Amizade depois dos 60: saiba como fazer novos amigos!

Publicado em: 23/06/2022 Por Supera
amizade na terceira idade

A frase “quem tem amigos tem tudo” ganha um novo significado na fase que segue os 60 anos de idade. Afinal, a amizade na terceira idade torna o envelhecimento mais humanizado e dá um novo vigor à vida. As amizades, por si, já são enriquecedoras em qualquer fase. Elas têm um envolvimento emocional significativo que favorece a autoestima e o apreço entre pessoas com interesses e histórias em comum.

Na velhice, em particular, ter amigos é importante para a saúde do cérebro. Isso sobretudo no contexto atual, em que a solidão e os sintomas depressivos têm destaque e representam um alto risco para a condição física e psíquica do indivíduo.

Fazer amizades na terceira idade é importante para sair da zona de conforto, desafiar-se e trilhar um caminho de envelhecimento mais feliz e pleno. Que tal descobrir como fazer novos amigos na terceira idade? Siga conosco nesta leitura!

Pratique atividades físicas

Atividades físicas são uma ótima oportunidade de fazer novos amigos, especialmente porque há muitas modalidades em grupo. Alguns exemplos são:

  • aulas de dança;
  • caminhadas;
  • ioga;
  • ginástica funcional;
  • natação;
  • academias de musculação.

Experimente iniciar uma prática da sua preferência. Você verá como esses encontros podem ser muito prazerosos — além, claro, de benéficos para sua saúde física e mental.

Frequente clubes e associações educacionais-culturais

Clubes e associações educacionais-culturais têm excelentes programações para idosos, e muitas vezes você paga um valor baixo por isso. Talvez o maior representante nacional dessas entidades seja o SESC (Serviço Social do Comércio), presente por todo o Brasil. Ele tem atividades culturais, educacionais e esportivas especialmente pensadas para pessoas a partir dos 60 anos de idade.

Utilize as redes sociais

Uma das mágicas das redes sociais é aproximar pessoas. Além de reencontrar antigos amigos da época de escola ou de outros momentos da vida, você pode conhecer novas pessoas. Experimente, por exemplo, participar de grupos com interesses em comum, interagir com eles e criar uma rede de relacionamentos. 

Inclusive, tornou-se muito comum que as amizades virtuais migrem para o mundo real. Mesmo que você e seus amigos não possam se encontrar a qualquer momento, é fácil conversar em tempo real por mensagem, voz ou vídeo. E a melhor parte é que não existem barreiras geográficas: é possível fazer amigos no mundo todo!

Viaje em grupo

Não poderíamos deixar de sugerir que você faça amigos viajantes. Você pode naturalmente combinar viagens com seus amigos, mas existem formas simples de integrar grupos de viagens e fazer novas amizades. A vantagem delas é viajar com segurança e com a garantia de estar em um grupo bem selecionado e com pessoas que têm o mesmo interesse.

As duas principais formas de fazer isso são:

  1. procurar uma agência de viagens especializada em grupos 60+ e comprar um pacote;
  2. visitar o departamento de turismo de clubes e associações (como o já citado SESC), conferir a programação e se inscrever.

Inicie um novo curso

Aprender coisas novas é um excelente meio de estimulação cognitiva. Mas, além da parte intelectual, permite que você desenvolva habilidades socioemocionais importantes, por exemplo, ao fazer mais amigos e interagir. Não é à toa que a felicidade e a neurociência andam de mãos dadas quando o assunto é ter uma vida mais plena e equilibrada.

O Método SUPERA e uma forma excelente de fazer novas amizades na velhice, criado com o intuito de aumentar as potencialidades do cérebro e desenvolver habilidades como:

  • autoestima e segurança;
  • concentração, disciplina e foco;
  • criatividade;
  • coordenação motora;
  • socialização.

As atividades são dinâmicas, contagiantes, acontecem em grupo e não têm limite de idade. Mais de 200 mil pessoas já foram beneficiadas pelo SUPERA, e no nosso site você pode conferir depoimentos emocionantes de como a vida de pessoas com mais de 60 anos mudou depois do SUPERA!

Sem dúvida, as amizades na terceira idade são extremamente importantes, pois representam uma fonte de apoio emocional. Afinal, é muito bom poder trocar experiências, compartilhar ideias e sentimentos e ter com quem contar quando precisa.

Então, comece a conquistar novos amigos agora mesmo. Que tal conhecer o Método SUPERA? É só agendar uma aula grátis aqui. Esperamos por você!

Compartilhar este artigo

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Amizade depois dos 60: saiba como fazer novos amigos!"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.