As contribuições do pensamento positivo

Publicado em: 18/06/2014 por: Barbara

As contribuições do pensamento positivo

Hérica Ribeiro  Graduada em Letras Educadora SUPERA Uberlândia

Hérica Ribeiro
Graduada em Letras Educadora SUPERA Uberlândia

Pense positivo! Certamente, você já recebeu esse conselho diante de um desafio a ser superado e, com otimismo, venceu o obstáculo. Quantas vezes já não se flagrou com discursos negativos ou derrotistas e reorganizou seus pensamentos e falas com a convicção de que assim alcançaria o objetivo almejado? É praticamente unânime a ideia de que adotar esse tipo de comportamento ajuda a ter sucesso diante dos mais variados enfrentamentos.

Mas, o que explica o pensamento positivo subsidiar conquistas?

Supera e você na Disney

Primeiro, devemos compreender que o pensamento está vinculado a emoções e sentimentos que são refletidos na postura e nos comportamentos adotados. Sendo assim, se você não acredita que é capaz de passar naquele concurso que tem apenas uma vaga disponível, você se preparará para a prova reforçando ao seu cérebro que todo esse empenho é inútil, que não adianta qualquer esforço, pois você já sabe o resultado. Ora, para que empregar energias em uma atividade se o fracasso já foi anunciado? E mais sério ainda, anunciado por você? Desse modo, a postura que se tem é de conformismo, e realizar a prova será um ato de mera formalidade.

Diante da mesma situação, consideremos uma pessoa otimista, que mesmo sabendo que está diante de um grande desafio, acredita que a única vaga do concurso seja a sua. Provavelmente, essa pessoa estudará para a prova com disciplina, persistência, envolvimento e, principalmente, autoconfiança. E, se depois de prestar o concurso essa pessoa não passar, sua forma de lidar com a situação será melhor que a daquela que não acreditava em si. Pesquisas comprovam que os otimistas são mais resilientes, ou seja, recuperam-se mais rápido de uma adversidade ou frustração. Ademais, conseguem perceber o que foi válido e proveitoso ao longo da situação.

Perceba que o pensamento positivo impulsiona as decisões e as atitudes, além de contribuir significativamente com a saúde mental e física. De que forma?

A saúde mental é beneficiada com a autoestima e a autoconfiança que promovem a segurança para arriscar e estar receptivo a novos aprendizados, relacionamentos, buscas… Enfim, permite que você esteja aberto a diferentes experiências e acredite na possibilidade de alcançar seus objetivos, o que faz com que realmente dedique-se a eles e assuma atitudes diferenciadas e que podem ser superadas. Outra importante contribuição é a redução dos níveis de estresse.  Olhar o lado positivo das coisas ajuda-nos a ter tranquilidade para analisar e solucionar os problemas, encarando-os como desafios a serem superados, ao invés de dificuldades.

Em relação à saúde física, o bom humor e a disposição são incentivos para a prática de esportes, bem como a prática de uma alimentação saudável e equilibrada.  Estudos feitos por pesquisadores da Universidade de Harvard mostram que os otimistas têm alta resistência imunológica, além de menor probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

Diante de todos esses motivos, que tal cultivar o pensamento positivo? Lembre-se de que não é apenas o otimismo que te leva à conquista e à melhora da saúde mental e física, pois a possibilidade da conquista está, para além do pensamento otimista, nas decisões e nas atitudes assumidas dia-a-dia.  Dessa forma, você garante bem-estar, saúde mental e qualidade de vida.

Barbara

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados