Como pensar rápido e melhorar sua performance no futebol

Publicado em: 14/06/2018 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

Como pensar rápido e melhorar sua performance no futebol - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

No mês de Copa do Mundo, saiba como uma mente ágil e um cérebro treinado podem ser grandes aliados nos esportes

“Que emocionante é uma partida de futebol”! Como já dizia a música, o futebol é o esporte que une a todos, seja para torcer, jogar chorar as derrotas e comemorar as vitórias. E o maior evento de futebol está chegando: a Copa do Mundo 2018, que acontece na Rússia. Mais do que emoção e torcida, uma partida de futebol exige concentração, performance, foco e determinação; habilidades que podem ser desenvolvidas com atividades novas, variadas e com desafio crescente, que chamamos de ginástica para o cérebro.

Em uma pesquisa feita por cientistas europeus do Instituto Karolinska, na Suécia, foi comprovado que o cérebro de jogadores de futebol possui suas funções executivas mais apuradas, fazendo com que tenham mais organização na tomada de decisões e planejamentos.

De acordo com Predrag Petrovic, neurologista e um dos autores da pesquisa, “o indivíduo não consegue se tornar um bom jogador se não possuir funções executivas potentes, no entanto sempre é possível aprimorar a função executiva pelo treinamento”.

As funções executivas são indispensáveis para conseguir uma boa performance, seja nos esportes, na vida profissional ou na vida pessoal.

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Mas como fazer com que nossas funções executivas sejam mais consistentes? A resposta é: estimular o cérebro!

Ginástica para o cérebro melhora sua performance

Quando colocamos nossa mente para funcionar e a tiramos da sua zona de conforto, obtemos maior rapidez de raciocínio, agilidade e capacidade de resolução de problemas.

Segundo Howard Gardner, psicólogo americano, o que faz a diferença para o desempenho de jogadores de futebol são as inteligências corporal (habilidade motora), espacial (visão de jogo) e lógico-matemática.

Todas essas habilidades podem ser aprimoradas com as aulas de ginástica para o cérebro do Método SUPERA, uma rede com mais de 300 escolas espalhadas pelo Brasil exclusivamente dedicadas à estimulação cognitiva.

Nas aulas, os alunos exercitam as habilidades cognitivas e socioemocionais com jogos de tabuleiro, apostilas com exercícios cognitivos, ábaco e dinâmicas em grupo. Com isso, muitos alunos atletas têm resultados positivos.

Eni Webber, aluna do SUPERA, pratica atletismo e acredita que o esporte aliado à ginástica cerebral melhorou sua qualidade de vida: “As atividades extras, como os esportes, nos tiram da rotina e dão mais qualidade de vida. O SUPERA tem me ajudado a ficar mais ativa, melhorar a memorização, a organização, a focar naquilo que desejo. As habilidades que desenvolvo aqui me ajudam a ter bom rendimento na corrida”.

“A diferença de um atleta campeão para os demais atletas está na mente. O Método SUPERA treina seus alunos para terem mais foco, concentração e agilidade de raciocínio, habilidades essenciais para a boa performance dos atletas”, explica Antonio Carlos Perpétuo, presidente e fundador do Método SUPERA – Ginástica para o Cérebro e campeão nacional de acrobacias aéreas.

Bom desempenho nos esportes

Para os amantes de esportes no geral, e principalmente para aqueles que amam futebol, alguns itens são essenciais e podem ser treinados e desenvolvidos. Veja quais são eles:

– Visão Periférica: indispensável para que os atletas encarem o jogo de outra forma, através de uma visão de campo expandida; fazendo com que o jogador já consiga enxergar e prever os movimentos dos outros jogadores. A ginástica cerebral é capaz de desenvolver a agilidade de raciocínio, visão periférica e a capacidade de se relacionar; seja com os colegas de esporte durante partidas ou em treinos.

-Raciocínio Rápido: Uma partida sem rapidez e agilidade não garante bons resultados. Quanto mais rápida a resposta do raciocínio, melhor o desempenho em campo. Os jogos de tabuleiro e desafios vistos dentro das salas de aula do SUPERA são capazes de deixar nossa mente ágil e aprimorar as habilidades mentais e socioemocionais.

– Boa Respiração: Uma respiração correta feita pelo abdômen reduz os efeitos do estresse no cérebro e auxilia o bom funcionamento das funções cognitivas; além de facilitar a prática da corrida e diminuir os efeitos da fadiga e do cansaço.

– Foco e Concentração: Itens essenciais para qualquer atleta. Estar preparado mentalmente é tão essencial quanto estar preparado técnico e fisicamente; evitando distrações e controlando emoções. A prática do ábaco, instrumento milenar de contas utilizado nas aulas de ginástica para o cérebro do SUPERA, é uma alternativa eficaz para treinar o foco, trazendo resultados benéficos aos alunos.

– Movimentos rápidos: Saber os movimentos exatos no tempo certo acarreta em boas jogadas. Essa habilidade faz com que a performance pessoal e em grupo seja aprimorada e depende do bom funcionamento das funções executivas do cérebro.

E aí, já está preparado para torcer muito na Copa? Quando colocamos o cérebro para jogo, os resultados são visíveis e pode mudar toda a partida para melhor!

Assessoria de Imprensa Método SUPERA

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