Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro

Publicado em: 24/01/2022 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

O Dia Nacional do Aposentado foi criado em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves (ABAPP). Nesta data, se constitui o direito aos aposentados, que se dedicaram ao trabalho e contribuíram para a economia brasileira durante suas vidas, de terem o momento de descanso. No Brasil, as pessoas aposentadas podem desfrutar da previdência social, recebendo uma remuneração mensal.

Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

De acordo com a legislação brasileira, há diversos tipos de aposentadoria, a por tempo de contribuição,  por idade, a compulsória, por invalidez e a especial.

Cada categoria foi planejada para melhor atender as necessidades da população trabalhadora, como por exemplo, no caso da aposentadoria por invalidez, que dá o direito ao contribuinte de se abster do trabalho diário, por uma interrupção causada por  comorbidades que o impede de continuar ativo em suas tarefas.

Nos tempos atuais, que segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está ocorrendo uma mudança na pirâmide etária, o número de idosos no Brasil chegou a 32,9 milhões, mostrando que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo e o número de pessoas com mais de 60 anos no país já é superior ao de crianças com até 9 anos de idade.

Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Contudo, ficaram ainda mais evidentes os casos de famílias que são sustentadas pelos idosos, grande parte desses idoso que já são aposentados, continuam trabalhando para levar sustento a seus familiares.

Ademais, é importante ressaltar, que deixar de trabalhar não o torna inútil a sociedade, há muitas outras maneiras de continuar contribuindo com o desenvolvimento do país. 

Este assunto já foi discutido antes, pelo fato de muitos idosos negarem as suas velhices por não se sentirem mais úteis para a sociedade. Portanto, agradecemos aos idosos trabalhadores que durante anos se dedicaram ao desenvolvimento do nosso país, contribuindo para a cultura, economia e a ciência com seus trabalhos nas diversas áreas, e que hoje são detentores da história deste país.

Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Assinam este artigo

Ana Paula Bagli Moreira: Gerontóloga pela Universidade de São Paulo (USP), com extensão pela Universidad Estatal Del Valle de Toluca – México. Assessora científica do projeto de pesquisa de validação do Método SUPERA e pós-graduada em Neurociência na Educação (UNISA).

Guilherme Alves da Silva – Estudante de Graduação do curso de bacharelado em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atualmente faz estágio na área de pesquisa em treino cognitivo de longa duração pelo Instituto SUPERA – Ginástica para o Cérebro. Tem interesse na área de treino de estimulação cognitiva, com foco na prevenção das funções cognição globais e no estudo da neurociência. Já foi voluntário na Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH-USP, atual USP60 + nas oficinas de teatro, música e dança sênior. Ex-Diretor do Recursos Humanos (RH) da Empresa Júnior de Gerontologia e assessor em Marketing Digital (MD) entre os anos de 2019 a 2020. É membro da Liga de Gerontologia. É membro da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG).

Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva

Gerontóloga formada pela Universidade de São Paulo. Docente do curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. É assessora científica e consultora do Método Supera.

Interessante não é mesmo? Aproveite para conhecer o SUPERA. Clique AQUI e agende sua aula grátis em uma das 300 unidades do Brasil !

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.