SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Deu branco, e agora?

O que é memória? Esta pergunta parece simples de ser respondida por qualquer pessoa. Ao sermos questionados sobre o que é memória, a resposta é quase imediata: é ter capacidade para se lembrar de algo! No entanto… será mesmo que memória é apenas isso? Sim, claro! Para podermos nos lembrar de algo e evitar o famoso “branco”, necessitamos que a informação da lembrança tenha sido apresentada a nós anteriormente e memorizada com sucesso.

Deu branco, e agora? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Deu branco, e agora? Saiba como os exercícios cognitivos auxiliam no processo de memorização

No processo de envelhecimento, a memória sofre uma leve alteração e nosso processo de memorização apresenta pequenas falhas, que popularmente chamamos de “Brancos”. Eles podem ser compensados com exercícios de treinamento para a memória e com a mudança de alguns hábitos de vida; ou seja, com a adoção de um estilo de vida saudável, que envolve boa qualidade do sono, adoção de uma dieta rica em nutrientes importantes para o desempenho das habilidades mentais, a prática regular de atividades físicas e a prática contínua de exercícios intelectuais.

Adicionalmente neste contexto, sabe-se que utilizar estratégias – termo utilizado para se referir aos meios de compensar perdas e melhorar a memória – é uma forma de auxiliar na organização dos materiais a serem armazenados durante o processo de memorização, resultando em uma memória mais eficiente.

As estratégias de memória podem ser ferramentas para estimular as possibilidades de se compensar déficits associados ao processo de envelhecimento. Mas atenção! Não existem fórmulas mágicas para aumentar o nível de desempenho de memória, independente da faixa etária. Porém, podemos observar ganhos no desempenho da memória e de outras habilidades mentais em pessoas que participam de programas de treino cognitivo, que estimulam o aprendizado de estratégias e a otimização da memorização.

Por isso, mude seus hábitos e insira estratégias para melhorar a aprendizagem de novas informações. Isso é um modo de melhorar a qualidade de vida e diminuir a frequência da sensação de brancos na memória.

Thais Bento Lima é gerontóloga e colunista do Método SUPERA – Ginástica para o Cérebro
Sair da versão mobile