 graduandos de Harvard, das turmas de 1938 a 1940, e concluiu que mesmo com todo sucesso e dinheiro alcançado pelos alunos, os que não tinham um relacionamento amoroso continuavam tristes e insatisfeitos. Segundo Vaillant, a felicidade depende de dois fatores: amor e encontrar uma maneira de manter o amor.

Barbara

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados