Como acontece a estimulação cognitiva em idosos
A estimulação cognitiva é um processo de mudança que visa estimular e, em alguns casos, reabilitar as funções físicas, psicológicas e sociais do indivíduo. Nos idosos, a estimulação cognitiva (sigla EC) tem como objetivo ajudar pacientes e familiares a conviver ou superar os déficits cognitivos e as limitações emocionais, ambientais e sociais, proporcionando melhora na qualidade de vida, incluindo melhor interação social.
Ocupa-se especificamente do estímulo das funções mentais complexas (memória, linguagem, funções executivas e visuoespaciais). A estimulação cognitiva é parte essencial da reabilitação e manutenção das habilidades gerais, é uma intervenção ampla, envolvendo não apenas a realização de tarefas escritas, mas também a família, profissionais envolvidos quando houver e o ambiente do paciente seja idoso ou não.
A estimulação cognitiva deve ser personalizada para cada indivíduo a partir do perfil cognitivo e do repertório intelectual e social do paciente anterior à doença ou pode também ser realizada em grupos.
O processo inicia-se com uma avaliação cognitiva, chamada Avaliação Geral das Funções Mentais, que inclui o mapeamento das funções cognitivas alteradas e preservadas, um exame do perfil de personalidade, perfil ocupacional e intelectual e rede social do paciente. Este mapeamento irá determinar as metas da reabilitação ou da estimulação, vaia ajudar a identificar os recursos que serão trabalhados na reabilitação, e quais poderão ser aprimorados, sempre pensando em tentativas com erros e acertos.
Técnicas simples de estimulação das habilidades mentais
A estimulação cognitiva (EC) envolve o ensino e a prática de estratégias de memória compensatórias, como o uso de associações verbais, categorização e a criação de imagens mentais.
São realizadas tarefas cognitivas de memorização, de linguagem, de planejamento, ordenação e lógica e atividades visuoconstrutivas para a estimulação das principais funções. As atividades propostas devem ser adequadas ao nível intelectual e cultural do paciente, gerando motivação e sensação de competência. Também são implementados apoios externos, como o uso de agendas, calendários, listas de tarefas, alarmes e agendas eletrônicas, entre outros recursos computadorizados.
Para pacientes com prejuízo mental ou chamado comprometimento cognitivo significativo, que dependem de ajuda de outras pessoas para atividades diárias, a EC baseia-se em técnicas que usam a repetição e a memorização implícita.
Bons exemplos são a técnica de aprendizagem sem erro, a evocação espaçada e a redução gradual de apoio, que podem ser usadas conjuntamente.
O terapeuta apresenta informações selecionadas e essenciais ao paciente, como o nome de seu cuidador. O paciente irá repetir o nome em espaços gradualmente maiores de tempo, inicialmente com o apoio das sílabas iniciais do nome que serão retiradas aos poucos, até o paciente conseguir falar o nome com confiança, com mínima chance de cometer erro. A reorganização do ambiente físico também é essencial e a casa deve fornecer pistas visuais para a redução da desorientação. As portas de cômodos e armários podem conter figuras ou nomes escritos para fácil identificação de seu conteúdo.
Muitos pacientes deixam de reconhecer sua própria casa. É importante selecionar objetos, quadros e relíquias familiares que possam ajudá-los a reconhecer o ambiente familiar. É comum esquecer quem são os familiares.
A construção de um livro de memória, com o apoio do terapeuta que atua com a intervenção de estimulação cognitiva, poderá auxiliar na manutenção da memória autobiográfica. O exame do livro, que deve conter fotos e nomes dos familiares, antes de visitas e eventos poderá ajudar o paciente a reconhecer as pessoas e a sentir-se mais seguro.
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
12 comentários para "Como acontece a estimulação cognitiva em idosos"
Faça um comentário
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SUPERAEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Preciso de toda a ajuda que puder conseguir para me habilitar a cuidar do.meu marido.
Sou professora, 68 anos e quero manter o restinho de capacidade intelectual dele.
Ele é Doutor pela Universidade de OregonUSA.
Minha mãe de 88 anos, começou a ficar esquecida, não de pessoas mais de ações como me liga várias vezes seguidamente e um fator que tá piorando muito é que já nasceu sem visão de um dos olhos e o outro teve com o passar do tempo, degeneração da mácula, já foi atendida pelo oftal, ele informou que não vai ficar cega e que não tem como restaurar com nenhum tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Fico triste pois mãe não aparenta a idade que tem é disposta, mora só, faz tarefas domésticas porém as vezes fica distante, pensativa…
Qual o papel do pedagogo neste trabalho de estimulação cognitiva?
Oi
fiz uma avaliação neuropsicológica, o resultado é que preciso de estimulação cognitiva. Pode me dá alguma dica, algum exercício que devo fazer?
Olá, Geralda. Tudo bem?
Você pode agendar sua aula experimental no SUPERA e conhecer a metodologia que transformou mais de 250 mil vidas no Brasil!
Se inscreva neste link ou então se preferir nos envie um e-mail que eu te ajudo por lá:
https://metodosupera.com.br/transforme-seu-mundo/
atendimento@metodosupera.com.br
tenho 80 anos e tenho notado que as vezes penso em fazer alguma coisa, na mesma hora esqueço, mas em 5 minutos lembro, por isso quero fazer o curso da Memória.
Olá, Marisa!
Venha ser SUPERA e descubra uma forma incrível de viver!
Se inscreva neste link ou então se preferir nos envie um e-mail que eu te ajudo por lá:
https://metodosupera.com.br/transforme-seu-mundo/
atendimento@metodosupera.com.br
Abraços!