Como a rotina pode influenciar nas disfunções neurológicas

Publicado em: 02/05/2019 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

Atividades extracurriculares podem auxiliar pais e filhos na concentração e tarefas do dia a dia

A saúde dos filhos é um assunto sagrado para os pais, que sempre buscam estar em dia com os exames e estão de olho em possíveis sintomas, para evitar que os problemas se agravem. Entretanto, é preciso ter bastante atenção com relação a possíveis disfunções neurológicas.

Dificuldade de concentração, dispersão e outros comportamentos podem na verdade ser sintomas de algum tipo de patologia. Para evitar que essas doenças apareçam na infância ou adolescência, é preciso exercitar o cérebro, para que a mente esteja sempre ativa e habituada com a organização.

Separamos para você diversas dicas de como evitar que estas patologias apareçam e formas de identificar possíveis disfunções neurológicas. Apesar das orientações, nunca se esqueça de que consultar um médico é indispensável para tratar doenças do corpo e da mente!

A importância das atividades extracurriculares

rotina influencia nas disfunções neurológicas

As atividades extracurriculares feitas em casa pelos filhos podem ser uma forma de manter o cérebro em atividade constante. Além disso, é uma maneira de acompanhar a vida escolar das crianças ou adolescentes e manter a interação familiar.

Supera e você na Disney

Trabalhos voluntários voltados para a educação são um exemplo de atividade extracurricular que contribui para o estímulo do cérebro e para o desenvolvimento social do indivíduo e da família.

Outra opção é o estudo de línguas estrangeiras. Aprender um idioma agrega muito ao currículo de um candidato no momento de buscar um emprego e ainda desenvolve a memória de uma forma ampla.

Por fim, a prática esportiva também conta como uma atividade extracurricular. A saúde do corpo e da mente estão associadas, portanto, praticar um esporte com o seu filho pode ser uma grande ideia para quem está buscando desenvolver a capacidade de raciocínio da criança ou do adolescente.

O que é e como identificar disfunções neurológicas

É comum que os filhos não queiram estudar algum assunto específico ou tenham dificuldade em mais de uma disciplina na escola. Contudo, alguns sinais indicam disfunções neurológicas, que vão além de simples resistência a aprender sobre determinado tema.

Se o seu filho está com dificuldades de concentração e apresenta outros sintomas, é hora de ficar alerta. Problemas do sono, membros dormentes, dor nos músculos e falta de sensibilidade na pele são sinais de que pode haver alguma disfunção neurológica no corpo.

Falta de coordenação motora, por exemplo, pode indicar dispraxia, que é uma disfunção neurológica que impede que o cérebro desempenhe os movimentos do corpo corretamente. Portanto, tenha atenção caso seus filhos não consigam escrever ou desenhar formas básicas.

Dores no pescoço, nas costas, fraqueza, movimentos involuntários, sensação de formigamento e hipersensibilidade na pele também podem estar relacionados a uma disfunção neurológica. Desta forma, se algum destes sintomas aparecer em seu filho, não hesite em buscar um especialista.

Concentração nas tarefas

Caso você não esteja observando nenhum sintoma aparente de disfunção neurológica, mas nota que seu filho ou filha tem dificuldade de concentração nas tarefas, ou simplesmente quer que ele tenha um desempenho superior neste sentido, existem métodos indicados por especialistas para evitar a dispersão.

Entre eles, está o Método SUPERA, criado para melhorar a concentração de forma natural, com atividades do cotidiano direcionadas por profissionais que estudam os estímulos e respostas do cérebro.

Desta forma, exercícios para a mente, alimentação diferenciada, pausas regradas e outras estratégias são utilizadas para que o cérebro entregue a melhor performance durante a realização das atividades.

E o melhor de tudo é que qualquer pessoa pode praticar, a fim de melhorar a performance na vida acadêmica e pessoal, além de ter mais qualidade de vida.

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados