24 de janeiro: Dia dos Aposentados; conquistas e desafios da data

Publicado em: 19/01/2024 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

O dia 24 de janeiro é uma data especial destinada aos aposentados, um momento para homenagear aqueles que dedicaram grande parte de suas vidas ao trabalho e à vida profissional, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da sociedade. O Dia do Aposentado foi estabelecido em honra à primeira legislação brasileira voltada para a previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes. Essa legislação ficou conhecida como Lei Eloy Chaves.

Dia dos aposentados

A aposentadoria é um benefício previdenciário concedido aos trabalhadores que atingem determinada idade ou que cumpriram um período de contribuição ao sistema de previdência social. No contexto brasileiro, é a principal fonte de renda para a população idosa. Nos últimos anos, a condição dos idosos no contexto domiciliar tem se modificado. A família de pessoas idosas não é mais um “ninho vazio”, como esperado pela literatura, e o idoso tem desempenhado um papel importante como provedor da mesma (Camarano, 2020). A aposentadoria representa um suporte financeiro fundamental que garante o bem-estar econômico, proporcionando recursos para suas necessidades básicas, como moradia, alimentação e cuidados com a saúde.

Segundo Neri (2019), a aposentadoria refere-se à transição da vida adulta para a velhice inicial. Salvo algumas exceções, como doenças, aposentar-se não é um evento inesperado do processo de envelhecimento. As pessoas se preparam para este momento da vida fazendo planos, traçando metas e objetivos, além de participar de programas de preparação para aposentadoria (PPA).

Refletir sobre o PPA nos dias de hoje, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), implica considerar o conceito de envelhecimento ativo e saudável. Nesse contexto, o indivíduo é preparado para não se encontrar isolado socialmente e inativo, mesmo após o término de seu vínculo empregatício.

Dia dos aposentados

Encerrar atividades laborais não representa o encerramento da contribuição desses indivíduos, mas sim uma transição para uma nova fase da vida. Muitos aproveitam esse momento para explorar novos hobbies, dedicar tempo à família, viajar, envolver-se em trabalhos voluntários e até mesmo empreender. Entretanto, estudos mostram que quando a aposentadoria ocorre de forma involuntária ou sem planejamentos, ela tem efeitos negativos sobre a saúde física e psicológica, relacionando-se diretamente com sintomas depressivos e comportamentais.

O Dia dos Aposentados é uma oportunidade para a sociedade repensar as percepções sobre a aposentadoria, destacando-a como uma fase de crescimento pessoal e aprendizado contínuo ao longo de toda a vida. Manter-se ativo, desafiando o cérebro constantemente, fazendo leituras, realizando atividades prazerosas e novas descobertas são aspectos importantes dessa etapa. Que celebremos não apenas o trabalho realizado, mas também a jornada que continua, cheia de novas possibilidades, aprendizados e contribuições valiosas para o bem-estar da sociedade como um todo.

Para celebrar essa data, selecionamos filmes e séries que abordam a jornada de aposentados que ressignificaram essa etapa da vida.

Dia dos aposentados
  • Grace and Frankie é uma série de comédia que acompanha as vidas de duas mulheres. Após seus maridos pedirem o divórcio por um motivo surpreendente, elas encontram apoio mútuo enquanto enfrentam as complexidades e surpresas da vida na velhice. Com uma abordagem humorística e tocante, a série destaca as amizades improváveis e o poder de reinvenção na aposentadoria.
  • Elsa & Fred é um filme romântico e encantador sobre dois idosos que encontram o amor e a alegria de viver. A trama destaca a capacidade de reinvenção e a busca por momentos significativos, mostrando que o amor e as novas experiências não têm idade.
  • Um Senhor Estagiário, filme de comédia dramática que conta a história de Ben, um viúvo que decide voltar ao mercado de trabalho como estagiário em uma startup de moda.
  • O Exótico Hotel Marigold, uma comédia dramática que segue um grupo de aposentados britânicos que decidem passar a fase da aposentadoria na Índia, hospedando-se em um hotel que, embora prometa luxo, revela-se menos glamoroso do que esperavam.

Sabrina Aparecida da Silva

Graduanda do curso de Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Estagiária na área de pesquisa em treino cognitivo pelo Instituto SUPERA – Ginástica para o Cérebro. Membro atuante do Grupo de Estudo em Treino Cognitivo da USP (GETCUSP). Atua como monitora da oficina “Mentes Ativas” de estimulação cognitiva da USP60+.

Profa. Dra. Thais Bento Lima da Silva- Gerontóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Bacharelado e do Programa de Mestrado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Coordenadora do Grupo de Estudos em Treino Cognitivo da Universidade de São Paulo (GETCUSP). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo, parceria científica do Instituto Supera de Educação.

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 4 comentários

4 comentários para "24 de janeiro: Dia dos Aposentados; conquistas e desafios da data"

Faça um comentário

  • Excelente artigo, ótimo. Obrigado.

  • Maria de Lourdes Della Giustina disse:

    Achei muito válida, a criação do Dia do Idoso
    Merecemos respeito e consideração da Sociedade

  • Raimunda Bezerra de Souza disse:

    Quero agradecer a EAch USP e suas representantes , bem como , a Supera pelo importante trabalho junto aos 60+ Gratidão

  • Edna Maria Silva disse:

    Supera com dirigentes de excelência.
    Trabalhos de excelência!
    Participei de estudos com senhores e aprende maravilhas!
    No momento não tenho condições financeiras para exercitar seus treinos. Sempre indico método Supera. Gratidão pela atenção de todos. Forte abraço!

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.